23 de fevereiro de 2011

Atividades: Formação de palavras


1. Em nosso país, muitas foram as tentativas de substituição de estrangeirismos por neologismos, nem sempre invenções felizes ou bem-aceitas. Veja alguns exemplos:
Neologismos
Estrangeirismos
convescote
pic-nic (piquenique)
balípodo
foot-ball (futebol)
cinesífero
chauffer (chofer)
lucivelo
abat-jour (abajur)
cardápio
menu
a) Desses neologismos, apenas cardápio foi aceito pelos falantes da língua portuguesa. Levante hipóteses: Por que os demais não tiveram aceitação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que é necessário para um neologismo ser incorporado à língua?
__________________________________________________________________________________ c) Todos os falantes da língua podem criar neologismos. Entretanto, o que aconteceria se todo o mundo começasse a inventar palavras?
___________________________________________________________________________________________________________________________

2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura           
b) atraso / embarque / pesca              
c) o jota / o sim / o tropeço                                            d) entrega / estupidez / sobreviver             
e) antepor / exportação / sanguessuga

 A primeira vista poderia considerarmos as alternativas A e C como corretas, no entanto, se analisarmos com atenção perceberemos que a alternativa C não pode ser assinalada como correta. Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. É correto afirmar que a palavra "aguardente" formou-se por aglutinação? Justifique.
__________________________________________________________________________________
4. (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?     
a) desagradável - complemente           
b) vaga-lume - pé-de-cabra      
c) encruzilhada - estremeceu  
d) supersticiosa - valiosas                     
e) desatarraxou - estremeceu
     
5. (EPCAR) Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
      (   ) aguardente     1) justaposição
      (   ) casamento      2) aglutinação
      (   ) portuário         3) parassíntese
      (   ) pontapé          4) derivação sufixal
      (   ) os contras      5) derivação imprópria
      (   ) submarino      6) derivação prefixal
      (   ) hipótese
a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1       b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6     
c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6       d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6       
e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6

 6. Diga se as palavras abaixo se formaram pelo processo de composição por justaposição ou por composição por aglutinação:
a) embora: _______________________________
b) petróleo: _______________________________
c) girassol: _______________________________
d) pé-de-moleque: _________________________

7. ESCLARECER é formado por derivação ______
_______________, ES é ______________, CLAR é _______________ e ECER é _______________. 

Leia o poema “Neologismo” de Manuel Bandeira:
“Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:Teadoro, Teodora”.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. RJ: J. Olympio, 1970)

8. O título do poema é “Neologismo”.
a) O que quer dizer essa palavra?
___________________________________________________________________________________________________________________________ b) Que palavra do poema justifica esse título?
________________________________________

9. Onomatopéia é __________________________
_________________________________________

10. A exemplo do poeta Manuel Bandeira, crie um pequeno poema, empregando uma ou mais palavras inventadas por você.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)