O que é sequência didática?
"Sequência didática, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. Dessa forma, uma sequência didática objetiva ajudar aos alunos a melhor se apropriarem de um gênero.
Uma sequência didática pode ser representada conforme esquema proposto pelos autores citados:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128."
A sequência didática, na verdade, se define como um processo em que o objeto do conhecimento (conteúdo) a ser trabalhado é desenvolvido gradativamente em etapas ligadas entre si, de modo a tornar o processo de ensino mais eficiente, consecutivamente, possibilita uma melhora considerável no processo de aprendizagem, pois o aluno percebe uma crescente na temática, desenvolvida passo a passo.
Cada sequência didática é planejada e desenvolvida para atingir determinado objetivo ou desenvolver determinada(s) competência(s), com a temática sendo desenvolvida em um esquema com a etapa inicial bem clara, com desenvolvimento e a respectiva conclusão. Portanto, é preciso tecer objetivos bem claros e que possam apresentar o valor pedagógico de determina sequência, de modo a atender as demandas e necessidades de cada educando.
Não esqueça de apresentar o projeto de forma clara e concisa.
Verificar o que os alunos já conhecem acerca da temática a ser abordada.
As atividades precisam ser organizadas de modo a desenvolver as potencialidades e as capacidades de cada educando, bem como, é imprescindível que se verifique ao longo do processo as dificuldades de cada aluno, diversificando as atividade e adaptando-as às necessidades da turma.
A etapa final compreende a avaliação. No entanto, cabe salientar que é possível trabalhar com o conceito de avaliação formativa, pois dessa maneira, será possível acompanhar o desenvolvimento do aluno durante a realização da sequência didática e não somente ao final do processo.
Avaliação formativa: Veja o vídeo
Como fazer uma sequência didática?
A seguir apresento um modelo
ESCOLA xxxx | |
Disciplina: Português | |
Professor(a): | |
Serie: | Turma: |
Data de início: Data de término: | Número de aulas: |
Tema
| |
Conteúdos abordados:
| |
Objetivos (competências/habilidades/descritores)
| |
Desenvolvimento: | |
Aula 1 | |
Aula 2 | |
Aula X | |
Atividade final /Avaliação
| |
Referências
| |
Observações: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário