15 de fevereiro de 2013

Planejamento anual de Língua portuguesa, 2013, para o Ensino Fundamental (SC)



ESTADO DE SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Educação Básica e Profissional

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ BOITEUX
Rua Marechal Câmara, 182,
Bairro Estreito, Florianópolis, SC.


















ORIENTAÇÃO CURRICULAR
COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica
Séries finais do Ensino Fundamental
Área de conhecimento: Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa









Professora: Rosane Hart
Turmas: 6º e 7º ano e 8ª série



Florianópolis
2013
ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica[1]


8ª Serie

1. LEITURA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
1.1 Gêneros textuais:
Paródia, poema, teatro (narrar).
Reportagem, diário (relatar).
Normas e leis (instruir).
Artigo de opinião, carta de solicitação/reclamação (argumentar).
Artigo científico, paper, projeto, formulário, currículo (expor).
Crônica, variedades jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial, gêneros líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
1.2 Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.

2. ANÁLISE LINGUÍSTICO- DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Figuras de linguagem
2.4 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal (sujeito) e no sintagma verbal (predicado).

7º Ano

1. LEITURA e PRODUÇÃO ESCRITA
1.1 Gêneros textuais
Lenda e narrativa de aventura (narrar).
Autobiografia (relatar).
Manual de instrução (instruir).
Propaganda comercial (argumentar).
Itinerário turístico e sinopse (expor).
1.2 Outros gêneros textuais
Crônica, diário, bilhete, convite, carta pessoa, email, cartas formais, folhetos, fôlderes, cartaz, entrevista, gêneros de opinião, editorial, poesia, poema, resumo, roteiros, relatório etc.
1.3 Tipologia textual
Descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
2. ANÁLISELINGÜÍSTICO-DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal (pronome, substantivo) e no sintagma verbal (verbos no infinitivo, pretérito perfeito e imperfeito do indicativo), pontuação e acentuação gráfica.



6º Ano

Língua
Dialogia
Gênero
Texto/Discurso
Textualidade
Coesão/Coerência
Intertextualidade/Interdiscursividade
Polissemia/Polifonia
Gêneros textuais: biografia e autobiografia, relatos, conto, histórias da tradição oral, contos de fadas e o conto maravilhoso, mitos e lendas, narrativa fantástica, fábulas, matéria jornalística, histórias em quadrinhos, tirinhas em HQ, notícia, reportagem, propaganda, publicidade etc.
- Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.


[1] Documento preliminar ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica (2012) para os anos finais do Ensino Fundamental, grade curricular de 9 anos. Área de linguagens. Disciplina de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)