Secretaria
de Estado da Educação
Diretoria
de Educação Básica e Profissional
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ BOITEUX
Rua
Marechal Câmara, 182,
Bairro
Estreito, Florianópolis, SC.
ORIENTAÇÃO CURRICULAR
COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a
Educação Básica
Séries finais do Ensino
Fundamental
Área de conhecimento: Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Rosane Hart
Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º
Florianópolis
2018
ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO
QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a
Educação Básica[1]
9º ano
1. Conceitos
1.1.
Língua
1.2.
Dialogia
1.3.
Gêneros textuais e tipologia
1.4.
Texto/discurso
1.5.
Textualidade
1.6.
Coesão/coerência
1.7.
Intertextualidade
1.8.
Interdiscursividade
1.9.
Polissemia/polifonia.
2. Conteúdos
2.1. LEITURA
E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
2.1.1 Gêneros textuais:
Paródia, conto, poema, teatro (narrar).
Reportagem, diário (relatar).
Normas e leis (instruir).
Artigo de opinião, carta de solicitação/reclamação (argumentar).
Artigo científico, paper, projeto, formulário, currículo (expor).
Crônica,
variedades jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial,
gêneros líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
Gêneros
discursivos não-verbais
Textos
literários e não literários
2.1.2. Tipologia textual: descritiva,
dissertativa, injuntiva, preditiva, narrativa etc.
3. ANÁLISE
LINGUÍSTICO - DISCURSIVA:
3.1.
Condições de produção.
3.2. Revisar
Classes gramaticais
3.3.
Reflexão sobre elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados
aos textos.
3.4.
Figuras de linguagem.
3.5.
Coesão e coerência: Ênfase no sintagma nominal (sujeito) e verbal (predicado).
4. LIVRO(S) DIDÁTICO(S):
4.1.
Português Linguagens (PNDE 2017-2018-2019)
Ano:
9º ano
Autores:
William Cereja & Thereza Cochar
Editora
Saraiva
4.2. Material de Apoio
4.2.
1. Linguagem – Conexão com o mundo
Ano:
9º ano
Autoras:
Simone Constante Flores & Rosane Hart
Editora
Sophos
4.2.2.
Nova Minigramática da Língua Portuguesa
Autor:
Domingos Paschoal Cegalla
Editora:
Nacional
8º Ano
1. Conceitos
1.1.
Língua
1.2.
Dialogia
1.3.
Gêneros textuais e tipologia
1.4.
Texto/discurso
1.5.
Textualidade
1.6.
Coesão/coerência
1.7.
Intertextualidade
1.8.
Interdiscursividade
1.9.
Polissemia/polifonia
2. Conteúdos
2.1.
LEITURA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
2.1.1 Gêneros textuais:
Conto/ crônica, poema / canção / rap (narrar).
|
|
Notícia jornalística/ entrevista (relatar).
Estatuto, regulamento (instruir).
Charge, propaganda institucional (argumentar).
Seminário, tabela e gráfico (expor).
|
|
Crônica,
variedades jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial,
gêneros líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
2.1.2. Tipologia textual: descritiva,
dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
|
3. ANÁLISE
LINGUÍSTICO- DISCURSIVA:
3.1.
Condições de produção.
3.2.
Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos)
relacionados aos textos.
3.3.
Classes gramaticais: preposição, conjunção, advérbio e verbo.
3.4.
Aposto e vocativo
3.5.
Coesão e coerência: Ênfase no sintagma nominal (relações sintáticas entre
artigo, pronome, numeral, adjetivo e substantivo) e no sintagma verbal (relação
ente verbo e complemento verbal e predicativo do sujeito).
4. LIVRO(S) DIDÁTICO(S):
4.1.
Português Linguagens (PNDE 2017-2018-2019)
Ano:
8º ano
Autores:
William Cereja & Thereza Cochar
Editora
Saraiva
4.2. Material de Apoio
4.2.
1. Linguagem – Conexão com o mundo
Ano:
8º ano
Autoras:
Simone Constante Flores & Rosane Hart
Editora
Sophos
4.2.2.
Nova Minigramática da Língua Portuguesa
Autor:
Domingos Paschoal Cegalla
Editora:
Nacional
7º Ano
1. Conceitos
1.1.
Língua
1.2.
Dialogia
1.3.
Gêneros textuais e tipologia
1.4.
Texto/discurso
1.5.
Textualidade
1.6.
Coesão/coerência
1.7.
Intertextualidade
1.8.
Interdiscursividade
1.9.
Polissemia/polifonia
2. Conteúdos
2.1. LEITURA
e PRODUÇÃO ESCRITA
2.1.1.
Gêneros textuais
Lenda e narrativa de aventura (narrar).
Autobiografia (relatar).
Manual de instrução (instruir).
Propaganda comercial (argumentar).
Itinerário turístico e sinopse (expor).
2.1.2. Outros gêneros textuais
Crônica,
diário, bilhete, convite, carta pessoa, email, cartas formais, folhetos,
fôlderes, cartaz, entrevista, gêneros de opinião, editorial, poesia, poema,
resumo, roteiros, relatório etc.
2.1.3. Tipologia textual
Descritiva,
dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
3. ANÁLISE
LINGUÍSTICO-DISCURSIVA:
3.1.
Condições de produção.
3.2.
Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos)
relacionados aos textos.
3.3.
Coesão e coerência:
Ênfase no
sintagma nominal (pronome, substantivo) e no sintagma verbal (verbos no
infinitivo, pretérito perfeito e imperfeito do indicativo), pontuação e
acentuação gráfica.
4. LIVRO(S) DIDÁTICO(S):
4.1.
Português Linguagens (PNDE 2017-2018-2019)
Ano:
7º ano
Autores:
William Cereja & Thereza Cochar
Editora
Saraiva
4.2. Material de Apoio
4.2.
1. Linguagem – Conexão com o mundo
Ano:
7º ano
Autoras:
Simone Constante Flores e Rosane Hart
Editora
Sophos
4.2.2.
Nova Minigramática da Língua Portuguesa
Autor:
Domingos Paschoal Cegalla
Editora:
Nacional
6º Ano
1. Conceitos
1.1.
Língua
1.2.
Dialogia
1.3.
Gêneros textuais e tipologia
1.4.
Texto/discurso
1.5.
Textualidade
1.6.
Coesão/coerência
1.7.
Intertextualidade
1.8.
Interdiscursividade
1.9.
Polissemia/polifonia
2. Conteúdos
2.1. LEITURA
e PRODUÇÃO ESCRITA
2.1.1
Gêneros textuais
Fábulas,
contos (narrar).
E-mail,
diário (relatar).
Regras
de jogos (instruir).
Diálogo
argumentativo
Classificados
(argumentar)
Resumo
e rótulo de embalagem (expor).
2.1.2. Outros gêneros textuais
Diário,
bilhete, convite, email, cartas formais, folhetos, fôlderes, cartaz,
entrevista, propaganda, publicidade, editorial, poesia, poema, resumo,
roteiros, relatório etc.
2.1.3. Tipologia textual
Descritiva,
dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
3. ANÁLISE
LINGUÍSTICO-DISCURSIVA:
3.1.
Condições de produção.
3.2.
Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos)
relacionados aos textos.
3.3.
Coesão e coerência: ênfase no tópico frasal; no parágrafo e manutenção do campo
semântico.
3.4.Estudo
da estrutura e dos processos de formação das palavras.
4. LIVRO(S) DIDÁTICO(S):
4.1.
Português Linguagens (PNDE 2017-2018-2019)
Ano:
6º ano
Autores:
William Cereja & Thereza Cochar
Editora
Saraiva
4.2. Material de Apoio
4.2.
1. Linguagem – Conexão com o mundo
Ano:
6º ano
Autoras:
Simone Constante Flores e Rosane Hart
Editora
Sophos
4.2.2.
Nova Minigramática da Língua Portuguesa
Autor:
Domingos Paschoal Cegalla
Editora:
Nacional
AVALIAÇÃO
A
avaliação para o ano letivo de 2018 seguirá os seguintes documentos:
1.
Resolução
nº 183, de 19 de novembro de 2013, do Conselho Estadual de Educação.
2.
Portaria
nº 189 de 09 de fevereiro de 2017
Justificativa:
Devido
ao não cumprimento do conteúdo gramatical previsto há a necessidade de introduzi-lo
no corrente ano:
9º
ano: Revisar as classes gramaticais
8º
ano: Trabalhar preposição, advérbio e conjunção.
Revisar as Classes gramaticais,
antes de trabalhar com Análise sintática.
7º ano: Trabalhar os seguintes tópicos gramaticais: Verbos, preposição
[1] Documento preliminar ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE
ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica
(2012) para os anos finais do
Ensino Fundamental, grade curricular de 9 anos. Área de linguagens. Disciplina
de Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário