15 de agosto de 2014

O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de Português e de Literatura (1838-1971)

Tese de Doutorado
O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de Português e de Literatura (1838-1971) de autoria de Marcia de Paula Gregorio Razzini.

            A autora aponta cronologicamente a evolução do ensino das humanas no Brasil e consequentemente, a evolução do ensino de Português e de Literatura (no ensino secundarista). Tendo como base de estudos a documentação do Colégio Pedro II, bem como, utilizando-se também de um livro didático a “Antologia Nacional” que foi utilizado por quase setenta anos.
De modo geral haviam poucas aulas dedicadas à língua nacional, pois as instituições de ensino se dirigiam à elite que, supunha-se, que esta já a dominava. No entanto, nos anos de 1898, 1946 a 1952 o ensino contava com mais de 20 aulas semanais atingindo o ápice em  1961 com cerca de 30 aulas semanais dedicadas ao estudo do vernáculo. No entanto, o ensino da Língua Portuguesa se consolidou através da expansão da leitura, da redação e da gramática e, mais posteriormente, com a literatura quando esta se utilizou de escritores brasileiros.

            Contudo, a autora aponta ainda que a implantação e o reconhecimento da Língua Portuguesa como definição de brasilidade vem acompanhada por interesses políticos e econômicos. Assim, a escola e seu currículo atrelam-se às ideias e ideais dos dirigentes da nação – isso influencia que autor brasileiro será estudado ou não. Ou seja, aquele autor que cumpre com os objetivos traçados a cada período político. Talvez esse seja o motivo do “apagamento” de muitos escritores. 



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