Na escola na qual trabalhava tinha aulas de yoga. Por muitas vezes fora convidada pela professora.
Sempre recusava. Como sou uma pessoa elétrica e imaginei que Yoga era uma atividade física muito parada. Minha percepção da yoga, na verdade, era senso comum.
Por fim, decidi fazer uma aula experimental de yoga para relaxar. Imaginei que seria moleza.
Ledo engano.
Não consegui fazer posturas nem torções das mais simples.
Errei. Errei feio.
Percebi que yoga era uma atividade física que ia além da posição de Lótus e fazer meditação.
E, depois da primeira aula, motivada pelas posturas desafiadoras e, também pela sensação boa após à prática, continuei as aulas.
Já se vão alguns anos. Pratico a Hatha Yoga
Hatha yoga é uma das modalidades mais populares de yoga. Com movimentos mais lentos, a prática é projetada para acalmar a mente e ajudar a refletir.
O termo “hatha” é uma palavra sânscrita e significa força.
Cada postura é um desafio. Exigindo muita força, persistência e concentração.
Sendo uma iniciante na modalidade, as posturas foram ao longo dos anos sendo aprimoradas.
Com mais força e equilíbrio.
Força, equilíbrio e persistência.
As torções garantindo mais e mais flexibilidade.
Algumas asanas (posturas) levei anos para conseguir fazer, pois demandam de muitos aspectos.
é um (re)conhecimento e consciência corporal que precisam ser desenvolvidos.
"A Hatha Yoga com as suas práticas promove a união entre corpo e mente. Podemos entender essa união como harmonia e equilíbrio entre corpo e mente. Yoga em seu sentido mais puro, no entanto, tem um objetivo muito maior: a união da consciência individual do homem e a consciência universal." (Fonte: https://www.greenme.com.br/viver/yoga/61695-hatha-yoga-origem-beneficios-e-principais-posicoes/)
"Os benefícios do Hatha Yoga envolvem a nossa saúde física e mental. Os primeiros benefícios do Hatha yoga afetam o corpo e são bastante evidentes. Na verdade, graças à prática de asanas, nosso corpo torna-se mais flexível, os músculos e articulações gradualmente perdem sua rigidez causada por um estilo de vida sedentário, enquanto os ossos se regeneram graças ao movimento.
A Hatha Yoga ensina o não-julgamento. Na prática, não se deve competir com os outros. Na verdade, a competição tampouco é pessoal, uma vez que os melhores resultados são obtidos sim com empenho, mas sobretudo com a capacidade de entrar na prática de se deixar andar sem ficar muito ancorado ao que você é ou à quem você acredita ser.
A Hatha Yoga também melhora a postura, pode ser benéfica para o alívio da dor, especialmente para aqueles que sofrem de dor nas costas, praticando asanas mais adequadas e tendo um efeito fortemente calmante e relaxante.
Os exercícios de respiração do Hatha Yoga nos ajudam a inspirar e a expirar com mais tranquilidade. Quando a respiração fica mais lenta, a mente se acalma e este é um dos efeitos benéficos da Hatha Yoga e que surpreendente aqueles que a praticam. Na vida cotidiana, parece quase impossível parar por alguns minutos para respirarmos com calma para relaxar o corpo e a mente.
(...)
Haha Yoga: o verdadeiro segredo
Finalmente, aqui vai um pequeno segredo: a verdadeira prática da Yoga não acontece quando estamos nos exercitando no tapetinho fazendo as asanas, mas em todas as nossas ações da vida cotidiana. O verdadeiro desafio é, portanto, ser capaz de manter a calma e, ao mesmo tempo ter força para continuar lutando para alcançar nossos objetivos, enquanto enfrentamos a vida cotidiana e nosso tapetinho de ioga está simplesmente nos esperando em casa, enrolado em um canto."
Fonte: https://www.greenme.com.br/viver/yoga/61695-hatha-yoga-origem-beneficios-e-principais-posicoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário