1 de maio de 2015

"(Re)fazendo Histórias..." formação continuada com professores da EEB José Boiteux


(Re)fazendo Histórias...
Rosane Hart[1]
    As únicas pessoas que realmente mudaram a história 
foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.

1. APRESENTAÇÃO
Ao observamos a Educação no momento atual, nos parece que não estamos evoluindo. De acordo com o ranqueamento do PISA, ocupamos a 55ª posição no ranking de leitura. Nas Ciências ocupamos a 59ª posição e em Matemática estamos na 58ª posição. Contudo, ao analisarmos historicamente a universalização do ensino, a escola gratuita (laica) para todos foi instituída por volta de 1930. Em oito décadas o Estado tem garantido o acesso. Agora precisamos de qualidade.
2. PÚBLICO
Professores da E.E.B. José Boiteux
3. DURAÇÃO
Três horas
4. OBJETIVOS
Geral
Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na Escola de Educação Básica José Boiteux através dos resultados das avaliações institucionais.
Específicos
- Analisar os resultados obtidos através nas avaliações institucionais;
- Conhecer os descritores de Língua Portuguesa e Matemática;
- Relacionar projetos/atitudes de intervenção para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.
5. CONTEÚDOS
 Conceituais
História da Educação; Descritores de Língua Portuguesa e Matemática; Prova Brasil e IDEB.
Procedimentais
- analisar os dados obtidos pela escola nas últimas avaliações;
- Traçar estratégias para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.
Atitudinais
- Perceber a importância que cada professor(a) desempenha no êxito do processo educativo.
6. SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Etapa I – 30 minutos
Através de uma atividade de autoanálise perceber como nos constituímos primeiro como alunos e hoje, como professores.
Etapa II – 1 hora e 30 minutos
Utilizando-se de gráficos e dos dados obtidos pela EEB José Boiteux nas  avaliações institucionais desde 2005, procuraremos traçar a realidade educacional de nossa unidade escolar. Traçando metas e percebendo a importância de cada professor(a) na efetivação de que o processo de ensino e aprendizagem tenha êxito.
Etapa III – 1 hora
Desenvolvimento de uma oficina com a utilização da Teoria dos gêneros textuais e tipologia textual e a aplicabilidade em todas as disciplinas.
7. AVALIAÇÃO
Ao final do encontro, teremos alguns minutos para avaliarmos as atividades desenvolvidas.
8. RECURSOS NECESSÁRIOS
Folhas de ofício, canetas, tesoura, jornal, projetor.
9. REFERÊNCIAS
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Unesp-Hucitec, 1988.     
 ______. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.        
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.  (1º e 2º ciclos do ensino fundamental).  Brasília: MEC, 1997.
BRITTO, Luiz Percival Silva Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, São Paulo: ALB: Mercado das Letras, 1997. (Coleção Leituras  no Brasil)
DAHLET,  Patrick  (1994). A produção  da escrita:  abordagens  cognitivas  e textuais. Trabalhos em Linguística Aplicada. n. 23, jan/jun. Campinas (SP): USP, 1994, p.7895. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/2526/4595>. Acesso em: 15 Dez. 2014.
FÁVERO, Leonor Lopes. História da disciplina português na escola brasileira. In: DIADORIM: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. n. 6. Rio de Janeiro: UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A pesquisa com os gêneros do discurso na sala de aula: resultados iniciais. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 2010-2019.
______ . Os gêneros do discurso nas aulas de língua portuguesa: (re) discutindo o tema. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; ROJO, Roxane. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014, p. 35-54.
ROMANELLI, Otaizza Oliveira Romanelli. História da Educação no Brasil. São Paulo: Editora Vozes, 1986.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular. Jornal n 1. Florianópolis, 1989.
 ______. Proposta Curricular: uma contribuição para a escola pública do pré-escolar, 1º grau. 2º grau e educação de adultos. Florianópolis, Jornal n 3, 1990.
 ______. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
 ______. Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Disponível em: . Acesso em: 10 abril de 2015.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 37 e d. Campinas: Autores Associados, 2005.



[1] Doutoranda em Literaturas (UFSC). Mestrado em Literatura Brasileira (UFSC, 2008). Letras/Inglês (UNISUL, 2005). Letras Português/Alemão (UNOESC, 2001). Pesquisadora nas áreas de: Processos de Aquisição de leitura; Processamento de textos, Currículo escolar e Literatura e Ensino. Professora da Rede Estadual desde 1997. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1566415319894352

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Relato da Direção da EEB José Boiteux

"No período da tarde a professora de Língua Portuguesa Rosane Hart, afastada para conclusão de doutorado na área de literatura, orientou os trabalhos que tinha como propósito refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na Escola de Educação Básica José Boiteux através dos resultados das avaliações institucionais.
     Assim, foram analisados os resultados obtidos através nas avaliações institucionais e depois discutidos alguns descritores da Língua Portuguesa e Matemática, relacionando projetos/atitudes de intervenção para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem."


30/04/2015



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