Secretaria de Estado da
Educação
Diretoria de Educação Básica e
Profissional
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ
BOITEUX
Rua Marechal Câmara, 182,
Bairro Estreito, Florianópolis, SC.
ORIENTAÇÃO CURRICULAR
COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação
Básica
Séries finais do Ensino Fundamental
Área de conhecimento: Linguagens
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Rosane Hart
Turmas: 6º e 7º ano e 8ª série
Florianópolis
2013
ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica[1]
8ª Serie
1. LEITURA E PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
1.1 Gêneros
textuais:
Paródia, poema, teatro (narrar).
Reportagem, diário (relatar).
Normas e leis (instruir).
Artigo de opinião,
carta de solicitação/reclamação (argumentar).
Artigo científico, paper,
projeto, formulário, currículo (expor).
Crônica, variedades
jornalísticas, crítica, entrevista, gêneros de opinião, editorial, gêneros
líricos, resumo, gêneros dramáticos, roteiros etc.
1.2 Tipologia textual: descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva,
narrativa, informativa etc.
2. ANÁLISE LINGUÍSTICO- DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e
linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Figuras de linguagem
2.4 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal
(sujeito) e no sintagma verbal (predicado).
7º Ano
1. LEITURA e PRODUÇÃO ESCRITA
1.1 Gêneros textuais
Lenda e narrativa de
aventura (narrar).
Autobiografia (relatar).
Manual de instrução (instruir).
Propaganda comercial (argumentar).
Itinerário turístico e
sinopse (expor).
1.2
Outros gêneros textuais
Crônica, diário, bilhete, convite, carta pessoa,
email, cartas formais, folhetos, fôlderes, cartaz, entrevista, gêneros de
opinião, editorial, poesia, poema, resumo, roteiros, relatório etc.
1.3 Tipologia textual
Descritiva, dissertativa,
argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa, informativa etc.
2. ANÁLISELINGÜÍSTICO-DISCURSIVA:
2.1 Condições de produção.
2.2 Reflexão sobre os elementos gramaticais e
linguísticos (estilísticos) relacionados aos textos.
2.3 Coesão e coerência:
Ênfase no sintagma nominal (pronome, substantivo)
e no sintagma verbal (verbos no infinitivo, pretérito perfeito e imperfeito do
indicativo), pontuação e acentuação gráfica.
6º Ano
Língua
Dialogia
Gênero
Texto/Discurso
Textualidade
Coesão/Coerência
Intertextualidade/Interdiscursividade
Polissemia/Polifonia
Gêneros textuais:
biografia e autobiografia, relatos, conto, histórias da tradição oral, contos
de fadas e o conto maravilhoso, mitos e lendas, narrativa fantástica, fábulas,
matéria jornalística, histórias em quadrinhos, tirinhas em HQ, notícia,
reportagem, propaganda, publicidade etc.
- Tipologia textual:
descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva, preditiva, narrativa,
informativa etc.
[1] Documento preliminar ORIENTAÇÃO CURRICULAR COM FOCO NO QUE
ENSINAR:
Conceitos e conteúdos para a Educação Básica
(2012) para os anos finais do
Ensino Fundamental, grade curricular de 9 anos. Área de linguagens. Disciplina
de Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário