Matrizes de Língua Portuguesa da
8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental
A matriz
de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a
habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Dentro de cada tópico há um
conjunto de descritores ligados às competências desenvolvidas. O conjunto de
descritores é diferente em cada série avaliada. Clique em cada tópico a seguir
para obter comentários e exemplos de questões elaboradas no âmbito de cada um:
- Tópico I. Procedimentos de
Leitura
D1 – Localizar
informações explícitas em um texto.
D3 –
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 –
Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 –
Identificar o tema de um texto.
D11 –
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Tópico II. Implicações do
Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 –
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.).
D12 –
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Tópico III. Relação entre
Textos
D20 –
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
D21 –
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
- Tópico IV. Coerência e
Coesão no Processamento do Texto
D2 –
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 –
Identificar a tese de um texto.
D8 –
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 –
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 –
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D11 –
Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 –
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
- Tópico V. Relações entre
Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16 –
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
D18 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra
ou expressão.
D19 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Tópico VI. Variação
Lingüística
D13 –
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de
um texto .
Matrizes de Língua Portuguesa da
3ª série do Ensino Médio
A matriz
de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a
habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Dentro de cada tópico há um
conjunto de descritores ligados às competências desenvolvidas. O conjunto de
descritores é diferente em cada série avaliada. Clique em cada tópico a seguir
para obter comentários e exemplos de questões elaboradas no âmbito de cada um:
- Tópico I. Procedimentos de
Leitura
D1 –
Localizar informações explícitas em um texto.
D3 –
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 –
Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 –
Identificar o tema de um texto.
D14 –
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Tópico II. Implicações do
Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 –
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.).
D12 –
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Tópico III. Relação entre
Textos
D20 –
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
D21 –
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
- Tópico IV. Coerência e
Coesão no Processamento do Texto
D2 –
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 –
Identificar a tese de um texto.
D8 –
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 –
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 –
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D11 –
Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 –
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
- Tópico V. Relações entre
Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16 –
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17
–Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
D18 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra
ou expressão.
D19 –
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Tópico VI. Variação
Lingüística
D13 –
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de
um texto .
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