12 de fevereiro de 2010

Atividades sobre Pronome relativo e orações subordinadas adjetivas

FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade:

QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 191.)

1 – O poema retrata um problema comum nos relacionamentos amorosos.
a) Qual é esse problema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Portanto, a visão do texto sobre o amor é otimista ou pessimista? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – O pronome relativo tem um papel de destaque na construção desse poema. Que pronome relativo é empregado seis vezes no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Observe a estrutura sintática destes versos:
“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.”
Nesses versos, foram empregados cinco pronomes relativos com a função de ligar as orações entre
si, criando entre elas uma espécie de encadeamento sintático.
a) Divida esses versos em orações e identifique o antecedente de cada um dos pronomes relativos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Indique a função sintática do antecedente de cada pronome relativo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Indique a função sintática de cada pronome relativo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A função sintática dos pronomes relativos coincide com a função de seus antecedentes?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O desencontro entre a função sintática dos pronomes relativos e a de seus antecedentes confirma
ou nega a visão pessimista sobre o relacionamento amoroso? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

INGREDIENTES
Uma porta que se abre.
Um homem que ergue o braço, o dedo.
Um dedo que se move.
Uma luz que se acende.
Um passo que é dado.
Um silêncio que estala.
Um gemido que se ouve.
Uma voz que resmunga.
Um rosto de mulher que se oculta na cama.
Um rosto de homem que se revela no hálito.
Uma interrogação que incomoda, masculina.
Uma resposta que não satisfaz, masculina.
Uma interrogação que se repete, feminina.
Uma resposta que agride, masculina.
Um palavrão que desabafa, feminino.
Um tapa que estala, masculino.
Um grito de dor, feminino.
Um bocejo, masculino.
Eis a receita. E o conto.
(Sérgio Tross. Garfo e água fresca.)

1 – Do começo ao fim, o poema apresenta uma enumeração de vários substantivos, como porta, homem, dedo, luz, etc. Releia o título do poema e o último verso. A estrutura do poema assemelha-se
à estrutura de que outro tipo de texto?

2 – O poema se constrói a partir de flashes, isto é, de uma rápida sucessão de cenas, mostradas como se fossem imagens de um filme.
a) É possível dizer que o poema é narrativo? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Sendo narrativo, qual seria a história contada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Observe que tanto os pronomes relativos quanto as orações subordinadas têm um papel de destaque
na construção desse texto.
a) Quais são os pronomes relativos empregados no poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Reconheça a função sintática desempenhada pelo pronome relativo em todos os versos em que é
empregado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Acompanhando cada um dos substantivos que fazem parte da enumeração, há sempre uma
oração subordinada adjetiva. De que tipo são essas orações adjetivas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – No texto predominam relações de subordinação, tendo destaque a oração subordinada adjetiva restritiva. Tomando por base a idéia de que a oração adjetiva restritiva restringe, limita e particulariza o sentido do termo que a antecede, responda: Que semelhança há entre a idéia de restrição, enfatizada por esse tipo de oração, e a forma de relacionamento das personagens enfocadas pelo texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Professora Maristela (9o ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)