MATRIZ DE REFERÊNCIA/LÍNGUA
PORTUGUESA – 1o ANO |
|||||
Descritores |
|||||
TÓPICO A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO |
D02 |
Reconhecer as diferenças existentes entre os sinais gráficos do
sistema de escrita alfabético–ortográfico e os sinais gráficos pertencentes a
outras categorias ou sistema de representação. |
|
||
D12 |
Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras. |
|
|||
D07 |
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema). |
|
|||
D36 |
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição
da palavra. |
|
|||
TÓPICO 1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA |
D14 |
Ler palavras. |
|
||
D11 |
Ler frases. |
|
|||
D01 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
|
|||
D04 |
Identificar o tema de um texto. |
|
|||
D15 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. |
|
|||
D03 |
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou
símbolo. |
|
|||
TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO
ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO |
D05 |
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso
(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa,
figura, etc.). |
|
||
D06 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
|
|||
D08 |
Identificar o gênero do texto a partir de seus elementos constitutivos. |
|
|
MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA
PORTUGUESA – 3o ANO |
||
Descritores |
||
TÓPICO A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
ALFABÉTICO – ORTOGRÁ-FICO |
D07 |
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema). |
D36 |
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição
da palavra. |
|
TÓPICO 1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA |
D11 |
Ler frases. |
D01 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
|
D03 |
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo. |
|
D04 |
Identificar o tema de um texto. |
|
D17 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. |
|
D16 |
Inferir uma informação implícita em um texto. |
|
TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO
ENUNCIADOR NA COMPRE-ENSÃO DO TEXTO |
D05 |
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa,
figura, etc.). |
D06 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
|
D08 |
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos
constitutivos. |
|
TÓPICO 3 COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSA-MENTO DO TEXTO |
D09 |
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D10 |
Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
|
D14 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
|
TÓPICO 4 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO |
D12 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
D13 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
|
D15 |
Identificar os efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 4o ANO |
||
Descritores |
||
TÓPICO
1 PROCEDIMENTOS DE
LEITURA |
D01 |
Localizar informações
explícitas em um texto. |
D03 |
Identificar o tema de um
texto. |
|
D04 |
Reconhecer a adequação de uma
legenda atribuída a uma imagem ou símbolo. |
|
D16 |
Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão em um texto. |
|
D30 |
Inferir uma informação
implícita em um texto. |
|
D18 |
Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato. |
|
TÓPICO
2 INFLUÊNCIA
DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO |
D05 |
Ler e interpretar o texto com
auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto,
tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.). |
D06 |
Identificar a finalidade de
textos de diferentes gêneros. |
|
D07 |
Identificar o gênero do texto a
partir de seus elementos constitutivos. |
|
TÓPICO
3 RELAÇÃO
ENTRE TEXTOS |
D17 |
Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo
tema. |
TÓPICO
4 COERÊNCIA
E COESÃO
NO PROCESSAMENTO DO
TEXTO |
D08 |
Estabelecer relações entre
partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para a continuidade de um texto. |
D09 |
Identificar o conflito gerador
do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
|
D10 |
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
|
D11 |
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
pronomes etc. |
|
TÓPICO
5 RELAÇÕES
ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO |
D12 |
Identificar efeitos de ironia
ou de humor em textos variados. |
D13 |
Identificar o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
|
D15 |
Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão. |
|
TÓPICO 6 VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA |
D14 |
Identificar níveis de registros
(formal e informal). |
D19 |
Identificar locutor e
interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto. |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA
PORTUGUESA – 7o ANO |
||
Descritores |
||
TÓPICO 1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA |
D01 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
D02 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. |
|
D03 |
Inferir uma informação implícita em um texto. |
|
D04 |
Identificar o tema de um texto. |
|
D20 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
|
D35 |
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo. |
|
TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO |
D05 |
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.). |
D06 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
|
D07 |
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos. |
|
TÓPICO 3 RELAÇÃO ENTRE TEXTOS |
D08 |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. |
D23 |
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
|
D31 |
Identificar o mesmo assunto em diferentes textos. |
|
TÓPICO 4 COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO |
D09 |
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
D10 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc. |
|
D12 |
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do
texto. |
|
D32 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
|
TÓPICO 5 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E
EFEITOS DE SENTIDO |
D13 |
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
D14 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
|
D15 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
|
D16 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
|
D18 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico, metonímico etc. |
|
TÓPICO
6 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA |
D17 |
Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso
da língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro). |
D21 |
Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto. |
|
D34 |
Identificar níveis de registros formal e informal. |
MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA
PORTUGUESA – 8o ANO |
||
Descritores |
||
TÓPICO 1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA |
D01 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
D02 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. |
|
D03 |
Inferir uma informação implícita em um texto. |
|
D04 |
Identificar o tema de um texto. |
|
D20 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
|
D35 |
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou
símbolo. |
|
TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO
GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO |
D05 |
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso
(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.). |
D06 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
|
D07 |
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos
constitutivos. |
|
TÓPICO 3 RELAÇÃO ENTRE TEXTOS |
D08 |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema. |
D23 |
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao
mesmo fato ou com ou mesmo tema. |
|
D31 |
Identificar o mesmo assunto em diferentes textos. |
|
TÓPICO 4 COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO |
D09 |
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando
repetições ou substituições que contribuem
para a continuidade de um texto. |
D10 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc. |
|
D12 |
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do
texto. |
|
D24 |
Identificar a tese de um texto. |
|
D25 |
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
|
D32 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
|
TÓPICO 5 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E
EFEITOS DE SENTIDO |
D13 |
Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. |
D14 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
|
D15 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
|
D16 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
|
D18 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico,
metafórico, metonímico etc. |
|
TÓPICO
6 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA |
D17 |
Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro). |
D21 |
Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto. |
|
D34 |
Identificar níveis de registros formal e informal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário