24 de setembro de 2009

Atividade de argumentação

Atividade de argumentação

Stress

                Todo mundo já percebeu que stress é uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. Mas será que as pessoas sabem de fato o que significa isso? Não. Na verdade, são poucas as pessoas que sabem qual o significado exato dessa palavra ou de seus mecanismos no corpo.

                A princípio, não se pode considerar o stress coisa inerentemente destrutiva. Na realidade,ele reflete nosso desejo natural e positivo de viver a vida intensamente e assim,podermos ser felizes. Então, já podemos prever que stress envolve nossos desejos. É o motor de nosso estímulo e, assim, é que nos leva a obter aquilo que desejamos. Portanto, é natural que, em um mundo como o nosso, a felicidade implique determinados desafios e vencê-los implique o surgimento de algum tipo de stress.

                A cada desafio, sofremos desgastes de ordem mental e física para solucioná-los. Ostress é um mecanismo que envolve uma infinidade de processos químicos no interior donosso corpo e faz com que as suas características fiquem alteradas num dado momento. A isso se chama Mecanismo de Adaptação. Na medida em que estamos vivos, vamos estar sempre perseguindo um ou outro objetivo e isso, por si só, implica ficar estressado.

                Normalmente ouvimos as pessoas se referindo aos efeitos nocivos do stress. Mas deveríamos pensar que há um continuum entre o bom e o mau stress. Se não tivermos nenhum stress, não ficaremos motivados sequer a sair da cama porque não haverá nada que nos faça levantar e sair para a vida. Faltariam estímulos. Entretanto, um stress além da conta faz com que você fique ansioso, esgotado, pressionado. Dá

aquele vazio no estômago e o pensamento perde a precisão. Há desânimo, dores decabeça e até mesmo hipertensão.

                Um stress muito forte pode significar que você está passando por crises em sua vida.Essas crises podem ocorrer em função de mudanças em sua vida. E essas mudanças podem ser em grande número ou poucas, mas de grande significação.

Mário Quilici - 1999

www.psipoint.com.br/arquivo_psicossoma_stress.htm

REFLITA:

 

1) Qual é a intenção do texto?

 

2) A qual leitor se destina o texto Stress?

 

3) O leitor que se julgar vítima de stress poderá se identificar com os argumentos utilizados pelo autor? Por quê?

 

4) Qual é o tipo de argumento predominante no texto Stress?

 

5) Crie um argumento de exemplo para o texto Stress:

Nenhum comentário:

Postar um comentário