30 de junho de 2012

Exercícios de Formação de Palavras II

Exercícios de Formação de Palavras II

1. O sufixo destacado em “organizador” tem o mesmo valor semântico que o presente em:
a) confidência;
b) outonal;
c) pedinte;
d) refeitório;
e) brasileiro

2.A alternativa em que todos os sufixos têm, fundamentalmente, o mesmo valor que o sufixo presente no substantivo percursionista é:
a) barbeiro, bancário, cantor;
b) estudante, formigueiro, vestiário;
c) jogador, noticiário, pedinte.
d) cinzeiro, poetastro, colaborador;
e) operário, fazendeiro, budismo;

3. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:
a) sensibilidade – delicadeza – docemente
b) decoração – bronzeado – selvagem
c) franqueza – doçura – ferocidade
d) sentimento – rapidamente – majestosa
e) dourado – vegetação – beleza

4. Assinale o vocábulo cujo prefixo é semanticamente diferente do de “intocável”:
a) afônico
b) ilegal
c) desconfortável
d) anônimo
e)imigrante

5. Aponte a opção em que aparece o mesmo prefixo existente na palavra “impunidade”, tendo ele o mesmo significado:
a) inevitável
b) invadindo
c) influência
d) inicialmente
e) incluindo

6. Numero a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda, pelo significado do prefixo. A seguir, assinale a resposta correta:
1) desesperança   (  ) repetição
2) contramarcha  (   ) oposição
3) redobra            (   ) privação, negação
4) influir                    (   ) passar além de
5) translúcido      (   ) movimento para dentro

a) 3-5-2-1-4
b) 2-3-4-5-1
c) 3-2-1-5-4
d) 4-3-2-1-5
e) 5-4-3-1-2

7. Assinale a opção em que os prefixos têm o mesmo significado:
a) contradizer – antídoto
b) desfolhar – epiderme
c) decapitar – homicídio
d) supercílio – acéfalo
e) semimorto – perianto.

8. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos apresentam valor semântico idêntico ao dos sufixos de “empreendedor” e “riqueza”, respectivamente.
a) estudante / ancaradouro
b) dormitório / inabilidade
c) brasileiro / folhagem
d) professor / artista
e) faxineiro / doçura

9. Considerando o valor dos sufixos, assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação semântica existente entre “elaborar” /  “elaboração”.
a) criar / criativo.
b) navegar / navegante
c) lavar/ lavatório
d) cobrar / cobrança
e) quebrar / quebradiço

10. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.
a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal
b) Seja – A – desinência modo-temporal
c) Maneira – A – desinência de gênero.
d) Informe – IN – prefixo.
e) Pode – E – vogal temática.

11. Assinale o vocábulo cujo elemento mórfico destacado não corresponde à classificação do “a” de “pequena”.
a) perfumados
b) violenta
c) louca
d) criança
e) formosa

12. Na palavra “espantoso”, o sufixo OSO acrescenta ao radical o valor semântica de aquilo que prova ou produz. Assinale a palavra cujo sufixo tem este mesmo significado:
a) apetitoso
b) medroso
c) venenoso
d) vaidoso
e) gostoso

13.  Assinalar a alternativa que registro a palavra que tem sufixo formador de advérbio:
a) Desesperança
b) Pessimismo
c) Empobrecimento
d) Extremamente
e) Sociedade

14. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) Perfeitamente – varrendo
b) Provavelmente – erro
c) Lentamente – explicação
d) Atrevimento – ignorância
e) Proveniente – furtado

15. Assinale a opção em que há erro na identificação do processo de formação de palavra em destaque:
a) semeador – derivação sufixal
b) inimiga – derivação prefixal
c) funerária – hibridismo
d) enterro – derivação regressiva
e) turma-moenda – composição por justaposição

16. Dentre as palavras abaixo, assinale a única que destoa das demais quanto ao seu processo de formação:

a) dose
b) força
c) marca
d) alegria
e) sonho

GABARITO

1. C
2. A
3. C
4. E
5. A
6. C
7. A
8. E
9. D
10. C
11. D
12. A
13. D
14. C
15. C
16. D

Fonte: Online (autor não localizado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)