5 de dezembro de 2016

A falha (incompetência) de alguém indica a sobrecarga (ou a desgraça) de outrem

Tenho pensado ultimamente sobre "falhas".
Quando deixamos de fazer uma atividade ou cometemos um erro, um equívoco ou nos omitimos de algo isso sempre gera uma consequência.
Nem sempre para nós. É como se jogássemos uma pedra na água.
Ao tocar a água, a pedra provoca ondas que se espalham pelo logo.
Tomemos um exemplo simples.
Precisei manda fazer óculos novos.

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Primeiro, a dificuldade em marcar um oftalmo. Depois escolher uma boa ótica para mandar confeccionar os óculos.
Fui em um sábado pela manhã para não comprometer as atividades da semana.
Fiquei quase uma hora, escolhendo a armação, ouvindo explicações sobre lentes etc.
Por fim, decidi por uma armação - não tão cara - pois o preço das lentes seria mais salgado.
Paguei - parcelado, é claro - e fui informada que na semana seguinte os óculos estariam prontos. Pedi certa urgência, pois estava com constantes dores de cabeça devido a sobrecarga de estudo e a dificuldade na visão.

Voltei no dia marcado, peguei os óculos e saí bem contente. Quando cheguei em casa, percebi que os óculos não eram fotocromáticos como havia comprado. Deixei-os no sol e nada. Não escureceram.
No dia seguinte, fui novamente a ótica. Ante a minha reclamação a vendedora foi rapidinho conferir se fora ela que falhara. Certo alívio no rosto dela ao perceber que não fora ela.
Mas sim, o laboratório que fazia as lentes para eles.
Com o novo prazo em mãos, retornei na data marcada para pegar os novos óculos.
Novamente, fui para casa com os novos óculos e com as primeiras lentes na bolsa.
Testei os óculo e nada de serem fotocromáticos...
Mais uma semana se passou até conseguir retornar à ótica.
Era a terceira vez que retornava. Falei com a gerente. ela foi muito prestativa. Contudo em nada, justificava que pela terceira vez eu estivesse retornando para garantir um serviço prestado incorretamente. Por que alguém falhara. Por incompetência, por produto de má qualidade, por desatenção. Pra mim, nenhum motivo alegado serviu de justificativa.
Fiquei ainda imaginando o prejuízo para a empresa. As lentes custaram muito caro. Nessa brincadeira de errar, errar e depois acertar o prejuízo deve ter atingido mais de dois mil reais.
E o meu prejuízo, pois não era simplesmente retornar à loja.
Em todas as vezes tive que pagar duas passagens. Organizar um espaço em um momento tão atribulado da minha vida acadêmica. Reorganizar a família. Fora os imprevistos: demora para achar um culpado por isso a demora no atendimento, um banho de chuva, filas para voltar para casa etc.
Mesmo a gerente tentando achar uma justificativa em nada se justificava.
O que, normalmente, seria a compra e um retorno para buscar os óculos se tornou quase uma novela: pela falha de alguém!




Por pura "incompetência" de alguém.


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