20 de novembro de 2016

"Imagine que são todos de escola pública!" (Prova IFSC/2016)

No domingo dia 20/11/2016 às 14 horas estava marcada a prova para ingresso no IFSc para os Cursos de Ensino Médio concomitante.
Como muitos alunos da minha escola (inclusive, meu filho) fariam a prova, cheguei ao IFSC por volta das 13 horas e o movimento era tranquilo. 

Por volta das 13:15 o movimento aumentou muito. Brotaram jovens de todos os lados. O trânsito ficou congestionado. Pais, mães e alunos num frenesi.


Eu, sentada à sombra, observando e analisando os jovens.
Em uma ligeira observação pude perceber um número considerado de meninas, mais do que meninos. Poucos negros e negras. Desfile de camisetas de escolas particulares.

Poucos minutos para o fechamento dos portões passou um grupo de 5 meninas. Todas vestindo camisetas de um dos colégios particulares de Florianópolis. Algumas impressionadas com a quantidade de candidatos e, outra mais calma, tentando convencê-las de que se sairiam bem na prova.
A conversa foi assim:
"- Meu Deus!!! Quanta gente. Imagino que a prova vai ser de lascar!
-  Calma, Fulana! Não se preocupe nos vamos conseguir. Imagine que isso tudo é aluno de escola pública..."
Após o comentário a turma caiu na gargalhada e, não bastasse ainda o tom discriminatório da frase anterior da menina veio outra pérola "Mal devem nem saber a tabuada e o alfabeto". E seguiram rindo e acrescentando outras frases que muito se ouve por ai.
Aquela situação me incomodou muito. Saber que trabalhamos um bocado para que nossos alunos tenham o melhor e que possam competir de igual pra igual. Mas a menina não estava de todo errada. Os alunos de escola pública não eram uma ameça, pois estavam em um grupo muito pequeno (sem dados oficiais, somente observando camisetas de escolas). 
Parece que a propaganda da incapacidade da escola pública tem surtido efeito na sociedade da classe média. Pais não medem esforços para garantir uma "boa" escola para seus filhos. Jamais na escola pública.
Engraçado, mas sonham com o IFSC, a UDESC e a UFSC e desconsideram tanto o Ensino Médio e o Fundamental nas públicas.
Ainda mais com as propagandas veiculadas pelo MEC (mas isso é pra outra conversa).



Nenhum comentário:

Postar um comentário