9 de dezembro de 2010

Gênero textual: piada - Gramática: pronomes (II)


1. Faça um pequeno texto em que apareçam os seguintes pronomes: eu, minha, dela, todo, ninguém.
Título: ____________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Complete com pronome possessivo adequado as lacunas abaixo, observando a concordância entre o pronome e o substantivo ao qual se refere.
a) Você deve lavar bem as _______ mãos usando água e sabão.
b) _______ pés estão cansados, pois _______ caminhada foi longa.
c) Eu gosto de fazer _______ deveres pela manhã.
d) Quando _______ irmã chegar, você passa a ela o recado?

3. Use um pronome demonstrativo considerando a proximidade dos participantes do discurso (quem fala, quem ouve, de quem se fala).
a)     ______ boneco, que está em minhas mãos, foi feito por mim. (este/esse/aquele)
b)     ______ blusa da vitrine é linda. (esta/essa/aquela)
c)     ______ que está no meu bolso tem um alto valor sentimental. (isto/isso/aquilo)
d)     Gostei __________ camisa que estás vestindo. (esta/essa/aquela)
e)     Você pode me emprestar ______ lápis que está na sua pasta? (este/esse/aquele)
f)      O que é ______ em minhas mãos?! (isto/isso/aquilo)
g)     Quero conhecer ______ bebê que está em seu colo. (este/esse/aquele)

4. Preencha as lacunas empregando os pronomes solicitados.
a) ____ estava pensando em começar uma nova história hoje. (pessoal do caso reto – 1ª pessoa do singular)
b) Quando ____ fomos ao apartamento dele, sua irmã nos convidou para almoçar. (pessoal do caso reto – 1ª pessoa do plural)
c) Aquelas meninas não pensaram que _____ poderiam ficar tristes com a brincadeira. (pessoal do caso reto – 3ª pessoa do plural)
d) O professor resolveu o caso, mas ______ continuaste insistindo? (pessoal do caso reto – 2ª pessoa do singular)
e) Diariamente ______ estudava pelo menos duas horas. (pessoal do caso reto – 1ª pessoa do singular)

5. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário.
a) Ele trouxe o filme que eu lhe havia emprestado.
_______________________________________________
b) Eu não me lembrava mais dessa história.
________________________________________________
c) Ela não quis ir ao cinema comigo.
________________________________________________

6.  Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Debora são muito bonitas. 
__________________________________________________
b) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá. 
___________________________________________________
c) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete. 
___________________________________________________
d) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte. 
___________________________________________________

7) O pronome indefinido nada significa “nenhuma coisa”. Entretanto, em qual das frases a seguir o pronome ganha o sentido de “alguma coisa”?  
a) Ele não estuda nada, não sabe nada. 
b) Você não tem nada para me dizer sobre isso?
c) Eles não entenderam nada do livro.

8. Circule nas frases abaixo somente as palavras que são pronomes:
a) Meu coração morre de paixão por você.
b) O livro não está comigo. Emprestei-o para minha prima.
c) Nós não nos responsabilizamos pelas coisas deles.
d) Eu e meus amigos vamos a sua casa.

9. Leia esta piada:
O professor pergunta ao Pedro:
- Diga ao menos quantos ossos tem o crânio humano.
- Não me recordo, professor, mas tenho-os todos na minha cabeça...
a) A que o pronome os se refere? _____________________
b) Retire os pronomes que aparecem na piada.____________
__________________________________________________

10. Complete as lacunas empregando um dos pronomes pessoais, do caso reto ou do caso oblíquo, apresentados entre os parênteses.
a) Espero encontrar um bom livro para _____ ler. (eu/mim)
b) Reservamos um lugar para _____ no cinema. (tu/ti)
c) Não vá à praia sem _____. (eu/mim)
d) Fazer esse trabalho é fácil para _______. (eu/mim)
a)     Para _____ fazer o bolo, preciso de trigo, açúcar, ovos e outros ingredientes. (eu/mim)
   Boa sorte !  !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)