23 de agosto de 2017

Belíssimo Patativa do Assaré declamando "Senhor Doutô"





"Seu dotô, só me parece Que o sinhô não me conhece Nunca sôbe quem sou eu Nunca viu minha paioça, Minha muié, minha roça, E os fio que Deus me deu.   Se não sabe, escute agora, Que eu vô contá minha história, Tenha a bondade de ouvi: Eu sou da crasse matuta, Da crasse que não desfruta Das riqueza do Brasil.   Sou aquele que conhece As privação que padece O mais pobre camponês; Tenho passado na vida De quatro mês em seguida Sem comê carne uma vez.   Sou o que durante a semana, Cumprindo a sina tirana, Na grande labutação Mode sustentá a famia Só tem direito a dois dia O resto para o patrão.   Sou o sertanejo que cansa De votá, com esperança Do Brasil ficá mió; Mas o Brasil continua Na cantiga da perua Que é: pió, pió, pió… Sou o que no tempo da guerra Contra o  gosto se desterra Para nunca mais vortá E vai morrê no estrangêro Como pobre brasilêro Longe do torrão natá. Sou o mendigo sem sossego Que por não achá emprego Se vê forçado a seguí Sem direção e sem norte, Envergonhado da sorte, De porta em porta a pedí.   Sou aquele desgraçado, Que nos ano atravessado Vai batê no Maranhão, Sujeito a todo o matrato, Bicho de pé, carrapato, E os ataques de sezão.   Senhô dotô , não se enfade Vá guardando essa verdade Na memória e pode crê Que sou aquele operário Que ganha um pobre salário Que não dá não para comê   Sou ele todo, em carne e osso, Muitas vez, não tem armoço Nem também o que jantá; Eu sou aquele rocêro, Sem camisa e sem dinhêro, Cantado por Juvená.   Sim, por Juvená Galeno, O poeta, aquele genio, O maió dos trovadô, Aquele coração nobre Que a minha vida de pobre Muito sentido cantou.   Há mais de cem ano eu vivo Nesta vida de cativo E a potreção não chegou; Sofro muito  e corro estreito, Inda tou do mermo jeito Que Juvená me deixou.   Sofrendo a mesma sentença Eu já tô perdendo a crença, E pra ninguém se enganá Vou deixá o meu nome aqui: Eu sou fio do Brasil, O meu nome é  Ceará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que leitura profunda faz bem ao cérebro

"Ler é um conjunto de habilidades que literalmente muda ao cérebro."