7 de setembro de 2012

Lista de exercícios: Formação de palavras

 

 

logotipo escola4logotipo escola4ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ BOITEUX

Rua Marechal Câmara, 182, Estreito, Florianópolis, SC.

Professora: Rosane Hart       Disciplina: Português

Nome: ____________________________________________________ Turma: _______ Data: _______

Conteúdo: formação de palavras

01. Correlacione:            1. Composição por Justaposição   -   2. Composição por Aglutinação

01. (  ) pau-de-arara

02. (  ) planalto

03. (  ) arco-íris

04. (  ) vaivém

05. (  ) mestre-sala

06. (  ) vinagre

07. (  ) couve-flor

08. (  ) passatempo

09. (  ) auriverde

10. (  ) pernalta

11. (  ) guarda-marinha

12. (  ) pernilongo

13. (  ) pontapé

14. (  ) caneta-tinteiro

15. (  ) agrícola

 

 

02. Correlacione as derivações, sendo:   1. Prefixal   -  2. Sufixal   -  3. Prefixal e Sufixal   -    4. Parassintética

01. (  ) transpor

02. (  ) sufixal

03. (  ) endurecer

04. (  ) malandragem

05. (  ) bilabial

06. (  ) entardecer

07. (  ) estupidez

08. (  ) abster

09. (  ) adjunto

10. (  ) tristeza

11. (  ) fervoroso

12. (  ) enforcar

13. (  ) deslealdade

14. (  ) romano

15. (  ) desigualdade

 

 

GABARITO – Exercício nº 01

1. (1)

2. (2)

3. (1)

4. (1)

5. (1)

6. (2)

7. (1)

8. (1)

9. (2)

10. (2)

11. (1)

12. (2)

13. (1)

14. (1)

15. (2)

 

 

GABARITO – Exercício nº 02

1. (1)

2. (3)

3. (4)

4. (2)

5. (4)

6. (4)

7. (2)

8. (1)

9. (1)

10. (2)

11. (2)

12. (4)

13. (3)

14. (2)

15. (3)

 

3. Encontra-se escrito, em um dos muros de Goiânia, o seguinte grafite:

“I love you como ninguém loveu.”

Da forma como está grafado, o termo loveu não pertence à estrutura da língua inglesa nem à da língua portuguesa. Explique, então, através de que mecanismos esta construção se tornou possível.

 

2. Considere o processo de formação das palavras amarelar e  avermelhar  e assinale a alternativa correta:
(     ) Ambas foram formadas por derivação prefixal.
(     ) Ambas foram formadas por derivação sufixal.
(     ) Ambas foram formadas por parassíntese.
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por parassíntese.
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por derivação prefixal.

3. Leia os versos abaixo e assinale a alternativa correta:

“A vida é combate
Que os fracos abate
E os fortes e bravos
Só pode exaltar.”
Gonçalves Dias

As palavras destacadas formaram-se, respectivamente, por:
(     ) derivação prefixal e derivação sufixal.
(     ) derivação regressiva e derivação imprópria.
(     ) composição por justaposição e derivação imprópria.
(     ) derivação prefixal e derivação regressiva.

4.  Uma pessoa, referindo-se a uma característica da cidade em que nasceu, disse o seguinte:
“Onde nasci, todos os moradores usam um sistema moderníssimo de comunicação: o telefone molecular. Lá, quando a gente quer se comunicar com alguém, chama um moleque e ele rapidinho leva o recado.”
Esse falante faz uma brincadeira baseada numa palavra criada por analogia (isto é, semelhança de forma) com outra palavra de mesmo campo de significação.
a. Transcreva do texto essa palavra.

b. Explique por que a primeira frase, se considerada isoladamente, induz o leitor a pensar que o sistema seja realmente moderno.

c. Que elementos estruturais formam a palavra em questão?

d.  Em que outro vocábulo do idioma baseou-se a criação da palavra referida no item a? Como você chegou a essa conclusão?

5. Indique se as palavras destacadas são formadas por derivação ou por composição. Diga, também, a palavra ( ou palavras) a partir da qual ( ou das quais) se formou a palavra destacada.

Modelo: “Montarei em burro brabo
             Subirei no pau-de-sebo.” (Manuel Bandeira)
R: pau-de-sebo = composição por justaposição  ( pau + de + sebo)

a. “ Ouro Preto, a se desprender
      da sua história e circunstância
      é agora ser de  beleza.” (Carlos Drummond de Andrade)

b. “ Os  cavalinhos correndo,
      E nós, cavalões, comendo...
      O Brasil politicando,
      Nossa! A poesia morrendo...” (Manuel Bandeira)

 

 

 

Exercícios de Formação de Palavras II

 

1. O sufixo destacado em “organizador” tem o mesmo valor semântico que o presente em:

a) confidência;

b) outonal;

c) pedinte;

d) refeitório;

e) brasileiro

 

2.A alternativa em que todos os sufixos têm, fundamentalmente, o mesmo valor que o sufixo presente no substantivo percursionista é:

a) barbeiro, bancário, cantor;

b) estudante, formigueiro, vestiário;

c) jogador, noticiário, pedinte.

d) cinzeiro, poetastro, colaborador;

e) operário, fazendeiro, budismo;

 

3. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:

a) sensibilidade – delicadeza – docemente

b) decoração – bronzeado – selvagem

c) franqueza – doçura – ferocidade

d) sentimento – rapidamente – majestosa

e) dourado – vegetação – beleza

 

4. Assinale o vocábulo cujo prefixo é semanticamente diferente do de “intocável”:

a) afônico

b) ilegal

c) desconfortável

d) anônimo

e)imigrante

 

5. Aponte a opção em que aparece o mesmo prefixo existente na palavra “impunidade”, tendo ele o mesmo significado:

a) inevitável

b) invadindo

c) influência

d) inicialmente

e) incluindo

 

6. Numero a coluna da direita, relacionando-a com a da esquerda, pelo significado do prefixo. A seguir, assinale a resposta correta:

1) desesperança   (  ) repetição

2) contramarcha  (   ) oposição

3) redobra            (   ) privação, negação

4) influir                    (   ) passar além de

5) translúcido      (   ) movimento para dentro

 

a) 3-5-2-1-4

b) 2-3-4-5-1

c) 3-2-1-5-4

d) 4-3-2-1-5

e) 5-4-3-1-2

 

7. Assinale a opção em que os prefixos têm o mesmo significado:

a) contradizer – antídoto

b) desfolhar – epiderme

c) decapitar – homicídio

d) supercílio – acéfalo

e) semimorto – perianto.

 

8. Assinale o par de vocábulos cujos sufixos apresentam valor semântico idêntico ao dos sufixos de “empreendedor” e “riqueza”, respectivamente.

a) estudante / ancaradouro

b) dormitório / inabilidade

c) brasileiro / folhagem

d) professor / artista

e) faxineiro / doçura

 

9. Considerando o valor dos sufixos, assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação semântica existente entre “elaborar” /  “elaboração”.

a) criar / criativo.

b) navegar / navegante

c) lavar/ lavatório

d) cobrar / cobrança

e) quebrar / quebradiço

 

10. Assinale a opção em que se caracterizou erroneamente o elemento mórfico em destaque.

a) Ameaçam – M – desinência número-pessoal

b) Seja – A – desinência modo-temporal

c) Maneira – A – desinência de gênero.

d) Informe – IN – prefixo.

e) Pode – E – vogal temática.

 

11. Assinale o vocábulo cujo elemento mórfico destacado não corresponde à classificação do “a” de “pequena”.

a) perfumados

b) violenta

c) louca

d) criança

e) formosa

 

12. Na palavra “espantoso”, o sufixo OSO acrescenta ao radical o valor semântica de aquilo que prova ou produz. Assinale a palavra cujo sufixo tem este mesmo significado:

a) apetitoso

b) medroso

c) venenoso

d) vaidoso

e) gostoso

 

13.  Assinalar a alternativa que registro a palavra que tem sufixo formador de advérbio:

a) Desesperança

b) Pessimismo

c) Empobrecimento

d) Extremamente

e) Sociedade

 

14. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:

a) Perfeitamente – varrendo

b) Provavelmente – erro

c) Lentamente – explicação

d) Atrevimento – ignorância

e) Proveniente – furtado

 

15. Assinale a opção em que há erro na identificação do processo de formação de palavra em destaque:

a) semeador – derivação sufixal

b) inimiga – derivação prefixal

c) funerária – hibridismo

d) enterro – derivação regressiva

e) turma-moenda – composição por justaposição

 

16. Dentre as palavras abaixo, assinale a única que destoa das demais quanto ao seu processo de formação:

 

a) dose

b) força

c) marca

d) alegria

e) sonho

 

GABARITO

 

1. C

2. A

3. C

4. E

5. A

6. C

7. A

8. E

9. D

10. C

11. D

12. A

13. D

14. C

15. C

16. D

 

 

1. Encontra-se escrito, em um dos muros de Goiânia, o seguinte grafite:

“I love you como ninguém loveu.”

Da forma como está grafado, o termo loveu não pertence à estrutura da língua inglesa nem à da língua portuguesa. Explique, então, através de que mecanismos esta construção se tornou possível.

 

2. Considere o processo de formação das palavras amarelar e  avermelhar  e assinale a alternativa correta:
(     ) Ambas foram formadas por derivação prefixal.
(     ) Ambas foram formadas por derivação sufixal.
(     ) Ambas foram formadas por parassíntese.
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por parassíntese.
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por derivação prefixal.

3. Leia os versos abaixo e assinale a alternativa correta:

“A vida é combate
Que os fracos abate
E os fortes e bravos
Só pode exaltar.”
Gonçalves Dias

As palavras destacadas formaram-se, respectivamente, por:
(     ) derivação prefixal e derivação sufixal.
(     ) derivação regressiva e derivação imprópria.
(     ) composição por justaposição e derivação imprópria.
(     ) derivação prefixal e derivação regressiva.

4.  Uma pessoa, referindo-se a uma característica da cidade em que nasceu, disse o seguinte:
“Onde nasci, todos os moradores usam um sistema moderníssimo de comunicação: o telefone molecular. Lá, quando a gente quer se comunicar com alguém, chama um moleque e ele rapidinho leva o recado.”
Esse falante faz uma brincadeira baseada numa palavra criada por analogia (isto é, semelhança de forma) com outra palavra de mesmo campo de significação.
a. Transcreva do texto essa palavra.

b. Explique por que a primeira frase, se considerada isoladamente, induz o leitor a pensar que o sistema seja realmente moderno.

c. Que elementos estruturais formam a palavra em questão?

d.  Em que outro vocábulo do idioma baseou-se a criação da palavra referida no item a? Como você chegou a essa conclusão?

5. Indique se as palavras destacadas são formadas por derivação ou por composição. Diga, também, a palavra ( ou palavras) a partir da qual ( ou das quais) se formou a palavra destacada.

Modelo: “Montarei em burro brabo
             Subirei no pau-de-sebo.” (Manuel Bandeira)
R: pau-de-sebo = composição por justaposição  ( pau + de + sebo)

a. “ Ouro Preto, a se desprender
      da sua história e circunstância
      é agora ser de  beleza.” (Carlos Drummond de Andrade)

b. “ Os  cavalinhos correndo,
      E nós, cavalões, comendo...
      O Brasil politicando,
      Nossa! A poesia morrendo...” (Manuel Bandeira)


As atividades acima são uma coletânea de diversas atividades coletadas na internet.

Fonte: Internet.

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A importância da leitura

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