27 de julho de 2017

Atividade sobre o livro e/ou filme: A menina que roubava livros de Markus Zusak

 

Livro de Markus Zusak:  menina que roubava livros


Assista a resenha feita no canal: Ler antes de morrer (Youtube)


Apresento a resenha feita por Tatiana G. Feltrin





Assista o trailer do filme: 



Compreensão/interpretação do filme: 


1. A história contada no filme começa pouco antes de 1939, na Alemanha.

a) O que ocorria nesse país e em toda a Europa, naquele momento?

b) Qual era, então, a situação econômica da população alemã?


2. O filme mostra Liesel e seu irmão sendo levados pela mãe, de trem para Munique.

a) Qual era a finalidade da viagem?

b) Que motivos tinham levado a mãe das crianças a tomar a decisão que tomou?

c) Que fato modificou o destino de uma das crianças?

 

3. Liesel Merminger, protagonista do livro, também chamada de “a menina que roubava livros”.

a) Qual foi o primeiro livro que ela roubou?

b) Por que ela roubava livros, se não sabia ler?

c) Na escola, como as outras crianças viam o fato de Liesel não saber ler?

d) Quem ajudou a menina a aprender a ler?

 

4. O filme mostra o fortalecimento do nazismo e de que modo isso modificou a vida das pessoas:

a) Como os pais adotivos de Liesel viam o nazismo?

b) Como os nazistas agiam em relação aos judeus?

c) Por que Hans, o padrasto de Liesel, modificava os letreiros das lojas?

 

5. Em 1939, começou a Segunda Guerra Mundial. No aniversário de Hitler, em 1940, os nazistas fizeram um desfile e, depois, uma grande fogueira de livros em praça pública.

a) Por que queimavam livros?

b) Como Liesel, que gostava de livros, se sentia ao vê-los sendo queimados?

 

6. Max Vanderburg chegou às escondidas à casa de Hans e Rosa.

a) Por que ele pediu ajuda a família de Hans?

b) Que destino teve os familiares de Max?

 

7. Liesel ajuda Rosa, entregando aos clientes a roupa lavada. Numa dessas ocasiões, a menina conhece a biblioteca da casa do prefeito. Que importância Isa, a mulher do prefeito, teve para o contato de Liesel com os livros?

 

8. Liese roubava livros ou tomava-os emprestados?

a) O que os livros representavam para Liesel e Max, naquele momento?

b) E qual o destino da menina, após a guerra?

c) Que fato, ocorrido no abrigo antiaéreo, prenuncia o futuro de Liesel?

d) O que representou o livro em branco que Max dá a Liesel?


 9. Aos poucos, nota-se uma diferença nas posturas de Rosa em relação a Liesel e Max. Comente.


10. Como era a relação entre Liesel e Rudy?

11. No final da obra, fica claro quem é o narrador que aparece muitas vezes no filme. Ele diz: “No meu trabalho, sempre encontro nos seres humanos o que têm de melhor e de pior. Vejo sua feiura e sua beleza. Eu me pergunto: como uma mesma coisa pode ser as duas? [...] A única verdade que sei é que sou assombrado pelos humanos”.

a) Quem é narrador?

b) O filme dá demonstrações da feiura e da beleza do ser humano? Explique.

c) Que sentido tem a palavra assombrado, no contexto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário