5 de outubro de 2016

"Acho que no Danoninho tem dois morangos, por isso fica docinho"

As crianças tem uma lógica que deveria ser respeitada, mas as leis da publicidade e do comércio as desrespeitam frequentemente.
Normalmente, aqui em casa, compramos iogurte ou bebida láctea para todos, sem fazer distinção de um ou outro membro da família. Mas como ontem fomos ao supermercado (final de mês), compramos uma bandeja de Danoninho (ítem que raramente aparece por aqui. Primeiro pelo preço e segundo pelos poucos nutrientes que possui).
Resultado de imagem para danoninho
Othon acostumado aos outros iogurtes, percebeu que o Danoninho era mais doce do que ele costumeiramente comia com sementinhas (granola, aveia, uva-passa, castanha etc)
Resultado de imagem para iogurteResultado de imagem para iogurte

Resultado de imagem para iogurte
Sabendo que no iogurte que consome tem morango - sabor artificial, na maioria das vezes, em outras com pedaços de frutas. Ele chegou a seguinte conclusão:
"Mãe! Sabe porque o outro iogurte não é tão docinho como Danoninho?"
Fiz um movimento com a cabeça, indicando não saber a diferença. Ele continuou:
"É porque no outro iogurte eles colocaram só um morango e no Danoninho tem dois morangos, por isso ele é mais docinho"
Pensei em dizer que o raciocínio dele estava errado. Mas me contive.
Ele não estava errado, essa é a lógica.
Mas essa lógica não é a utilizada pela chamada lei de mercado.
A lei que impera é quanto menos natural, mais lucro.
E como dizer a uma criança de 5 anos isso? Ele não entenderia...
Enquanto isso, nós, adultos, seguimos combatendo a propaganda enganosa para evitar que as crianças sejam expostas a elas.
Mas é um combate árduo. Já estava pior.
Em outros tempos a propaganda  era essa:
Resultado de imagem para danoninho vale por um bifinho
Com musiquinha e tudo.
Resultado de imagem para danoninho vale por um bifinho
Já vencemos uma batalha.
Resultado de imagem para danoninho vale por um bifinho

Resultado de imagem para danoninho vale por um bifinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário