24 de março de 2017

A reforma da previdência é ainda pior do que imaginava!

Li um pouco a respeito da reforma da previdência nos últimos meses, mas confesso não procurei fazer a leitura integral da lei (a fonte primária).
Ontem, fui a uma conferência com advogados da área trabalhista e previdenciários que discutiram item a item das leis da terceirização (já aprovada) e da previdência.
CONFESSO!
FIQUEI HORRORIZADA.
A charge a seguir mostra exatamente isso.
Nos meandros da lei a possibilidade para alguém que tenha o tempo de contribuição e a idade de receber uma aposentadoria integral não existe.
A aposentadoria passa a ser desvinculada ao salário mínimo, logo ninguém ainda sabe de quanto será esse mínimo (estima-se que seja algo em torno de 45% do que hoje é o salário mínimo).
E muito mais...

Sabia que havia manipulação dos dados orçamentários pelo(s) governo(s) para justificar o rombo na previdência, contudo não tinha conhecimento da forma que articulavam os cálculos. De modo muito simplificado:
O governo considera na conta da previdência despesas (aposentadorias) que são pagas com o fundo da Assistência Social, ou seja soma junto despesas que tem recursos específicos.
Resultado de imagem para previdencia social
Historicamente a previdência sempre teve superávit, mesmo com a ineficácia da cobrança de grandes devedores de impostos.
Mas a questão da previdência não afeta somente o indivíduo em si. Cerca de 92% dos pequenos municípios brasileiros tem sua economia aquecida graças às aposentadorias, imagine como será nos próximos anos?
O cenário é assustador, principalmente, porque quem foi eleito por nós não prima por nossos direitos...
A única solução é nos mobilizarmos!
Mas ao que me parece, a grande massa da população imagina que não será atingida ou que a qualquer momento aparecerá um herói...
Parece-me que não o temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário