18 de setembro de 2018

A família está em risco!

Modelo de família!!!
Moro em Florianópolis há 17 anos, antes disso morei por anos em uma pequena cidade no extremo oeste de Santa Catarina.
E cotejando discursos com práticas de vida tenho refletido muito sobre isso. Principalmente, vendo o posicionamento de algumas pessoas.
Logicamente a forma que cada um decide levar a sua vida é algo que não me cabe, tampouco me interessa.
Por ora desconheço alguma família perfeita.
Por isso é preciso refletir sobre os "modelos de família".
Tenho visto tanta gente da nossa cidade defendendo a família que me esforcei pra tentar entender porque fiquei confusa. Que família defendem? Uma em que o homem bebe, vai pra zona, bate na esposa e a esposa convive com isso por anos, passando base no rosto e aceitando ser agredida?
Ser diminuída? Ofendida em público, sendo humilhada o tempo todo?
Homem barbado que fica de olho "nas novinhas" inclusive nas amigas da própria filha. Homem zeloso que tem duas famílias? E outros exemplos mais. Concordo que a família esteja em risco.
Na verdade, a família sempre esteve em risco, mas nunca por influências externas, o risco sempre foi pelos seus próprios integrantes: é no seio familiar que ocorrem a maioria dos atos de violência;
A maioria dos feminicídios são praticados por ex-companheiros, a violência contra a mulher e a criança ocorrem também no seio familiar. E é também no seio familiar que ficam a maioria dessas histórias. Por que no Facebook, tá lá a família Doriana (referência a família apresentada na propaganda de margarina).
Discursos hipócritas não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário