27 de abril de 2025

Oficina de escrita a partir do filme curta metragem "Encontros" (produzido pela Kisa Film)


O curta metragem "Encontros" apresenta uma narrativa visual (sem diálogos), no entanto, 
um filme carregado de significados.
Indicado para trabalhar nos anos finais do EF2 e no Ensino Médio.

De acordo com a BNCC pode-se contemplar as seguintes habilidades:

(EM13LGG102) Analisar as visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando as possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica na realidade.
 
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses, sejam elas visuais, verbais, sonoras ou gestuais.
 
(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem, compreendendo criticamente como elas circulam, se constituem e (re)produzem significados e ideologias.
 
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

Retirado do site: https://planejamentosdeaula.com/explorando-cinema-e-literatura-analise-critica-no-ensino-medio/#gsc.tab=0


 Fonte: "Encounter" adlı Rus yapımı kısa filmin kırpılmamış full hali ile "Özlüyorum Seni" şarkımız sizlerle. Yıllar sonra metroda karşılaşan iki eski sevgilinin hikayesinin anlatıldığı filmde,göz göze geldikleri an, geçmiş yaşanmışlıkları, kırgınlıkları ve pişmanlıkları, sessizce gözleriyle, bakışlarıyla paylaşıyorlar.


O filme possibilita muitas atividades diferenciadas, dentre elas podemos elaborar:

Discussões em grupo: ao finalizar o curta, caso necessário, assistir novamente, haja vista, não haver diálogos e a percepção das emoções retratada nas expressões faciais é muito importante para estabelecer o sentido da narrativa. A atividade pode ser desenvolvida no grande grupo ou em grupos menores, com temas pré-estabelecidos para debate.

 Analisar as personagens: estabelecer as características de cada personagem, identificar motivações, desejos, conflitos internos e a evolução de cada um na narrativa.

A possibilidade de desenvolver uma atividade escrita pode contemplar desde uma interpretação do filme com questionário, uma produção escrita, utilizando-se de gêneros variados: análise crítica, escrita reflexiva, produção de roteiro entre outros gêneros. Também seria muito interessante elaborar algumas questões para reflexão.

Interpretação:

a) Como as personagens são caracterizadas quanto `à personalidade?

b) Quais são as principais temáticas abordadas?

c) A temática abordada no filme, pode ser relacionado com a vida real? Justifique sua resposta.

d) Como as personagens ao longo da trama? Como são no início e como se modificam no decorrer do filme?

e) Qual o problema apresentado no filme? Ele tem solução?

f) O final do filme quebrou sua expectativa? Justifique.

g) Qual é a mensagem principal do filme?

h) Qual a lição que podemos retirar do filme? É possível aplicá-la em nossas vidas?

Obs.: Estas são apenas algumas sugestões de interpretações. 


Para aprofundar sobre a temática do cinema na sala de aula:

LIVRO: 

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática do livro de Marcos Napolitano.

Disponível em: CINEMA - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Para afundar sobre o tema ade Cinema e Educação:

Disponível em:  TEACH WITH MOVIES


Nenhum comentário:

Postar um comentário