29 de outubro de 2000

CURSO BÁSICO DE LITERATURA INFANTIL E POESIA



UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - U N O E S C
PRÓ - REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS - GRADUAÇÃO
CAMPUS DE  SÃO MIGUEL DO OESTE
                                    CENTRO DE COMUNICAÇÃO E ARTES

 CURSO BÁSICO DE LITERATURA INFANTIL E POESIA

                                                                                      São Miguel do Oeste, Outubro de 2000 


I – IDENTIFICAÇÃO



1.1 Título: CURSO BÁSICO DE LITERATURA INFANTIL E POESIA

1.2 Entidade promotora: UNOESC/SMO

1.3 Centro executor: Comunicação e Artes
1.4. Modalidade de extensão: *                         


PE
X
 PS

PP

1.5. Autoria: ANA ELISABETE ELESBÃO e ROSANE HART
1.6. Orientação: ABELE MARCOS CASAROTTO


1.6. Clientela/vagas:
·      Clientela:  PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL               
                                                DA REDE MUNICIPAL DE
                                                ENSINO DE SMO
·      Vagas:  5 VAGAS
  

1.7. Local e período de realização:
Local: SALÃO NOBRE DA PREFEITURA DE SMO                                      
 Período:  DE 02 A 6 DE OUTUBRO DE 2000.


1.8. Entidades/órgãos envolvidos:  Centro de Comunicação e Artes
                                                       Coordenação do Curso de Letras Português/Alemão
                                                       
1.9. Apoio: UNOESC/SMO

1.10. Fonte de Financiamento: UNOESC/SMO, Acadêmicos e Cursistas

1.11. Taxa de inscrição: R$ 5,00

1.12. Coordenadora: Clair Fátima Zacchi


   PP = Programa Permanente
 *PE = Projeto Eventual
   PS = Prestação de Serviços

II – JUSTIFICATIVA

Considerando a necessidade do cumprimento das exigências legais do Manual de Procedimento de Estágio do curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - campus de São Miguel do Oeste, o presente projeto embasou-se em diversas bibliografias e apresenta atividades a serem desenvolvidas partindo do campo teórico, ou seja, um esforço intelectual a procura da compreensão de fundamentos teórico-práticos projetados na compreensão de mundo, de homem e de aprendizagem no ensino de Português, enfatizando neste momento a Literatura Infantil e a Poesia, buscando a efetivação de resultados nas ações pedagógicas desenvolvidas e, apresenta também. O curso terá duração de 20 h/aula e será ministrado do dia 02 a 06 de Outubro, nas dependências do Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste.

Compreendemos o processo de estágio como fator essencial na concretização de nosso papel como profissionais da Língua Portuguesa. Podemos então, extrapolar o campo teórico, ligando significantes a significados, abordando a Literatura Infantil e a Poesia como temas centrais do nosso trabalho. 

A medida que o professor aprende mais sobre a natureza do aprendizado da língua oral e escrita e do desenvolvimento do educando, ele adquire melhores condições para perceber as evoluções mentais que se apresentam no ser humano.

Buscando a produção do conhecimento é que o Curso de Literatura Infantil e Poesia será ministrado no mês de outubro, criando possibilidades de concretizar os objetivos dos temas propostos, tendo sempre em mente o contexto profissional das cursistas (professoras atuantes na rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste). É que desenvolveremos o trabalho com base em temas teóricos e práticos, abordando aspectos da Literatura Infantil e Poesia, técnicas que ampliem e aprimorem o uso da mesma em contexto escolar, embasados em diversos autores, bem como, estudiosos do assunto.

Sendo que a língua tem ampla relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento.

O homem é dotado de uma curiosidade constante. A educação é fator marcante na história humana, vem daí o contínuo progresso do ser humano, sempre evidenciado pelas grandes descobertas, invenções que têm marcado o tempo e a história do mundo.

A comunicação humana é espacial e única. O estudo da língua portuguesa deve estar voltado para as mudanças sociais, sendo elas muito rápidas em nosso cotidiano. Só poderemos acompanhar essas “ágeis” mudanças fazendo uso de estudos científicos – os quais nos oferecem concepções que complementadas com sensibilidade e humanização nos encaminharão à uma prática justa e coerente.


III - OBJETIVOS:

-                Fazer uso da Literatura Infantil e da Poesia para melhor entender o mundo que nos cerca;

-                Favorecer o entendimento ideológico de variadas formas escritas para o desenvolvimento crítico do cidadão;

-                Capacitar o cursista a perceber diferentes estruturas escritas dentro da Língua Portuguesa;

-                Propiciar momentos lúdicos que envolvam Literatura e Poesia para a ampliação da aplicabilidade destas;

-                Enfatizar autores e obras importantes no desenvolvimento das aulas e conseqüentemente despertar nos cursistas o interesse pelo assunto, ou seja, a busca de maiores informações;

-                Propiciar situações variadas de conhecimento do contexto onde as obras foram desenvolvidas, tornando possível a aproximação da nossa realidade social;

-                Favorecer o desenvolvimento da capacidade dissertativa no cursista com base em reflexões enunciativas, projetadas na Literatura Infantil e na Poesia e que provoquem a construção de linguagem própria coesiva e coerente.

-                Propiciar possibilidades interpretativas através da audição, visualização, oralidade e escrita que impliquem na efetivação do cursista como cidadão participante e crítico.

-                Oportunizar aulas com motivação e prática de leituras, objetivando que o cursista perceba a leitura como fonte de prazer e construção de conhecimento.



IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, MINISTRANTE, CALENDÁRIO:


CALENDÁRIO

CONTEÚDO

DOCENTE
/TÉCNICO


TITULAÇÃO

H/A


02 a 04.10.2000

-          Técnica de apresentação, histórico da Literatura Infantil no mundo e, principalmente no Brasil, destacando autores e obras, bem como da sua importância cultural. Análise psicológica de alguns contos de fada. Técnicas para utilização de histórias na sala de aula, produções orais e escritas.



ROSANE HART


Graduando em Letras Português/
Alemão



10h


04 a 06.10.2000

-          Breve histórico da poesia, bem como, sua importância na vida escolar. Atividades lúdicas utilizando-se da poesia, utilização de poesias de diversos autores e formas, músicas.


ANA ELISABETE ELESBÃO


Graduando em Letras Português/
Alemão


10h





V – METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA: aulas expositivas com produções orais e escritas, envolvendo vídeos, áudios, cartazes, textos, diálogos, fotos, revistas, reportagens, livros, folhas fotocopiadas e teatro. 

AVALIAÇÃO: constante com base no interesse e produções dos alunos no decorrer das atividades.




VI – RECURSOS/MATERIAL/EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:

Vídeos,
Aparelho de som,
Folhas fotocopiadas,
Quadro-negro e giz,
Livros, revistas, fotos,
Folhas de papel almaço e
Cartazes,




VII - RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS:


NOME


FUNÇÃO

FORMAÇÃO

CARGA HORÁRIA
ANA ELISABETE ELESBÃO
DOCENTE
GRADUADA EM LETRAS
10h/aula
ROSANE HART
DOCENTE
GRADUADA EM LETRAS
10h/aula
ABELE MARCOS CASAROTTO
ORIENTADORA
ESPECIALISTA

MARIA BERNADETE MUSTIFIGA
PROFESSORA DE PRÁTICA DE ENSINO
MESTRANDA

CLAIR ZACHI
COORDENADORA
MESTRANDA
10h aulas


VIII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO



ATIVIDADES

PERÍODO/HORÁRIO

Técnica de apresentação, histórico da Literatura Infantil no mundo e, principalmente no Brasil, destacando autores e obras, bem como da sua importância cultural. Análise psicológica de alguns contos de fada. Técnicas para utilização de histórias na sala de aula, produções orais e escritas.
Noturno dia 02 a 04.10.2000


MINISTRANTE: ROSANE HART
Breve histórico da poesia, bem como, sua importância na vida escolar. Atividades lúdicas utilizando-se da poesia, utilização de poesias de diversos autores e formas, músicas variadas.

Noturno dia 04 a 06.10.2000

MINISTRANTE: ANA ELISABETE ELESBÃO


IX - ORÇAMENTO:


9.1 - Material de Consumo:


ESPECIFICAÇÃO


VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

Digitação
Vídeos
fotocópias



0,10
8,00
0,06

30,00
 8,00
19,80
SUB – TOTAL

R$ 57,80

9.2 - Serviços de Terceiros:


DOCENTE/MINISTRANTE


VALOR H/A

VALOR TOTAL





SUB – TOTAL

R$

9.3- Outros Serviços e Encargos ( hospedagem, passagem, alimentação)


ESPECIFICAÇÃO


VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

alimentação
deslocamento de Guarujá do Sul e de São José do Cedro a São Miguel do Oeste
Pagamento de taxa aos alunos para que recebam o certificado do curso


5,00
8,50

5,00

 30,00
102,00

25,00
SUB - TOTAL:


R$ 157,00
TOTAL GERAL:


R$ 214,80




FONTE: recursos próprios da acadêmica Ana Elisabete Elesbão e Rosane Hart


OBSERVAÇÕES:                              São Miguel do Oeste, 30 de outubro de 2000.




Nenhum comentário:

Postar um comentário