Uma das atividades mais difíceis para os professores de Língua Portuguesa é correção de textos.
Como fazer a correção de modo que o aluno perceba os pontos positivos e os pontos a serem melhorados em seu processo de escrita.
Nesses, mais de 20 anos de trabalho, tentei de tudo. Desde o famoso caderno de redação que levava para casa para corrigir a produção do aluno e devolvia para ele uma semana depois e não percebia uma mudança nos aspectos abordados em minha correção da produção escrita do estudante.
Aos poucos, fui percebendo o que dava certo. Ao fazer as oficinas de refação de textos, percebi resultados mais promissores.
Como funcionava:
Por exemplo, se a temática era trabalhar com o gênero autobiográfico, elencava alguns aspectos necessários para que a produção do aluno atendesse ao gênero solicitado:
a) O texto está escrito em primeira pessoa? É uma autobiografia?
b) Há parágrafos? O uso dos parágrafos está adequado?
c) O uso dos pronomes está adequado?
E assim, por diante. Escolhia alguns tópicos a avaliar e naquela produção era somente isso que era avaliado.
A primeira atividade revisão, ocorria no texto do colega. Os alunos trocavam de texto e analisavam na produção do colega os aspectos avaliados. No momento seguinte, explicavam ao colega o que deveria ser melhorado. Ao receber de volta o seu texto e as sugestões do colega, era o momento de refazer o texto. A reescrita era uma das partes mais importantes no processo de produção.
A seguir uma sugestão de oficina de refacção de texto , disponível no material GESTAR -Língua Portuguesa
Avaliação, revisão e reescrita
O processo de produção
textual: revisão e edição Unidade
23 (TP6)
Como você irá revisar o
texto do colega, e este deverá reescrevê-lo depois das
suas sugestões, será mais
fácil utilizar uma legenda de correção coletiva, igual para
toda a turma.
Com esta legenda de
correção, todos da sala poderão sinalizar aos autores as diferentes observações
realizadas na revisão do texto. Aqui estão alguns cuidados essenciais que um
revisor de texto precisa ter. Observe a legenda de correção e utilize-a nesta
atividade para indicar ao colega as alterações necessárias ao texto. Caso
prefira, você poderá definir com a sua turma outros símbolos e aspectos
relevantes à revisão do texto.
Legenda Aspectos do
texto para a revisão
Ao terminar a leitura, observe se as ideias do texto estão relacionadas
entre si.
Observe se as ideias
apresentadas no texto têm começo, meio e fim.
Veja se o título combina
com a história.
Veja se as palavras
escolhidas pelos autores do texto estão adequadas
ou se devem ser
substituídas por outras palavras.
Aspectos ligados à forma
e à estrutura do texto
Verifique se as palavras
estão combinando no número (plural e
singular), no gênero
(feminino e masculino), na pessoa e no tempo
(para os verbos).
Verifique a grafia das
palavras e, em caso de dúvida, consulte o dicionário.
Observe a margem do papel
e o espaço dos parágrafos.
Confira se foi empregada
a pontuação final; se há algum problema
com o emprego da vírgula
(ausência ou excesso).
Verifique se há problemas
no emprego da acentuação (ausência ou
excesso).
AAA6_port-aluno_21-jan-2008.indd61
61 1/8/2008 16:48:25
Sugestão de correção
Lista de verificação para
editoria Autor: Título: Data de início: Data de
término: Editor:
Colega editor: O texto faz sentido? Ortografia: Pontuação: Outros aspectos podem se avaliados, dependendo do perfil da turma: Parágrafos: Letras maiúsculas: Palavras excessivas: Comentário do professor: Pontos fortes: Carências: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário