fonte da imagem: http://mariguedes.blogspot.com.br/2014/04/importancia-do-segundo-professor.html
Todo ano letivo começa com discussões acerca do tema. E a cada ano modificações são efetuadas.
É um insegurança para pais, professores e alunos. Todo ano... O ano todo!
A esperança dos professores, pai e alunos está ancorada no Projeto de Lei 0207.3/2013 (de autoria da Deputada Luciana Carminatti) que "dispõe sobre a presença do segundo professor nas salas do ensino regular básico das escolas públicas do Estado de Santa Catarina e dá providências".
Contudo, o projeto parece não ir adiante.
Parece não ter relevância.
Mas quem está nas escolas sabe da urgência em assegurar o trabalho desses profissionais, bem como, a garantia de um atendimento especializado para os alunos e alunas.
No entanto, como um balde de água fria veio hoje a mensagem de veto ao referido Projeto de Lei.
Veja:
"GOVERNO DE SC É CONTRA INCLUSÃO NA SALA DE AULA
Diante de tanto descaso com a educação em Santa Catarina, não é de se estranhar que o Governo do Estado tenha enviado nesta quarta-feira à Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc a Mensagem de Veto ao PL 207.3/2013. A proposta de nossa autoria, aprovada em plenário no mês de dezembro, regulamenta a presença do segundo professor de turma nas salas de aula.
O veto segue para apreciação dos parlamentares e será votado nas próximas sessões. Pela importância da matéria, vamos trabalhar firme para que os deputados derrubem o Veto assim que for ao plenário.
Fonte: Página da Deputada Luciane Carminatti no Facebook
E agora? Qual será o rumo proposto à educação inclusiva? Será que ela continuará?
Sob a ótica atual, me parece que não!
Não sou contra a inclusão social. Porém como eu trabalho em sala e tenho estudantes com segundo professor já por alguns anos, posso afirmar o seguinte: a)Nada contra o profissional que atende o aluno especial, alguns momentos eles ajudam a turma; b) as turmas que possuem alunos especiais, são mais indisciplinadas; c) o aluno especial conversa com seu orientador e os outros da turma pensam que podem conversar da mesma maneira; d) O PROFESSOR regente perde um tempo precioso na condução dos trabalhos pela falta de atenção dos estudantes. Sugestão: Ao invés da sala do SAED, os alunos com estas dificuldades teriam uma sala só para eles na escola, consequentemente teríamos a integração e inclusão social destes estudantes, obtendo um rendimento mais efetivo da turma. Afirmo isto pois tenho turmas que possuem alunos com segundo professor e tenho turmas sem .
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