11 de dezembro de 2009

Exercícios sobre Classes gramaticais e variações linguísticas

Atividade de Língua Portuguesa para o sexto ano

 

01. O que você entende por crase?  Qual é o acento indicador da crase? _________________________

_______________________________________________________________________

 02. Assinale a alternativa correta:

Quando for ____ Bahia, quero visitar ____ igreja do Bonfim e assistir ____ uma missa para dar cumprimento ____ promessa feita.

a) à, a, a, à                      b) a, à, a, à

c) à, à, a, a                      d) a, a, à, à

 03. A mudança de preposição pode alterar o sentido de uma frase. Explique a diferença de sentido que há entre as frases abaixo.

Muita gente falou de você na festa ontem.

Muita gente falou com você na festa ontem.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 04. Leia o diálogo:

- Pescar é o esporte mais chato do mundo.

- Nós estamos sentados aqui há vinte minutos e não aconteceu nada.

Agora encontre:

a) um artigo _______________________________

b) um numeral _____________________________

c) um pronome ____________________________

d) um substantivo __________________________

e) um adjetivo _____________________________

 

05.  Leia o fragmento do texto “Marcelo, marmelo, martelo” da autora Ruth Rocha.

           Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas:

- Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?

- Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.

- E por que é que não escolheram martelo?

- Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...

- Por que é que não escolheram marmelo?

- Por que marmelo é nome de fruta, menino!

- E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?

a) Retire do texto uma frase que indique discurso direto: ______________________________________

___________________________________________

b) Retire do texto uma frase que indique discurso indireto: _____________________________________

___________________________________________

 

06. Assinale as alternativas em que há vocativo.

(  ) Uma vez, Marcelo cismou com o nome das coisas.

(    ) Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo?

(    ) Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu pai escolhemos.

(    ) Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta...

(    ) Por que marmelo é nome de fruta, menino!

(    ) E fruta não podia se chamar Marcelo, e eu chamar marmelo?

 

07. Transforme o texto “Marcelo, marmelo, martelo” SOMENTE em discurso indireto.    

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

08. Preposição é uma palavra invariável que liga uma palavra a outra estabelecendo uma relação de sentido. Portanto, verifique nas orações abaixo a relação de sentido dada por cada preposição.

(1) Música de Roberto Carlos

(    ) Causa

(2) Vou ficar em casa

(    ) Tempo

(3) Viajaremos de avião

(    ) Destino

(4) Viajei com o meu filho.

(    ) Origem

(5) Votaram contra o projeto.

(    ) Conteúdo

(6) Chegou aos prantos.

(    ) Autoria

(7) Morrer de fome.

(    ) Assunto

(8) Viajaremos em duas horas.

(    ) Lugar

(9) Vou para São Paulo.

(    ) Modo

(10) Falamos sobre música.

(    ) Meio

(11) Somos de Recife.

(    ) Matéria

(12) Cortou o papel com a tesoura.

(    ) Compa-nhia

(13) Enfeitamos a casa para o aniversário.

(    ) Fim ou finalidade

(14) Copo com água.

(    ) Preço

(15) O carro de Vitória.

(    ) Oposição

(16) Comprei um anel de ouro.

(    ) Posse

(17) Vendi meu carro por R$5000,00.

(    ) Instru-mento

 

09. Enumere de acordo com os tipos textuais.

(1) Preditivo                 (2) Dissertativo)

(3) Descritivo                (3) Narrativo

(  ) Se você quiser ficar mais inteligente, compre os chicletes Borrachinha.

(     ) À noite, as duas crianças saíram sozinhas.

(   )A adolescência é um período de muitas mudanças.

(   ) Meu celular novo é branco, grava vídeos e voz, tem TV,

 

10. Fale sobre a onomatopéia e dê exemplos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Assinale a alternativa correta quanto às classes gramaticais da frase “O menino inteligente não veio”.

a) artigo, substantivo, adjetivo,advérbio, verbo.

b) numeral, artigo, substantivo, verbo, advérbio,

c) substantivo, verbo, artigo, advérbio, adjetivo.

d) verbo, preposição, substantivo, artigo, adjetivo.

 

Leia o texto abaixo:

         Ana e Rogério estão na sala de sua casa, realizando uma guerra de almofadas. De repente, sem querer, acertam um vaso. Ele cai e quebra. Preocupada, Ana diz:

- E agora? O que vamos falar para a mamãe? Ela adorava este vaso!

- Não sei. – responde Rogério, tremendo de nervosismo.

          Quando a mãe chega em casa, eles dizem ao mesmo tempo:

- Mamãe, quebraram o seu vasinho de cristal...

 

12. Qual teria sido a intenção de Ana e Rogério ao utilizar um sujeito indeterminado para comunicar à mãe o acontecido?

___________________________________________________________________________________________________________________________

13. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Ana, Rogério   (    ) verbo

(2) querer              (    ) substantivo simples

(3)vasinho             (    ) pronome

(4) eles                   (   ) preposição

(5) para                  (    ) substantivo próprio

 

14. Na frase “Ele cai e quebra”. A palavra ele pertence a que classe gramatical? _________________________________________

 

15.  Quais as classes gramaticais (artigo, substantivo, verbo, pronome, adjetivo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio) que aparecem na frase “A Ana quebrou o vaso de sua mãe”:

A______________ Ana _____________________ quebrou ______________

o __________________ vaso _________________ de _________________

sua __________________ mãe________________

 

16. Diga se as frases estão no passado ou no futuro:

a) Compraram um celular novo. _______________

b) Comprarão um celular novo. ________________

 

17. Imagine que Marcelo, chateado, pois queria mudar o nome das coisas, no entanto, ninguém lhe deu uma resposta satisfatória. Após o jantar, vai ao seu quarto e escreve em seu diário como se sente em relação a essa situação.

Querido Diário! ___________________________    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18.  Corrija a frase: “Se nóis não trabaiá, nóis não come”.

_________________________________________

_________________________________________

  

19.  Fale sobre as variações lingüísticas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

20. Quais são os pronomes e como eles são classificados.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa Sorte!   J


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que leitura profunda faz bem ao cérebro

"Ler é um conjunto de habilidades que literalmente muda ao cérebro."