5 de janeiro de 2015

Matriz de Referência - descritores de Língua Portuguesa do 1o ao 9o ano

MATRIZ DE REFERÊNCIA/LÍNGUA PORTUGUESA – 1o ANO

Descritores

TÓPICO A

AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO

D02

Reconhecer as diferenças existentes entre os sinais gráficos do sistema de escrita alfabético–ortográfico e os sinais gráficos pertencentes a outras categorias ou sistema de representação.

 

D12

Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.

 

D07

Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).

 

D36

Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.

 

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

 DE LEITURA

D14

Ler palavras.

 

D11

Ler frases.

 

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

 

D04

Identificar o tema de um texto.

 

D15

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

 

D03

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.

 

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).

 

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 

D08

Identificar o gênero do texto a partir de seus

elementos constitutivos.

 







MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 2o ANO

Descritores

TÓPICO A

AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO

D12

Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.

D07

Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).

D36

Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na

constituição da palavra.

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D14

Ler palavras.

D11

Ler frases.

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D04

Identificar o tema de um texto.

D15

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma

imagem ou símbolo.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico

diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela,

gráfico, mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D08

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.

TÓPICO 3

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

TÓPICO 4

 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D16

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.


MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 3o ANO

Descritores

TÓPICO A

AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁ-FICO

D07

Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).

D36

Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D11

Ler frases.

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou

símbolo.

D04

Identificar o tema de um texto.

D17

 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D16

Inferir uma informação implícita em um texto.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPRE-ENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso

(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa,

figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D08

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.

TÓPICO 3

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSA-MENTO

 DO TEXTO

D09

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D10

Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do

 texto.

D14

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa.

TÓPICO 4

 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D12

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma

determinada palavra ou expressão.

D13

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

outras notações.

D15

Identificar os efeitos de ironia ou humor em textos variados.




MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 4o ANO

Descritores

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D03

Identificar o tema de um texto. 

D04

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou

símbolo.

D16

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D30

Inferir uma informação implícita em um texto.

D18

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso

(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D07

Identificar o gênero do texto a partir de seus elementos constitutivos.

TÓPICO 3

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D17

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação

de textos que tratam do mesmo tema. 

TÓPICO 4

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D08

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições

ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D09

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D10

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D11

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas

por conjunções, advérbios, pronomes etc.

TÓPICO 5

RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D12

Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

D13

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

outras notações.

D15

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma

determinada palavra ou expressão.

TÓPICO 6

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D14

Identificar níveis de registros (formal e informal).

D19

Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes

em um texto.






















































MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 5o ANO

Descritores

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D02

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03

Identificar o tema de um texto. 

D16

Inferir uma informação implícita em um texto.

D18

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D35

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem

ou símbolo.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico

diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico,

mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D07

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos

constitutivos.

TÓPICO 3

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D17

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na

comparação de textos que tratam do mesmo tema.   

D08

Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.

TÓPICO 4

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D09

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições

ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D10

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa.

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D20

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas

por conjunções, advérbios, pronomes etc.

TÓPICO 5

RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D12

Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

D13

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

outras notações.

D15

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de

uma determinada palavra ou expressão.

D33

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de

recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

TÓPICO 6

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D14

Identificar níveis de registros (formal e informal).

D19

Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas

presentes em um texto.



MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 6o ANO

Descritores

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D02

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03

Inferir uma informação implícita em um texto.

D04

Identificar o tema de um texto.

D20

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D35

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma

imagem ou símbolo.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico

diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico,

mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D07

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos

constitutivos.

TÓPICO 3

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D08

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na

comparação de textos que tratam do mesmo tema.

D23

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões

relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D31

Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.

TÓPICO 4

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D09

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando

repetições ou substituições que contribuem para a continuidade

de um texto.

D10

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas

por conjunções, advérbios ou pronomes. 

D11

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D32

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

TÓPICO 5

RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D13

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

outras notações.

D15

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de

uma determinada palavra ou expressão.

D16

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de

recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

TÓPICO 6

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D17

Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita,

níveis de registro).

D19

Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas

presentes em um texto.

D34

Identificar níveis de registros formal e informal.





MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 7o ANO

Descritores

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D02

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03

Inferir uma informação implícita em um texto.

D04

Identificar o tema de um texto.

D20

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D35

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem

ou símbolo.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico

diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico,

mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D07

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos

constitutivos.

TÓPICO 3

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D08

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na

comparação de textos que tratam do mesmo tema.

D23

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões

relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

D31

Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.

TÓPICO 4

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D09

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições  

ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D10

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas

por conjunções, advérbios, pronomes etc.

D12

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D32

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa.

TÓPICO 5

RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D13

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

 outras notações.

D15

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de

uma determinada palavra ou expressão.

D16

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de

recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D18

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de

linguagem com valor homonímico, metafórico, metonímico etc.

TÓPICO 6

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D17

Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros

 em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita,

 níveis de registro).

D21

Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas

presentes em um texto.

D34

Identificar níveis de registros formal e informal.



MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 8o ANO

Descritores

TÓPICO 1

PROCEDIMENTOS

DE LEITURA

D01

Localizar informações explícitas em um texto.

D02

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03

Inferir uma informação implícita em um texto.

D04

Identificar o tema de um texto.

D20

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

D35

Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.

TÓPICO 2

INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D05

Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).

D06

Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D07

Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.

TÓPICO 3

RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D08

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. 

D23

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou com ou mesmo tema.

D31

Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.

TÓPICO 4

 COERÊNCIA E

COESÃO NO PROCESSAMENTO

 DO TEXTO

D09

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições

 ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D10

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas

por conjunções, advérbios, pronomes etc.

D12

Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D24

Identificar a tese de um texto.

D25

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para

sustentá-la.

D32

Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa.

TÓPICO 5

RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D13

Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.

D14

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de

outras notações.

D15

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de

uma determinada palavra ou expressão.

D16

Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de

recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

D18

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de

 linguagem com valor homonímico, metafórico, metonímico etc.

TÓPICO 6

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D17

Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros

em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita,

níveis de registro).

D21

Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas

presentes em um texto.

D34

Identificar níveis de registros formal e informal.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário