12 de março de 2017

Quem é o compositor da música "Hoje a noite não tem luar"? Menudo ou Renato Russo?


Por mais inacreditável que possa parecer a música "Hoje a noite não tem luar" foi gravada primeiro pelo grupo Menudo.
Quando o grupo Menudo passou a fazer sucesso no Brasil, passaram a regravar suas próprias músicas, cantando versões em português. Sim, a música "Hoje a noite não tem luar" é uma versão da música "Hoy Me Voy Para Mexico" .
Veja a letra original do grupo Menudo:
Hoy Me Voy Para México
Resultado de imagem para apartir ou a partir  
Ella paso por mi lado
hola amor, que tal te va
deja que tome tu mano
dijo si, no dijo mas

En la zona rosa fue,
en donde yo la conocí
de rosa el viento,
de rosa el alma
de rosa el mundo,
de rosa la flor
también el cielo,
también el sol
entonces me beso
Fuimos los dos caminando
recorriendo la ciudad
deja que caiga la noche
y el amor nos cantara
y garibaldi canto
boleros y canciones de amor
Maria bonita, Maria del alma
las estrellitas que tu enjugabas
con tus manitas
siguen brillando
eternas como mi amor
Hoy me voy para México
quiero estar con ella
hoy me voy para México
voy a ver a mi amor
Hoy me voy para México
quiero estar con ella
hoy me voy para México
no puedo sufrir mas
sin ella moriré
Hoy me voy para México
quiero estar con ella
hoy me voy para México
voy a ver a mi amor

Hoy me voy para México
quiero estar con ella
hoy me voy para México



E, em 1986, o grupo Menudo apresentou sua versão em português.

Hoje a noite não tem luar
Compositor: Sergio, Roby, Charlie, Raymond & Ricky Martin

Ela passou do meu lado
Oi Amor, eu lhe falei 
você está tão sozinha 
ela então sorriu pra mim 

Foi assim que eu a conheci 
naquele dia junto ao mar 
as ondas vinham beijar a praia 
o sol brilhava de tanta emoção 
o rosto lindo como o verão 
e um beijo aconteceu 

Nos encontramos a noite 
passeamos por ai 
e num lugar escondido 
outro beijo lhe pedi 

Lua de prata no céu 
o brilho das estrelas no chão 
tenho certeza que não sonhava 
a noite linda continuava 
e a voz tão doce que me falava 
o mundo pertence a nós 

Hoje a noite não tem luar 
e eu estou sem ela 
já não sei onde procurar 
onde está meu amor 

Hoje a noite não tem luar 
e eu estou sem ela 
já não sei onde procurar 
eu não sei onde ela está 
onde está meu amor 

Hoje a noite não tem luar 
e eu estou sem ela 
já não sei onde procurar 
onde está meu amor




Em 1992, no intervalo das gravações do acústico MTV, Renato Russo resolveu cantá-la ficou tão boa que a música foi incluída no CD e no DVD "Acústico MTV - Legião Urbana", lançado em 1999. 
E ao regravar a música, Renato Russo fez algumas alterações na letra e na melodia.

Hoje a noite não tem luar
Legião Urbana

Ela passou do meu lado
Oi, amor! Eu lhe falei
"Você está tão sozinha"
Ela então sorriu pra mim

Foi assim que a conheci
Naquele dia junto ao mar
As ondas vinham beijar a praia
O sol brilhava de tanta emoção

Um rosto lindo como o verão
E um beijo aconteceu
Nos encontramos à noite
Passeamos por aí

E num lugar escondido
Outro beijo lhe pedi
Lua de prata no céu
O brilho das estrelas no chão

Tenho certeza que não sonhava
A noite linda continuava
E a voz tão doce que me falava
"O mundo pertence a nós"

E hoje a noite não tem luar
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar
Não sei onde ela está

Hoje a noite não tem luar 
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar 
Não sei onde ela está

Hoje a noite não tem luar 
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar

Onde está meu amor?



No entanto, o mistério que envolve a música passa também pelo produtor e compositor musical Carlos Colla. Foi ele quem fez a "adaptação" da música "Hoy Me Voy Para Mexico" (ao que parece a autoria da música em espanhol seria dos componentes do grupo Menudo: Sergio, Roby, Charlie, Raymond & Ricky Martin (carece fontes). 
Contudo, na versão para o português  "Hoje a noite não tem luar" há informações controversas quanto a autoria. Na reportagem "Quando o compositor canta seus sucessos" a autoria é atribuída a Carlos Colla - também produtor do Grupo Menudo). Contudo, em alguns sites de música a autoria refere-se ao Grupo Menudo.
Posteriormente, a música foi gravada por Renato Russo.

CarlosColla.jpg


Mistérios à parte, o importante é que temos uma bela canção.

Análise da letra:
"Ela relata todo romantismo existente entre um casal que se apaixona à primeira vista. Porém, depois de todo um romance vivido, mesmo que em um curto espaço de tempo, a mulher amada desaparece e seu parceiro não sabe ao menos onde procurá-la. Uma relação que teria tudo para ser perfeita, como descrita na música, se torna uma desilusão.
Analisando a letra:
A canção trata de um encontro entre um casal que se apaixona à primeira vista.
O homem se dirige à garota com palavras doces, transmitindo seu carinho, e esta retribui com um sorriso.
Esse encontro passa-se em uma praia, e diante de toda aquela situação, o dia parecia estar perfeito: “As ondas vinham beijar a praia. O sol brilhava de tanta emoção”.
Após a troca de olhares e carinhos, um beijo acontece. Logo após, voltam a se encontrar e o rapaz, apaixonado, pede-lhe novamente um beijo, que mais uma vez aconteceu em um lugar perfeito, com uma noite maravilhosa: “Lua de prata no céu. O brilho das estrelas no chão”.
Por mais que tudo estivesse perfeito: o beijo, a companhia, o lugar, o apaixonado tinha certeza de que tudo o que estava acontecendo ali era real, que não sonhava.
A noite linda continuava e para completar sua felicidade (a de estar ao lado da mulher desejada), ela ainda lhe diz com uma doce voz “O mundo pertence a nós”. Ou seja, naquele momento eram só os dois e tudo pertencia somente à eles. Portanto, para aquele momento, não haviam limites.
Até que, em uma noite sem luar, a mulher amada desaparece. O homem fica desesperado a procura de seu amor, porém, este não sabe nada sobre ela, nem ao menos, onde procurá-la." (Nayara Tomaz, disponível em: https://palavrasingular.wordpress.com/2012/04/17/233/)

Um comentário:

Por que leitura profunda faz bem ao cérebro

"Ler é um conjunto de habilidades que literalmente muda ao cérebro."