_
Atividades (6o ano)
* Leia o fragmento do texto “Marcelo,
marmelo, martelo” da autora Ruth Rocha.
Uma vez, Marcelo cismou com
o nome das coisas:
- Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?
- Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai
escolhemos.
- E por que é que não escolheram martelo?
- Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É
nome de ferramenta...
- Por que é que não escolheram marmelo?
- Por que marmelo é nome de fruta, menino!
- E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar
marmelo?
1. Retire do texto uma
frase que indique discurso direto: ______________________________________
___________________________________________
2. Retire do texto uma
frase que indique discurso indireto: _____________________________________
___________________________________________
3. O que você entende por vocativo?
Dê um exemplo.
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
4. Assinale as alternativas em que há vocativo.
( ) Uma vez, Marcelo cismou com o
nome das coisas.
( ) Mamãe,
por que é que eu me chamo Marcelo?
( ) Ora,
Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.
( ) Ah,
meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...
( ) Por
que marmelo é nome de fruta, menino!
( ) E
fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?
5. Transforme o texto “Marcelo, marmelo, martelo” SOMENTE em discurso indireto. (2,0 pontos)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Transforme o
texto de Laert Samur SOMENTE em discurso indireto. (2,0 pontos)
O empregado pede aumento. O
chefe é curto e grosso:
- Não vou dar
aumento coisa nenhuma!
- Mas, patrão! Eu
estou trabalhando demais aqui... Eu estou trabalhando por dois!
- Pois então me diga
quem é outro que eu mando embora!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Imagine que Marcelo, chateado, pois queria mudar o nome
das coisas, no entanto, ninguém lhe deu uma resposta satisfatória. Após o
jantar, vai ao seu quarto e escreve em seu diário como se sente em relação a
essa situação. (2,0
pontos)
Querido Diário! ___________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa
Sorte! J
Nenhum comentário:
Postar um comentário