15 de setembro de 2019

O que é o gênero discursivo slam?

SLAM 

"Poetry slam (traduzido literalmente do inglês, "batida de poesia") é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original (ou, mais raramente, de outros). Estas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados. Geralmente, as notas vão de zero (a pior) a dez (a melhor). Retiram-se, então, as melhores e as piores notas, mantendo-se apenas as três notas do meio. Dessa forma, a maior nota que uma pessoa pode tirar é trinta, e a menor é zero."
Fonte: Wikimedia (Informação conferida)






"O QUE FAZ A POESIA SLAM SER ÚNICA

Para dar tanto destaque à sonoridade quanto ao significado das palavras, os poemas de slam podem seguir esquemas de métrica e rima, como os clássicos, mas nem sempre é assim: na verdade, não existem regras ou estrutura formal e a liberdade de poder deixar a mente rolar é o que inspira muitos poetas. Durante a interpretação, muitos deles usam o movimento corporal, a diferença no tom de voz, a velocidade da leitura e pausas para adicionar um pouquinho de drama ao que está sendo falado. Isso tudo é para provocar a platéia: já que esse tipo de poesia é performada em competições e são os ouvintes que decidem quem ganha, vale tudo para cativar a reação dos ouvintes. Além disso, os temas de poesia slam, geralmente, são políticos: os artistas costumam abordar temas como raça, classes, gênero e discriminação, mas também tem um espacinho para quem quiser usar a poesia slam pra expressar o romance: no fim das contas, nunca é demais, certo?  "


Leia mais em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/12/20/O-que-s%C3%A3o-slams-e-como-eles-est%C3%A3o-popularizando-a-poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário