30 de outubro de 2020

Como fazer uma oficina de refacção de texto

 Uma das atividades mais difíceis para os professores de Língua Portuguesa é correção de textos. 

Como fazer a correção de modo que o aluno perceba os pontos positivos e os pontos a serem melhorados em seu processo de escrita.

Nesses, mais de 20 anos de trabalho, tentei de tudo. Desde o famoso caderno de redação que levava para casa para corrigir a produção do aluno e devolvia para ele uma semana depois e não percebia uma mudança nos aspectos abordados em minha correção  da produção escrita do estudante. 

Aos poucos, fui percebendo o que dava certo. Ao fazer as oficinas de refação de textos, percebi resultados mais promissores. 

Como funcionava:

Por exemplo, se a temática era trabalhar com o gênero autobiográfico, elencava alguns aspectos necessários para que a produção do aluno atendesse ao gênero solicitado:

a) O texto está escrito em primeira pessoa? É uma autobiografia?

b) Há parágrafos? O uso dos parágrafos está adequado?

c) O uso dos  pronomes está adequado?

E assim, por diante. Escolhia alguns tópicos a avaliar e naquela produção era somente isso que era avaliado. 

A primeira atividade revisão, ocorria no texto do colega. Os alunos trocavam de texto e analisavam na produção do colega os aspectos avaliados. No momento seguinte, explicavam ao colega o que deveria ser melhorado. Ao receber de volta  o seu texto e as sugestões do colega, era o momento de refazer o texto. A reescrita era uma das partes mais importantes no processo de produção.

A seguir uma sugestão de oficina de refacção de texto , disponível no material GESTAR -Língua Portuguesa

Avaliação, revisão e reescrita

O processo de produção textual: revisão e edição                                  Unidade 23 (TP6)

Como você irá revisar o texto do colega, e este deverá reescrevê-lo depois das

suas sugestões, será mais fácil utilizar uma legenda de correção coletiva, igual para

toda a turma.

Com esta legenda de correção, todos da sala poderão sinalizar aos autores as diferentes observações realizadas na revisão do texto. Aqui estão alguns cuidados essenciais que um revisor de texto precisa ter. Observe a legenda de correção e utilize-a nesta atividade para indicar ao colega as alterações necessárias ao texto. Caso prefira, você poderá definir com a sua turma outros símbolos e aspectos relevantes à revisão do texto.

Legenda Aspectos do texto para a revisão

 


Ao terminar a leitura, observe se as ideias do texto estão relacionadas

entre si.

Observe se as ideias apresentadas no texto têm começo, meio e fim.

Veja se o título combina com a história.

Veja se as palavras escolhidas pelos autores do texto estão adequadas

ou se devem ser substituídas por outras palavras.

Aspectos ligados à forma e à estrutura do texto

Verifique se as palavras estão combinando no número (plural e

singular), no gênero (feminino e masculino), na pessoa e no tempo

(para os verbos).

Verifique a grafia das palavras e, em caso de dúvida, consulte o dicionário.

Observe a margem do papel e o espaço dos parágrafos.

Confira se foi empregada a pontuação final; se há algum problema

com o emprego da vírgula (ausência ou excesso).

Verifique se há problemas no emprego da acentuação (ausência ou

excesso).

AAA6_port-aluno_21-jan-2008.indd61 61 1/8/2008 16:48:25

Sugestão de correção

Lista de verificação para editoria

 

Autor:

Título:

Data de início:                                    Data de término:

Editor:                                                 Colega editor:

O texto faz sentido?

Ortografia:

Pontuação:

Outros aspectos podem se avaliados, dependendo do perfil da turma:

Pontos, pontos de interrogação, vírgulas, pontos de exclamação, aspas ou travessões.

Parágrafos:

Letras maiúsculas:

Palavras excessivas:

Comentário do professor:

Pontos fortes:   

Carências:

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário