27 de março de 2010

Gênero discursivo: poesia concreta - Conteúdo: Formação de palavras - exercícios


 











1. O poema apresenta uma única estrofe, composta por quinze versos. Apesar disso, é possível perceber nele divisões internas baseadas em paralelismos (relações de semelhança). Uma divisão possível é considerá-lo organizado em duas partes, cada uma contendo dois blocos:

 

1ª parte   bloco 1: versos 1 a 4    -     bloco 2: versos 5 a 8

2ª parte   bloco 3: versos 8 a 11    -       bloco 4: versos 12 a 15

 

a) Compare a 1ª com a 2ª parte. É possível notar a ocorrência de paralelismo entre blocos de versos das duas partes. Quais são esses blocos e versos? (Se quiser, faça um esquema em seu caderno: numere os versos e indique as correspondências com setas.)

b) De um bloco para outro, há a recriação de versos e palavras, feita a partir de  determinado processo de formação de palavras. Qual é esse processo? derivação prefixal

c) Que elementos mórficos tiveram papel de destaque nesse processo de formação de palavras? Os prefixos re (na 1ª parte) e des (na 2ª parte).

 

2. Além da correspondência entre as duas grandes partes do texto, é possível notar uma correspondência entre os blocos de cada parte. Compare os dois blocos da 1ª parte. Dois pares de palavras se correspondem, como nasce renasce, morre remorre.

a) Que tipo de relação há entre esses pares de palavras? Elas estão em oposição.

b) Essa relação é estabelecida pelo emprego do prefixo re-, que, entre outros, apresenta estes sentidos: repetição, mudança de estado e intensidade. Que sentido(s) o prefixo re- assume no texto?

O 1º bloco tem paralelismo com o 3º, assim como o 2º tem com o 4º.

Repetição e mudança de estado.

 

c) Com esse prefixo, foram formadas as palavras remorre e renasce. Qual dessas palavras causa estranhamento? Por quê? Remorre; porque, ao contrário de renasce, ela não é usada nem mesmo em sentido metafórico.

d) Você acha que, durante a vida de uma pessoa, pode haver várias mortes e vários nascimentos? Em que eles consistiriam? Justifique sua resposta.

 

3. Observe agora a 2ª parte do texto.

a) Os dois blocos que a constituem também mantêm correspondência entre si? Explique.

b) O prefixo des- pode apresentar vários sentidos, como separação, transformação, intensidade, ação contrária, negação, privação e reiteração. Que sentido(s) ele assume no texto?

c) Que palavras formadas a partir do prefixo causam estranhamento? Por quê? Tanto desnasce quanto desmorre

causam estranhamento, pois não são formas empregadas na língua corrente.

 

4. Embora nascer e morrer estejam em oposição, a prefixação e os neologismos tornam relativa essa oposição.

a) O que significa desnascer e desmorrer? Morrer e nascer, respectivamente.

b) Observe o 13º verso do poema: Que outra palavra, além de nasce e morre, se encontra no neologismo morrenasce? renasce

 

5. Traçando um movimento circular, o poema termina como começa, ou seja, com a palavra se. Essa palavra assume dois sentidos e dois valores gramaticais no poema. Um deles é o de índice de indeterminação do sujeito (nasce-se, morre-se, etc.), que indetermina e generaliza o sujeito dos verbos, isto é, dá a idéia de que esse sujeito se refere a todos nós, que inevitavelmente nascemos e morremos.

a) Que outro sentido essa palavra assume no contexto? Justifique.

b) A palavra se inicia e encerra o poema. Que relação esse procedimento tem com o tema do texto?

  


 










6. Observe agora o texto como figura, como imagem.

a) Perceba que ele faz um movimento de expansão — os versos iniciam-se curtos e passam a longos — e, em seguida, de contração — os versos voltam a ser

curtos. Qual é a relação entre esse movimento e o tema do texto?

b) Observe as linhas geométricas formadas a partir da disposição formal do poema.

Note que a forma do texto lembra pelo menos três elementos: uma cruz, uma estrela e um cata-vento. Considerando os sentidos que cada um deles tem em nossa cultura, relacione-os com as idéias gerais do poema e indique as afirmativas verdadeiras:

• A cruz se associa à morte, mas também pode significar vida se tomarmos o significado que esse símbolo tem no cristianismo. A estrela relaciona-se ao nascimento, à vida.

• A cruz se associa à idéia de nascimento, e a estrela, à idéia de morte.

• O cata-vento, visualmente, é uma mistura dos dois. Para girar, precisa puxar (idéia de vida) e ao mesmo tempo expelir (idéia de morte) o ar.

• O cata-vento, quando em movimento, torna-se um círculo, o que reforça a idéia de circularidade do texto.

 

7. Sintetizando esse estudo, responda: O que é, afinal, nascer e morrer na visão expressa pelo poema?

se

nasce

morre nasce

morre nasce morre

renasce remorre renasce

remorre renasce

remorre

re re

desnasce

desmorre desnasce

desmorre desnasce desmorre

nascemorrenasce

morrenasce

morre

se

Sim, agora os pares apresentam semelhança semântica, embora os elementos de um dos blocos tenham prefixo, e os do outro, não. Por ex.: desnasce morre; desmorre desnasce morrenasce, etc.

Resposta pessoal. Esperamos que o aluno perceba que isso é possível, que cada um de nós está sempre se renovando. A cada fase, morremos para a velha e renascemos para a nova, mas levamos conosco a experiência.

Transformação, ação contrária.

O sentido condicional (conjunção adverbial condicional): se algo ou alguém nasce, morre, ou seja, morrer é uma conseqüência inevitável de viver.

Início e fim se assemelham, da mesma forma que a morte representa o retorno ao ponto de partida, ou seja, o fechamento do círculo da vida.

Assim é também o movimento da vida e da morte:

vida equivale a expansão e morte equivale a contração.

X

X

X

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno tenha percebido que, pelo enfoque do texto, nascer e morrer não se excluem; são o mesmo ponto no círculo da vida: o de partida e o de chegada. Além disso, no interior do círculo, nascemos e morremos muitas vezes.

 Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães


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