Normalmente, aqui em casa, compramos iogurte ou bebida láctea para todos, sem fazer distinção de um ou outro membro da família. Mas como ontem fomos ao supermercado (final de mês), compramos uma bandeja de Danoninho (ítem que raramente aparece por aqui. Primeiro pelo preço e segundo pelos poucos nutrientes que possui).
Othon acostumado aos outros iogurtes, percebeu que o Danoninho era mais doce do que ele costumeiramente comia com sementinhas (granola, aveia, uva-passa, castanha etc)
Sabendo que no iogurte que consome tem morango - sabor artificial, na maioria das vezes, em outras com pedaços de frutas. Ele chegou a seguinte conclusão:
"Mãe! Sabe porque o outro iogurte não é tão docinho como Danoninho?"
Fiz um movimento com a cabeça, indicando não saber a diferença. Ele continuou:
"É porque no outro iogurte eles colocaram só um morango e no Danoninho tem dois morangos, por isso ele é mais docinho"
Pensei em dizer que o raciocínio dele estava errado. Mas me contive.
Ele não estava errado, essa é a lógica.
Mas essa lógica não é a utilizada pela chamada lei de mercado.
A lei que impera é quanto menos natural, mais lucro.
E como dizer a uma criança de 5 anos isso? Ele não entenderia...
Enquanto isso, nós, adultos, seguimos combatendo a propaganda enganosa para evitar que as crianças sejam expostas a elas.
Mas é um combate árduo. Já estava pior.
Em outros tempos a propaganda era essa:
Com musiquinha e tudo.
Já vencemos uma batalha.
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