3 de julho de 2009

Atividades com Discurso Direto e Indireto

_

 Atividades (6o ano)

* Leia o fragmento do texto “Marcelo, marmelo, martelo” da autora Ruth Rocha.

Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas:

- Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?

- Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.

- E por que é que não escolheram martelo?

- Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...

- Por que é que não escolheram marmelo?

- Por que marmelo é nome de fruta, menino!

- E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?

 

1. Retire do texto uma frase que indique discurso direto: ______________________________________

___________________________________________

2. Retire do texto uma frase que indique discurso indireto: _____________________________________

___________________________________________

 

3. O que você entende por vocativo? Dê um exemplo.

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

 

4. Assinale as alternativas em que há vocativo.

(  ) Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas.

(    ) Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?

(    ) Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.

(    ) Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...

(    ) Por que marmelo é nome de fruta, menino!

(    ) E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?

 

5. Transforme o texto “Marcelo, marmelo, martelo” SOMENTE em discurso indireto.                  (2,0 pontos)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Transforme o texto de Laert Samur SOMENTE em discurso indireto.                                         (2,0 pontos)

 

                O empregado pede aumento. O chefe é curto e grosso:

- Não vou dar aumento coisa nenhuma!

- Mas, patrão! Eu estou trabalhando demais aqui... Eu estou trabalhando por dois!

- Pois então me diga quem é outro que eu mando embora!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Imagine que Marcelo, chateado, pois queria mudar o nome das coisas, no entanto, ninguém lhe deu uma resposta satisfatória. Após o jantar, vai ao seu quarto e escreve em seu diário como se sente em relação a essa situação.                                                           (2,0 pontos)

Querido Diário! ___________________________    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


Boa Sorte!   J


Nenhum comentário:

Postar um comentário