17 de março de 2024

Escolas inovadoras: Colégio Fontán Capital _ Colômbia

 Pensar que a escola pode ser diferente e deve ser diferente.

A seguir apresento um documentário que vale a pena assistir, da série Escolas Inovadoras (promovido pelo SESI).

Acompanhe: 

A escola faz o inverso, coloca o sistema a serviço dos estudantes.








COLÉGIO FONTAN CAPITAL - COLÔMBIA

"A personalização de um tema é importantíssimo para a Educação, é é um tema que é um grande desafio, eu vou explicar por que: a noção de que todas as pessoas devem ser educadas é uma noção relativamente recente na história educativa. Aa única maneira que asa pessoas poderiam se educar era de forma individualizada, com tutores, de maneira que a personalização, ter uma pessoa que ensina a um só estudante, é a forma mais antiga que existe em educação. Faz apenas dois séculos, a busca de formas institucionais para se educar a todos e um das formas que tem êxito é a escola como a conhecemos. Mas essa forma educativa é imperfeita por definição porque assume que a única maneira de educar a todos é alcançar um método suficientemente econômico que permita ensinar poucas coisas a todos as pessoas a baixo custo. E o que sabemos é que essa não é a melhor maneira de ensinar, essa é uma forma imperfeita sobre a qual se constroem todos os sistemas educativos públicos no mundo.

Em que consiste personalizar?

Consiste em fazer duas coisas: consiste, em primeiro lugar, que cada pessoa aprenda a partir de seus próprios interesses, a partir de sua própria curiosidade, de maneira que permita cultivar esse agente individual, essa motivação pessoal. A segunda ideia é a que consiste na personalização, em criar condições que permitem a cada pessoa aprender da forma mais apropriada ao seu ritmo de aprendizagem e ao seu modo de aprendizagem. Isso não significa, necessariamente, uma educação muito cara. Eu creio que asa possibilidades que a tecnologia nos dá, para alcançar, melhorar a educação pública, a educação que tem a meta de ensinar todos, mas de fazer de uma forma muito mais afetiva em alcançar que os estudantes aprendam a partir de seus interesses, em seu próprio nível, são possibilidades que estamos, apenas agora, começando a explorar no mundo."

Fernando M. Reiners ( Professor de Educação Internacional Harvard Graduate School of Education)


Futura: O que são Escolas Inovadorasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário