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ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ BOITEUX
Rua
Marechal Câmara, 182, Estreito, Florianópolis, SC.
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(Re)fazendo
Histórias...
Rosane Hart[1]
As únicas pessoas que realmente mudaram a história
foram os que mudaram o pensamento dos homens a
1.
APRESENTAÇÃO
Ao observamos a Educação no momento atual, nos
parece que não estamos evoluindo. De acordo com o ranqueamento do PISA,
ocupamos a 55ª posição no ranking de leitura. Nas Ciências ocupamos a 59ª
posição e em Matemática estamos na 58ª posição. Contudo, ao analisarmos
historicamente a universalização do ensino, a escola gratuita (laica) para
todos foi instituída por volta de 1930. Em oito décadas o Estado tem garantido
o acesso. Agora precisamos de qualidade.
2.
PÚBLICO
Professores da E.E.B. José Boiteux
3.
DURAÇÃO
Três horas
4.
OBJETIVOS
Geral
Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem
na Escola de Educação Básica José Boiteux através dos resultados das avaliações
institucionais.
Específicos
- Analisar os resultados obtidos através nas
avaliações institucionais;
- Conhecer os descritores de Língua Portuguesa e
Matemática;
- Relacionar projetos/atitudes de intervenção para
melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.
5.
CONTEÚDOS
Conceituais
História da Educação; Descritores de Língua
Portuguesa e Matemática; Prova Brasil e IDEB.
Procedimentais
- analisar os dados obtidos pela escola nas últimas avaliações;
- Traçar estratégias para melhorias nos processos de
ensino e aprendizagem.
Atitudinais
- Perceber a importância que cada professor(a)
desempenha no êxito do processo educativo.
6.
SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Etapa
I – 30 minutos
Através de uma atividade de autoanálise perceber
como nos constituímos primeiro como alunos e hoje, como professores.
Etapa
II – 1 hora e 30 minutos
Utilizando-se de gráficos e dos dados obtidos pela
EEB José Boiteux nas avaliações
institucionais desde 2005, procuraremos traçar a realidade educacional de nossa
unidade escolar. Traçando metas e percebendo a importância de cada professor(a)
na efetivação de que o processo de ensino e aprendizagem tenha êxito.
Etapa
III – 1 hora
Desenvolvimento de uma oficina com a utilização da
Teoria dos gêneros textuais e tipologia textual e a aplicabilidade em todas as
disciplinas.
7.
AVALIAÇÃO
Ao final do encontro, teremos alguns minutos para
avaliarmos as atividades desenvolvidas.
8.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Folhas de ofício, canetas, tesoura, jornal,
projetor.
9.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de
estética: a teoria do
romance. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Unesp-Hucitec, 1988.
______. Estética da criação verbal.
Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,
2000.
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Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais. (1º e 2º
ciclos do ensino fundamental). Brasília:
MEC, 1997.
BRITTO,
Luiz Percival Silva Leme. A sombra do
caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, São Paulo: ALB:
Mercado das Letras, 1997. (Coleção Leituras
no Brasil)
DAHLET,
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(SP): USP, 1994, p.78‐95. Disponível
em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/2526/4595>. Acesso em:
15 Dez. 2014.
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DIADORIM: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. n. 6. Rio de Janeiro:
UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e
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RODRIGUES,
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Maringá, 2009, p. 2010-2019.
______
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Florianópolis, Jornal n 3, 1990.
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Acesso em: 10 abril de 2015.
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Dermeval. Escola e democracia: teorias
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d. Campinas: Autores Associados, 2005.
[1] Doutoranda
em Literaturas (UFSC). Mestrado em Literatura Brasileira (UFSC, 2008).
Letras/Inglês (UNISUL, 2005). Letras Português/Alemão (UNOESC, 2001).
Pesquisadora nas áreas de: Processos de Aquisição de leitura; Processamento de
textos e Currículo escolar. Professora da Rede Estadual desde 1997. Currículo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1566415319894352

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