26 de junho de 2010

Atividades sobre verbos (II)



1. Complete quanto aos modos verbais:
A) imperativo      B) subjuntivo     C) indicativo

(   ) Maria! Ajude seu irmão.
(   ) Os jornais publicaram os resultados.
(   ) Erico Verissimo escreve muito bem.
(   ) Se ele fosse recebido pelo gerente.
(   ) As meninas se contemplavam no espelho.

2. Leia este trecho sobre um inseto parecido com as formigas.              
      A sociedade anônima dos cupins
            Eles se comunicam boca a boca, repartem tarefas, dividem-se em grupos e resolvem complicados problemas de ventilação e drenagem para construir suas casas enormes. 
(Superinteressante, fev. 1988)

Agora responda:
“Eles (...) repartem tarefas (...).”
a) O verbo repartem está em que tempo verbal? 
 ______________________________
b) Nessa oração o sujeito:
(    ) pratica a ação        (   ) recebe a ação

3. Observe o sujeito em destaque na oração.
Os cupins dividem-se em grupos.
a) Que papel ele exerce na oração?
(    ) Pratica a ação    (    ) Recebe a ação  
(    ) Pratica e recebe a ação
b) Marque as orações em que o sujeito exerce essa mesma função.
(   ) As vespas se alimentam de frutas, de insetos e do néctar das flores.
(   ) Existem insetos em quase todos os lugares do mundo.
(   ) Eu me tranquei no quarto com medo dos insetos.

4. Indique se os sujeitos destacados nas frases a seguir estão na voz
A) ativa       B) passiva    C) reflexiva

(   ) As vespas fabricam cera com as glândulas de seus próprios corpos.
(    ) No formigueiro, cada inseto, faz a sua parte.
(  ) As formigas são atacadas por tamanduás, lagartos e besouros.
(  ) Um formigueiro é formado por uma multidão de formigas, umas indo outras vindo.
(   ) A tocandira, a maior formiga do mundo, mede 2,2cm e é brasileira.
(   ) Com um poderoso ferrão, o inseto se defende de seus inimigos.
(    ) As abelhas se organizam de forma muito eficiente.

5. Complete com as formas corretas dos verbos ser e estar:
a) Você _____ um bom aluno, mas _______ com preguiça de estudar.
b) As crianças __________ brincando no pátio.
c) Ele _______ o melhor de todos que __________ por aqui.
d) Nós ____________ com muita fome. O jantar _________ pronto?

6. Qual o significado do verbo fazer em cada uma das frases: (completar, ter, vender, dar ou realizar).
a) Provavelmente o menino não havia feito doze anos de idade. _____________________________________
b) Podemos fazer uma idéia de sua dedicação.
_____________________________________
c) O garoto pediu uma certa quantia pelo tapete, mas acabou fazendo por menos para o freguês.
_____________________________________
d) O comprador fez um bom negócio. 
_____________________________________

7. Leia o texto “O jogo”          

      O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.

a) Em que tempo verbal o texto está? _____________________________________
b) Circule os verbos no texto.

8. Leia e faça o que se pede.        
            As moças entraram no quarto da pensão. Nesse momento, a luz foi acessa repentinamente. Formigas invadiam o aposento por todos os lados! As duas se olharam assustadas. O que fazer?! Pegaram as malas e correram para a escada. Um grito foi ouvido na madrugada...

a) Passe o texto para o futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)