10 de setembro de 2021

Edital Professor ACT - Rede Estadual de Santa Catarina - PROVA OBJETIVA E REDAÇÃO - O que o professor (pedagogo e segundo professor) deverá estudar?

 Em 09 de setembro foi lançado pela Secretaria Estadual de Santa Catarina o Edital para processo seletivo de professores para o ano de 2022, na rede estadual.

Leia o Edital na íntegra: EDITAL ACT 2021

O Concurso será organizado pela empresa SELECON, do Rio de Janeiro.

"A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta quinta-feira, 9, o edital para seleção de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Santa Catarina durante os anos letivos de 2022 e 2023. As inscrições para o processo seletivo ocorrerão de forma on-line, no site do instituto Selecon, com início no próximo domingo, 12, seguindo até o dia 30 de setembro."

O Edital, com 111 página, contempla a organização do processo. 

É imprescindível a leitura do mesmo.

O processo apresenta-se em quatro etapas:

"1.5. O Processo Seletivo será composto por quatro etapas distintas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, a saber: 

a) 1ª Etapa: Inscrição dos candidatos; 

b) 2ª Etapa: Prova Objetiva e Redação, eliminatória e classificatória; 

c) 3ª Etapa: Prova prática de LIBRAS, somente para os candidatos às disciplinas onde houver a exigência da habilitação ou domínio de LIBRAS, eliminatória. Obs.: A prova de LIBRAS será realizada em cidade e local a serem divulgados no ato da convocação, conforme Cronograma no Anexo I. 

d) 4ª Etapa: Análise de Títulos, classificatória. 

EDital para Educação Básica

Edital para o IEE

Edital para o Ensino Profissionalizante

Edital para Educação Indígena

IMPORTANTE!

6 DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS E REDAÇÃO 

6.1 Serão aplicadas nesta etapa, a Prova Objetiva de Conhecimentos (Gerais e Específicos) e a Redação, de caráter eliminatório e classificatório, para TODOS os candidatos. 

6.1.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos será constituída por 20 (vinte) questões objetivas, sendo 10 questões de Conhecimentos Gerais e 10 questões de Conhecimentos Específicos da disciplina escolhida, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições da função a ser exercida. 

6.1.2 A Redação será constituída de Tema para dissertação de, no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, onde se verificará a capacidade do candidato no desenvolvimento e construção das ideias vinculadas ao tema proposto, na correta aplicação da ortografia e no uso da gramática. 

6.2 Serão considerados classificados para correção da prova de redação, os candidatos que obtiverem no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima na nota final da prova objetiva. 

6.3 Os candidatos que não obtiverem no mínimo 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima na nota final da prova objetiva estarão eliminados do certame. 

6.4 O candidato que obtiver zero na nota da Redação estará eliminado do certame. 


O que estudar?

IMPORTANTE:

REDAÇÃO: a redação deverá ser na tipologia dissertativa.
"A Redação será constituída de Tema para dissertação de, no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, onde se verificará a capacidade do candidato no desenvolvimento e construção das ideias vinculadas ao tema proposto, na correta aplicação da ortografia e no uso da gramática." 


CONHECIMENTOS GERAIS

-Fundamentos teóricos metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina. 
-Percursos formativos e a estruturação do trabalho pedagógico. 
-Diversidade como princípio formativo. 
-Legislação da Educação Básica. 
-Avaliação da aprendizagem.

Fontes: 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm 

BRASIL. Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/l13415.htm 

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019. (Páginas 1 a 99). Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/professores-egestores/30440-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-do-ensinofundamental-do-territorio-catarinense-3 

SANTA CATARINA. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, 2021; CADERNO 1. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/30899-novo-ensinomedio ; 

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998; e 

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014. Disponíveis em: http://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-egestores/16977-nova-proposta-curricular-de-sc-2014 

SANTA CATARINA. Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013. Florianópolis: CEE/SC, 2013, Estabelece diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual de Educação. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/comissoes/educacao -basica/ensino-medio/resolucoes-14?format=html  

PROFESSOR DE ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL 1

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 
Alfabetização com letramento. 
Gêneros textuais, oralidade, produção e reestruturação de textos, análise linguística; 
Campos Numéricos - Números Naturais, Números Racionais; 
Campos Geométricos - Geometria Espacial, Geometria Plana, Sistema de Medidas; 
Estatística; Ciências Naturais: meio biótico e abiótico, recursos tecnológicos, interdependências, saúde; Ciências Humanas e sociais: tempo cronológico e histórico, temporalidade, espaço, relações e interações, cotidiano, memória e identidade/grupo, paisagem, localização, orientação, representação.

FONTES DE ESTUDO:
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019 Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/professores-egestores/30440-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-doensino-fundamental-do-territorio-catarinense-3 

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-egestores/16977-nova-proposta-curricular-de-sc-2014 

SOARES, M.B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_fina l.pdf. 



PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA)

Atribuições do Segundo Professor de Turma, de acordo com o Caderno da Política; 
Adaptações curriculares; 
Público da educação especial; 
Funções Psicológicas Superiores; 
Intervenção em funções executivas; 
A elaboração conceitual em alunos com Deficiência Intelectual e TEA; 
Avaliação em Educação Especial: 

Fontes: 
BRASIL. Adaptações Curriculares: Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. MEC/SEESP, Brasília,1999 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. MEC/SEF/SEESP, Brasília, 1998. 

BRASIL. Projeto Escola Viva: Adaptações curriculares de pequeno porte. MEC/SEESP,2000. 

BRASIL. Projeto Escola Viva: Adaptações curriculares de grande porte MEC/SEESP,2000.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva a reorganização do trabalho pedagógico 1ªed. Mediação, 2008. 

LEITE, Carlinda. A flexibilização Curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva. Território Educativo, nº7, Dez.1999 28 

MINETTO, Maria de Fátima.: Currículo na Educação Inclusiva: Entendendo esse desafio. 2ª ed. Curitiba: IBEPEX,2008. 

SASSAKI, Romeu Kazumi.:Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro,WVA.1997 

VIGOTSKY, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores . 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário