Nesses últimos dias conturbados em nosso país, em que vemos diuturnamente como são aplicadas as leis para "uns" e para "outros".
Vemos também se perpetuando a ideia de que a prisão do ex-presidente Lula livrará o país da corrupção. Discurso este proferido por pessoas, como é mesmo aquele ditado "que não atire a primeira pedra quem tiver teto de vidro", vou usar o dito da Pitty!
Mas vamos ao que me propus a escrever hoje. O significado da palavra VAGABUNDO, no masculino mesmo, pois se colocarmos a palavra no feminino VAGABUNDA, a palavra ganha outra conotação, mas isso é assunto para outro post!
Vamos aos significados:
Fonte: dicionario Houaiss
Como vimos pela definição desses dois dicionários o vocábulo "VAGABUNDO" pode ter significados diferentes de acordo com o contexto no qual for utilizado.
Vamos nos ater ao significado "que ou quem leva a vida no ócio; indolente, vadio", ou seja, a grosso modo "quem não trabalha".
Agora vejamos em duas imagens, inseridas no mesmo momento de enunciação, mas que adquirem significados diferentes.
Irei situá-los...
Dos dias 22 a 24/01/2018, na cidade de Porto Alegre (RS), nas mobilizações pró/contra o ex-presidente Lula.
Imagem 1
Fonte: Facebook
Imagem 2
Fonte: Imagem do Facebook
Nas duas imagens temos representantes da classe trabalhadora do país, no entanto, "deixar de trabalhar" para ir defender aquilo em que se acredita tem conotações diferentes.
O intuito aqui não é fazer uma análise da conjuntura política, mas de que forma os discursos são construídos para "validar" esta ou aquela opinião.
E outra reflexão é de como esses discursos são utilizados para embasar as ideias de grupo A ou B.
Outra reflexão ainda...
Por que as pessoas da primeira imagem são vagabundos - aqueles que não trabalham e na imagem 2, também aqueles que não trabalham, são ovacionados?
É que a semântica nem sempre atende e nem entende a "intenção".
Bem, pra sintetizar...
VAGABUNDO É?
Vale pensar...
Pensar....
Pensar mais um pouco...
Continuar pensando...
Ps. Achou o texto confuso? Também estou... Essa imagens foram utilizadas pela mesma pessoa que tem entre seus "amigos do Face" muitas pessoas representadas pela imagem 1.
Vou continuar pensando... pensando .... pensando....
Nenhum comentário:
Postar um comentário