Em 09 de setembro foi lançado pela Secretaria Estadual de Santa Catarina o Edital para processo seletivo de professores para o ano de 2022, na rede estadual.
Leia o Edital na íntegra: EDITAL ACT 2021
O Concurso será organizado pela empresa SELECON, do Rio de Janeiro.
"A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta quinta-feira, 9, o edital para seleção de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Santa Catarina durante os anos letivos de 2022 e 2023. As inscrições para o processo seletivo ocorrerão de forma on-line, no site do instituto Selecon, com início no próximo domingo, 12, seguindo até o dia 30 de setembro."
O Edital, com 111 página, contempla a organização do processo.
É imprescindível a leitura do mesmo.
O processo apresenta-se em quatro etapas:
"1.5. O Processo Seletivo será composto por quatro etapas distintas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, a saber:
a) 1ª Etapa: Inscrição dos candidatos;
b) 2ª Etapa: Prova Objetiva e Redação, eliminatória e classificatória;
c) 3ª Etapa: Prova prática de LIBRAS, somente para os candidatos às disciplinas onde houver a exigência da habilitação ou
domínio de LIBRAS, eliminatória. Obs.: A prova de LIBRAS será realizada em cidade e local a serem divulgados no ato
da convocação, conforme Cronograma no Anexo I.
d) 4ª Etapa: Análise de Títulos, classificatória.
EDital para Educação Básica
Edital para o IEE
Edital para o Ensino Profissionalizante
Edital para Educação Indígena
IMPORTANTE!
6 DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS E REDAÇÃO
6.1 Serão aplicadas nesta etapa, a Prova Objetiva de Conhecimentos (Gerais e Específicos) e a Redação, de caráter
eliminatório e classificatório, para TODOS os candidatos.
6.1.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos será constituída por 20 (vinte) questões objetivas, sendo 10 questões de
Conhecimentos Gerais e 10 questões de Conhecimentos Específicos da disciplina escolhida, de múltipla escolha, com 5
(cinco) alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições da
função a ser exercida.
6.1.2 A Redação será constituída de Tema para dissertação de, no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, onde se verificará a
capacidade do candidato no desenvolvimento e construção das ideias vinculadas ao tema proposto, na correta aplicação da
ortografia e no uso da gramática.
6.2 Serão considerados classificados para correção da prova de redação, os candidatos que obtiverem no mínimo 50%
(cinquenta por cento) da pontuação máxima na nota final da prova objetiva.
6.3 Os candidatos que não obtiverem no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima na nota final da prova
objetiva estarão eliminados do certame.
6.4 O candidato que obtiver zero na nota da Redação estará eliminado do certame.
O que estudar?
IMPORTANTE:
REDAÇÃO: a redação deverá ser na tipologia dissertativa.
"A Redação será constituída de Tema para dissertação de, no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, onde se verificará a
capacidade do candidato no desenvolvimento e construção das ideias vinculadas ao tema proposto, na correta aplicação da
ortografia e no uso da gramática."
CONHECIMENTOS GERAIS
-Fundamentos teóricos
metodológicos da
Proposta Curricular de
Santa Catarina.
-Percursos formativos e a
estruturação do trabalho
pedagógico.
-Diversidade como
princípio formativo.
-Legislação da Educação
Básica.
-Avaliação da
aprendizagem.
Fontes:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394,
de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
BRASIL. Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional nº 9.394. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-
2018/2017/lei/l13415.htm
SANTA CATARINA.
Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do
Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019. (Páginas 1 a 99).
Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/professores-egestores/30440-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-do-ensinofundamental-do-territorio-catarinense-3
SANTA CATARINA. Currículo Base do Ensino Médio do Território
Catarinense, 2021; CADERNO 1. Disponível em:
https://www.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/30899-novo-ensinomedio ;
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina:
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998; e
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina:
Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014.
Disponíveis em: http://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-egestores/16977-nova-proposta-curricular-de-sc-2014
SANTA CATARINA. Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013.
Florianópolis: CEE/SC, 2013, Estabelece diretrizes operacionais
para a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos
estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional
Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual de
Educação. Disponível em:
http://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/comissoes/educacao
-basica/ensino-medio/resolucoes-14?format=html
PROFESSOR DE ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL 1
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS:
Alfabetização com
letramento.
Gêneros
textuais, oralidade,
produção e reestruturação
de textos, análise
linguística;
Campos
Numéricos - Números
Naturais, Números
Racionais;
Campos
Geométricos - Geometria
Espacial, Geometria Plana,
Sistema de Medidas;
Estatística; Ciências
Naturais: meio biótico e
abiótico, recursos
tecnológicos,
interdependências, saúde;
Ciências Humanas e sociais: tempo cronológico
e histórico, temporalidade,
espaço, relações e
interações, cotidiano,
memória e
identidade/grupo,
paisagem, localização,
orientação, representação.
FONTES DE ESTUDO:
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil
e do Ensino Fundamental do Território Catarinense.
Florianópolis: SED, 2019
Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/professores-egestores/30440-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-doensino-fundamental-do-territorio-catarinense-3
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa
Catarina: Formação Integral na Educação Básica.
Florianópolis: SED, 2014.
Disponível em:
http://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-egestores/16977-nova-proposta-curricular-de-sc-2014
SOARES, M.B. Alfabetização: a questão dos métodos.
São Paulo: Contexto, 2016.
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília:
MEC, 2019. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_fina
l.pdf.
PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO
ESPECIAL
(SEGUNDO
PROFESSOR DE
TURMA)
Atribuições do Segundo Professor de Turma, de acordo com
o Caderno da Política;
Adaptações curriculares;
Público da educação especial;
Funções Psicológicas Superiores;
Intervenção em funções executivas;
A elaboração conceitual em alunos com Deficiência
Intelectual e TEA;
Avaliação em Educação Especial:
Fontes:
BRASIL. Adaptações Curriculares:
Estratégias para a educação de alunos com
necessidades educacionais especiais.
MEC/SEESP, Brasília,1999
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Adaptações Curriculares. MEC/SEF/SEESP,
Brasília, 1998.
BRASIL. Projeto Escola Viva: Adaptações
curriculares de pequeno
porte. MEC/SEESP,2000.
BRASIL. Projeto Escola Viva: Adaptações
curriculares de grande porte
MEC/SEESP,2000.
CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva
a reorganização do trabalho pedagógico
1ªed. Mediação, 2008.
LEITE, Carlinda. A flexibilização Curricular
na construção de uma escola mais
democrática e mais inclusiva. Território
Educativo, nº7, Dez.1999 28
MINETTO, Maria de Fátima.: Currículo na
Educação Inclusiva: Entendendo esse
desafio. 2ª ed. Curitiba: IBEPEX,2008.
SASSAKI, Romeu Kazumi.:Inclusão:
Construindo uma sociedade para todos. Rio
de Janeiro,WVA.1997
VIGOTSKY, L. S.. A formação social da
mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores . 5.ed. São Paulo:
Martins Fontes, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário