1.
Complete quanto aos modos verbais:
A)
imperativo B) subjuntivo C) indicativo
( ) Maria!
Ajude seu irmão.
( ) Os
jornais publicaram os resultados.
( ) Erico
Verissimo escreve muito bem.
( ) Se
ele fosse recebido pelo gerente.
( ) As
meninas se contemplavam no espelho.
2.
Leia este trecho sobre um inseto parecido com as formigas.
A sociedade anônima dos cupins
Eles
se comunicam boca a boca, repartem tarefas, dividem-se em grupos e resolvem
complicados problemas de ventilação e drenagem para construir suas casas
enormes.
(Superinteressante, fev. 1988)
Agora responda:
“Eles (...) repartem
tarefas (...).”
a) O verbo repartem está em que tempo verbal?
______________________________
b) Nessa oração o sujeito:
( )
pratica a ação ( ) recebe a ação
3. Observe o sujeito em destaque na oração.
Os cupins dividem-se em grupos.
a) Que papel ele exerce na oração?
( )
Pratica a ação ( ) Recebe a ação
( )
Pratica e recebe a ação
b) Marque as orações em que o sujeito exerce
essa mesma função.
( ) As
vespas se alimentam de frutas, de insetos e do néctar das flores.
( )
Existem insetos em quase todos os lugares do mundo.
( ) Eu
me tranquei no quarto com medo dos insetos.
4.
Indique se os sujeitos destacados nas frases a seguir estão na voz
A)
ativa B) passiva C) reflexiva
( ) As
vespas fabricam cera com as glândulas de seus próprios corpos.
( ) No formigueiro, cada inseto, faz a
sua parte.
( ) As
formigas são atacadas por tamanduás, lagartos e besouros.
( ) Um
formigueiro é formado por uma multidão de formigas, umas indo outras vindo.
( ) A tocandira, a maior formiga do
mundo, mede 2,2cm e é brasileira.
( ) Com um poderoso ferrão, o inseto se
defende de seus inimigos.
( ) As
abelhas se organizam de forma muito eficiente.
5. Complete com as formas corretas dos verbos
ser e estar:
a) Você _____ um bom aluno, mas _______ com
preguiça de estudar.
b) As crianças __________ brincando no pátio.
c) Ele _______ o melhor de todos que
__________ por aqui.
d) Nós ____________ com muita fome. O jantar
_________ pronto?
6.
Qual o significado do verbo fazer em cada uma das frases: (completar, ter,
vender, dar ou realizar).
a)
Provavelmente o menino não havia feito
doze anos de idade. _____________________________________
b)
Podemos fazer uma idéia de
sua dedicação.
_____________________________________
c)
O garoto pediu uma certa quantia pelo tapete, mas acabou fazendo por menos para o freguês.
_____________________________________
d)
O comprador fez um bom
negócio.
_____________________________________
7. Leia o texto “O
jogo”
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
a)
Em que tempo verbal o texto está? _____________________________________
b) Circule os verbos no texto.
8. Leia e faça o que se pede.
As
moças entraram no quarto da pensão. Nesse momento, a luz foi acessa repentinamente.
Formigas invadiam o aposento por todos os lados! As duas se olharam assustadas.
O que fazer?! Pegaram as malas e correram para a escada. Um grito foi ouvido na
madrugada...
a) Passe o texto para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário