16 de setembro de 2015

Apresentação do artigo: "Um diálogo (im)possível: Jorge Amado, Noêmia Mourão e as três mulheres" no Seminário (Internacional e Nacional) Mulher e Literatura em Caxias do Sul (RS)

 




Um diálogo (im)possível: Jorge Amado, Noêmia Mourão e as três mulheres 

Rosane Hart (UFSC) 

O escritor Jorge Amado recolheu-se em um (auto)exílio em 1941 (Buenos Aires) e 1942 (Montevidéu) deixando o período marcado por mais de 1400 páginas de documentos. Este acervo, carinhosamente chamado de “A mala de Jorge Amado”, foi doado em 2011, pela professora Leonor Scliar Cabral ao Núcleo de Literatura e Memória (Nulime) da Universidade Federal de Santa Catarina sob a tutela da professora Dr. Tânia de Oliveira Ramos. Este ensaio contempla dois documentos inéditos do acervo. O primeiro, catalogado sob o número 150, uma poesia datilografada com o título de “Rimance das três camponezas”, de autoria de Jorge Amado. O documento apresenta a história de três mulheres atravessadas pelo tempo e por uma sociedade patriarcal. O segundo, uma fotografia de uma pintura “Mulheres com leque” (Técnica mista, 67 x 50 cm.), datada de 1941, da artista paulista Noêmia Mourão Moacyr (1912-1992), apresenta três jovens vestidas para uma festa. Apresentam-se dois objetos de autorias diferentes que dividiram o mesmo espaço - físico e histórico - e estabeleceram um diálogo silencioso sobre a condição feminina em uma sociedade machista e patriarcal. Cotejam-se a condição das moças de família e das camponesas. As primeiras, cuja sexualidade era controlada pelos homens da elite para que fizessem um casamento apropriado ao seu status social; e as outras, eram com quem estes “homens da elite” se deleitavam. Portanto, ao estabelecer uma rota para cada documento e segui-la é possível ver-se o dilaceramento da própria poesia feita por Jorge Amado. Não só as personagens veem o tempo agindo sobre a forma de seus corpos como também a própria poesia de Jorge Amado que vai se transformando.

Fonte: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/Caderno-de-Resumos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)