A Reforma do ensino Médio está dando o que falar, principalmente pela forma que foi implementada e pelos retrocessos que pretende resgatar.
Contudo ela não atinge somente o Ensino Médio. Há mudanças que atingem também o Ensino Fundamental: 1. É obrigatório a oferta da disciplina de Educação Física, contudo ela passa a ser optativa para o aluno. Ou seja, o aluno participa se quiser. Mas na prática como a escola atenderá essa peculiaridade? 2. A Língua estrangeira obrigatória passará a ser o Inglês. Podendo as escolas implementar uma segunda língua optativa para os alunos, preferencialmente, o espanhol.
Vejamos na prática do Ensino em SC como acontece. Há muitas escolas que a língua estrangeira é alemão, italiano, espanhol ou outra. E para se ter uma segunda língua como optativa é preciso que tenho profissional habilitado na área e que faça um projeto pleiteando a implementação. O parecer na maioria das vezes é negativo, pois entende-se que haverá mais despesas.
Como ficarão municípios como Itapiranga,São João do Oeste, Tunápolis, Joinville, Blumenau e outras que tem como língua estrangeira o alemão? 3. A distribuição dos recursos para a escolas que participarem do ensino médio integral. Há ressalvas quanto ao repasse às escolas e a distribuição dos recursos oriundos do FNDE..
No link abaixo leia a MP na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário