17 de julho de 2022

Avaliação (prova) sobre Processos de Formação de Palavras

 1. Assinale a alternativa em que as duas palavras são formadas por parassíntese:

A) indisciplinado - desperdiçar        

B) incineração - indescritível          

C) despedaçar - compostagem             

D) endeusado - envergonhar            

E) descamisado – desonestidade


2. Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:                      

A) dois elementos formados por aglutinação                                        

B) dois elementos formados por justaposição          
C) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição      

D) nenhuma das alternativas

E) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação

3.  Os vocábulos aprimorar e encerrar classificam-se, quanto ao processo de formação de palavras, respectivamente, em:                  

A) parassíntese - prefixação                 

b) parassíntese - parassíntese             

c) prefixação - parassíntese     

D) sufixação - prefixação e sufixação                                            

e) prefixação e sufixação – prefixação

 

4. (AMAN) Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer            

b) solução, passional, corrupção, visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente                        

d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo

5. (UF-MG) Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:                      

a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição    

b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição           

d) dois elementos formados por aglutinação            

e) nenhuma das alternativas

6. (OBJETIVO) "O embarque dos passageiros será feito no aterro". Os dois termos sublinhados representam, respectivamente, casos de:                       

a) palavra primitiva e palavra primitiva                                    

b) conversão e formação regressiva                                

c) formação regressiva e conversão                                          

d) derivação prefixal e palavra primitiva                          

e) formação regressiva e formação regressiva

7. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor          

b) irregular, amoral, demover           

c) remeter, conter, antegozar

d) irrestrito, antípoda, prever                   

e) dever, deter, antever                                    

           

8. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que indique corretamente o processo de formação das palavras sem-terra, sertanista e desconhecido:
a) composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por prefixação e sufixação
b) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por parassíntese 

c) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por sufixação
d) composição por justaposição, derivação por sufixação e composição por aglutinação
e) composição por aglutinação, derivação por sufixação e derivação por prefixação

9. (CESGRANRIO) As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
A) sufixação - prefixação - parassíntese                      

B) sufixação - derivação regressiva - prefixação
C) composição por aglutinação - prefixação - sufixação        

D) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
E) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese              


10. A palavra "aguardente" formou-se por:                                                                                     
a) derivação prefixal       
b) aglutinação      
c) justaposição     
d) parassíntese     
e) derivação sufixal

Fonte: Questões retiradas da Internet/concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que leitura profunda faz bem ao cérebro

"Ler é um conjunto de habilidades que literalmente muda ao cérebro."