3 de julho de 2017

Professor de escola particular ganha bem?

Quando o assunto é qualidade na Educação, sem sombra de dúvidas a maioria das pessoas não considera o ensino privado. A escola particular carrega em seu âmago um certo glamour. Desfruta de uma posição confortável quando comparada (via senso comum) à rede pública.
Tal pensamento se deve ao fato da mídia não colocar a educação privada em foco. Considera-se, por exemplo que uma boa escola é aquela na qual os professores não faltem (não se considera as condições de trabalhos dos docentes) e que tenha uma estrutura física adequada.
Resultado de imagem para salario do professor
Raramente, considera-se a estrutura pedagógica da escola, a qualidade do material didático etc.
Se a remuneração do professorado não é adequado para a grande maioria dos professores da rede pública, imagine então que MUITAS ESCOLAS PARTICULARES o utilizem como parâmetro e paguem um "pouquinho" a mais.
Tanto que é comum ouvirmos de colegas da rede privada: "Que pena que vocês não conseguiram nem um pouquinho de aumento, isso significa que nós também não teremos".
Resultado de imagem para salario do professor

Em uma reportagem no Jornal Diário Catarinense, falando justamente de municípios no estado de Santa Catarina que não pagam sequer o piso salarial. Veja reportagem:
DIÁRIO CATARINENSE: Professores de 40 das cidades de SC recebem menos do que a media nacional das redes municipais

O choque com a informação de que tantos professores em nosso estado recebem menos ainda, só foi interrompido quando observei o gráfico da média dos salários no Brasil em 2014 por rede e formação.


Como disse anteriormente, o foco, normalmente é a escola pública, mas observe bem o gráfico e veja as condições salariais da rede particular... Em todos os níveis ela está abaixo das demais. O jornal informa que a base de rendimento é de um professor com 40 horas e que os dados são fontes do INEP.
No gráfico a seguir a comparação é feita entre os estados. A disparidade é gritante!
Fonte da imagem: Diário Catarinense


É preciso refletir sobre todas essas questões. Há escolas e escolas.
Quem sabe vocês pais ao escolher a escola de seus possam direcionar seu interesse e considerar a proposta sugerida pelo Blog Maezíssima com a reportagem "Quanto ganha o professor do seu filho?".

"E se em vez de olhar para apenas para a estrutura física, proposta pedagógica, aulas complementares, resolvêssemos escolher a escola também pela valorização que dá aos seus professores?"

Por hora...

Resultado de imagem para salario do professor
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário