Atividade de Língua Portuguesa para o sexto ano
01.
O que você entende por crase? Qual é o
acento indicador da crase? _________________________
_______________________________________________________________________
Quando
for ____ Bahia, quero visitar ____ igreja do Bonfim e assistir ____ uma missa
para dar cumprimento ____ promessa feita.
a)
à, a, a, à b) a, à,
a, à
c)
à, à, a, a d) a, a,
à, à
Muita gente falou de você na festa ontem.
Muita gente falou com você na festa ontem.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Pescar
é o esporte mais chato do mundo.
- Nós
estamos sentados aqui há vinte minutos e não aconteceu nada.
Agora encontre:
a) um artigo
_______________________________
b) um numeral _____________________________
c) um pronome ____________________________
d) um substantivo
__________________________
e)
um adjetivo _____________________________
05. Leia o
fragmento do texto “Marcelo, marmelo,
martelo” da autora Ruth Rocha.
Uma
vez, Marcelo cismou com o nome das coisas:
- Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?
- Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai
escolhemos.
- E por que é que não escolheram martelo?
- Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É
nome de ferramenta...
- Por que é que não escolheram marmelo?
- Por que marmelo é nome de fruta, menino!
- E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar
marmelo?
a) Retire do texto uma frase que indique discurso direto: ______________________________________
___________________________________________
b) Retire do texto uma frase que indique discurso indireto: _____________________________________
___________________________________________
06. Assinale as
alternativas em que há vocativo.
( ) Uma vez, Marcelo cismou com o nome das
coisas.
( ) Mamãe,
por que é que eu me chamo Marcelo?
( ) Ora,
Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.
( ) Ah,
meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...
( ) Por
que marmelo é nome de fruta, menino!
( ) E
fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?
07. Transforme
o texto “Marcelo, marmelo, martelo” SOMENTE em discurso indireto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08.
Preposição é uma palavra invariável que liga uma palavra a outra estabelecendo
uma relação de sentido. Portanto, verifique nas orações abaixo a relação de
sentido dada por cada preposição.
(1)
Música de Roberto Carlos |
( ) Causa |
(2)
Vou ficar em casa |
( ) Tempo |
(3)
Viajaremos de avião |
( ) Destino |
(4)
Viajei com o meu filho. |
( ) Origem |
(5)
Votaram contra o projeto. |
( ) Conteúdo |
(6)
Chegou aos prantos. |
( ) Autoria |
(7)
Morrer de fome. |
( ) Assunto |
(8)
Viajaremos em duas horas. |
( ) Lugar |
(9)
Vou para São Paulo. |
( ) Modo |
(10)
Falamos sobre música. |
( ) Meio |
(11)
Somos de Recife. |
( ) Matéria |
(12)
Cortou o papel com a tesoura. |
( ) Compa-nhia |
(13)
Enfeitamos a casa para o
aniversário. |
( ) Fim ou finalidade |
(14)
Copo com água. |
( ) Preço |
(15)
O carro de Vitória. |
( ) Oposição |
(16)
Comprei um anel de ouro. |
( ) Posse |
(17)
Vendi meu carro por R$5000,00. |
( ) Instru-mento |
09. Enumere de acordo com os tipos
textuais.
(1) Preditivo (2) Dissertativo)
(3) Descritivo (3) Narrativo
( )
Se você quiser ficar mais inteligente, compre os chicletes Borrachinha.
(
) À noite, as duas crianças saíram sozinhas.
(
)A adolescência é um período de muitas mudanças.
( )
Meu celular novo é branco, grava vídeos e voz, tem TV,
10. Fale sobre a onomatopéia e dê exemplos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11.
Assinale a alternativa correta quanto às classes gramaticais da frase “O menino inteligente não veio”.
a)
artigo, substantivo, adjetivo,advérbio, verbo.
b)
numeral, artigo, substantivo, verbo, advérbio,
c)
substantivo, verbo, artigo, advérbio, adjetivo.
d)
verbo, preposição, substantivo, artigo, adjetivo.
Leia
o texto abaixo:
Ana e Rogério estão na sala de sua
casa, realizando uma guerra de almofadas. De repente, sem querer, acertam um
vaso. Ele cai e quebra. Preocupada, Ana diz:
-
E agora? O que vamos falar para a mamãe? Ela adorava este vaso!
-
Não sei. – responde Rogério, tremendo de nervosismo.
Quando a mãe chega em casa, eles
dizem ao mesmo tempo:
-
Mamãe, quebraram o seu vasinho de cristal...
12.
Qual teria sido a intenção de Ana e Rogério ao utilizar um sujeito
indeterminado para comunicar à mãe o acontecido?
___________________________________________________________________________________________________________________________
13.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)
Ana, Rogério ( ) verbo
(2)
querer ( ) substantivo simples
(3)vasinho ( ) pronome
(4)
eles ( )
preposição
(5)
para ( ) substantivo próprio
14.
Na frase “Ele cai e quebra”. A
palavra ele pertence a que classe
gramatical? _________________________________________
15.
Quais as classes gramaticais (artigo,
substantivo, verbo, pronome, adjetivo, numeral, preposição, conjunção,
interjeição e advérbio) que aparecem na frase “A Ana quebrou o vaso de sua mãe”:
A______________
Ana _____________________ quebrou ______________
o
__________________ vaso _________________ de _________________
sua
__________________ mãe________________
16. Diga se as frases estão no passado ou
no futuro:
a) Compraram um celular novo.
_______________
b) Comprarão um celular novo.
________________
17. Imagine que Marcelo, chateado, pois
queria mudar o nome das coisas, no entanto, ninguém lhe deu uma resposta
satisfatória. Após o jantar, vai ao seu quarto e escreve em seu diário como se
sente em relação a essa situação.
Querido Diário!
___________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. Corrija a frase: “Se nóis não trabaiá, nóis
não come”.
_________________________________________
_________________________________________
19.
Fale sobre as variações lingüísticas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20. Quais são os
pronomes e como eles são classificados.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa Sorte! J
Nenhum comentário:
Postar um comentário