Veja a seguir a definição de sequência didática.
O que são sequências didáticas?
Sequência
didática, de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “é um
conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno
de um gênero textual oral ou escrito”. Dessa forma, uma sequência didática objetiva
ajudar aos alunos a melhor se apropriarem de um gênero.
Uma sequência didática pode ser
representada conforme esquema proposto pelos autores citados
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na
escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras,
2004, p. 95-128.
Para facilitar meu trabalho criei um modelo de sequência didática para utilizar:
Exemplo 1:
E.E.B José Boiteux
Rua Marechal Câmara, 182, Bairro Estreito,
Florianópolis (SC)
|
|
Disciplina:
Português
|
|
Professor(a):
|
|
Serie:
|
Turma:
|
Data
de início:
Data
de término:
|
Número
de aulas:
|
Tema
|
|
Conteúdos abordados:
|
|
Objetivos (competências/habilidades/descritores)
|
|
Desenvolvimento:
|
|
Aula
1
|
|
Aula
2
|
|
Aula
X
|
|
Atividade final /Avaliação
|
|
Referências
|
|
Observações:
|
Exemplo 2:
Sequência didática: Chapeuzinho Vermelho e seus intertextos
Exemplo 3: desenvolvido pela E.M Dom Bosco da cidade de Pará de Minas, Minas Gerais.
Como vimos a organização/apresentação da sequência didática pode variar. Contudo, o importante é que haja o encadeamento de passos ou das etapas ligadas entre si para que o processo de aprendizagem possa ser mais eficiente.
No link a seguir há mais explicações sobre o que é uma sequência didática:
AULA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário