UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - U N O E S C
PRÓ - REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS - GRADUAÇÃO
CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E ARTES
São Miguel do Oeste, Outubro de 2000
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I – IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: CURSO
BÁSICO DE LITERATURA INFANTIL E POESIA
1.2 Entidade promotora: UNOESC/SMO
1.3 Centro executor:
Comunicação e Artes
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1.4. Modalidade de extensão:
*
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PE
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X
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PS
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PP
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1.5. Autoria: ANA ELISABETE ELESBÃO e ROSANE HART
1.6. Orientação: ABELE MARCOS CASAROTTO
1.6. Clientela/vagas:
·
Clientela: PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DE SMO
·
Vagas: 5 VAGAS
1.7. Local e período de realização:
Local: SALÃO NOBRE DA PREFEITURA DE
SMO
Período: DE 02 A 6 DE OUTUBRO DE 2000.
1.8. Entidades/órgãos envolvidos: Centro de Comunicação e Artes
Coordenação do Curso de Letras Português/Alemão
1.9. Apoio: UNOESC/SMO
1.10. Fonte de Financiamento: UNOESC/SMO,
Acadêmicos e Cursistas
1.11. Taxa de inscrição: R$ 5,00
1.12. Coordenadora: Clair Fátima Zacchi
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PP = Programa Permanente
*PE = Projeto Eventual
PS = Prestação de Serviços
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II – JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade do
cumprimento das exigências legais do Manual de Procedimento de Estágio do
curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - campus
de São Miguel do Oeste, o presente projeto embasou-se em diversas
bibliografias e apresenta atividades a serem desenvolvidas partindo do campo
teórico, ou seja, um esforço intelectual a procura da compreensão de
fundamentos teórico-práticos projetados na compreensão de mundo, de homem e
de aprendizagem no ensino de Português, enfatizando neste momento a
Literatura Infantil e a Poesia, buscando a efetivação de resultados nas ações
pedagógicas desenvolvidas e, apresenta também. O curso terá duração de 20
h/aula e será ministrado do dia 02 a 06 de Outubro, nas dependências do Salão
Nobre da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste.
Compreendemos o processo de
estágio como fator essencial na concretização de nosso papel como
profissionais da Língua Portuguesa. Podemos então, extrapolar o campo
teórico, ligando significantes a significados, abordando a Literatura
Infantil e a Poesia como temas centrais do nosso
trabalho.
A medida que o professor
aprende mais sobre a natureza do aprendizado da língua oral e escrita e do
desenvolvimento do educando, ele adquire melhores condições para perceber as
evoluções mentais que se apresentam no ser humano.
Buscando a produção do
conhecimento é que o Curso de Literatura Infantil e Poesia será
ministrado no mês de outubro, criando possibilidades de concretizar os
objetivos dos temas propostos, tendo sempre em mente o contexto profissional
das cursistas (professoras atuantes na rede municipal de ensino de São Miguel
do Oeste). É que desenvolveremos o trabalho com base em temas teóricos e
práticos, abordando aspectos da Literatura Infantil e Poesia, técnicas que
ampliem e aprimorem o uso da mesma em contexto escolar, embasados em diversos
autores, bem como, estudiosos do assunto.
Sendo que a língua tem ampla relação com a
possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem
se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista,
partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento.
O homem é dotado de uma curiosidade constante. A
educação é fator marcante na história humana, vem daí o contínuo progresso do
ser humano, sempre evidenciado pelas grandes descobertas, invenções que têm
marcado o tempo e a história do mundo.
A comunicação humana é espacial e única. O estudo
da língua portuguesa deve estar voltado para as mudanças sociais, sendo elas
muito rápidas em nosso cotidiano. Só poderemos acompanhar essas “ágeis”
mudanças fazendo uso de estudos científicos – os quais nos oferecem
concepções que complementadas com sensibilidade e humanização nos
encaminharão à uma prática justa e coerente.
III - OBJETIVOS:
-
Fazer uso da Literatura Infantil e da Poesia para
melhor entender o mundo que nos cerca;
-
Favorecer o entendimento ideológico de variadas
formas escritas para o desenvolvimento crítico do cidadão;
-
Capacitar o cursista a perceber diferentes estruturas
escritas dentro da Língua Portuguesa;
-
Propiciar momentos lúdicos que envolvam Literatura e
Poesia para a ampliação da aplicabilidade destas;
-
Enfatizar autores e obras importantes no
desenvolvimento das aulas e conseqüentemente despertar nos cursistas o
interesse pelo assunto, ou seja, a busca de maiores informações;
-
Propiciar situações variadas de conhecimento do
contexto onde as obras foram desenvolvidas, tornando possível a aproximação
da nossa realidade social;
-
Favorecer o desenvolvimento da capacidade
dissertativa no cursista com base em reflexões enunciativas, projetadas na
Literatura Infantil e na Poesia e que provoquem a construção de linguagem
própria coesiva e coerente.
-
Propiciar possibilidades interpretativas através da
audição, visualização, oralidade e escrita que impliquem na efetivação do
cursista como cidadão participante e crítico.
-
Oportunizar aulas com motivação e prática de
leituras, objetivando que o cursista perceba a leitura como fonte de prazer e
construção de conhecimento.
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IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, MINISTRANTE, CALENDÁRIO:
CALENDÁRIO
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CONTEÚDO
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DOCENTE
/TÉCNICO
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TITULAÇÃO
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H/A
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02
a 04.10.2000
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-
Técnica
de apresentação, histórico da Literatura Infantil no mundo e, principalmente
no Brasil, destacando autores e obras, bem como da sua importância cultural.
Análise psicológica de alguns contos de fada. Técnicas para utilização de
histórias na sala de aula, produções orais e escritas.
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ROSANE HART
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Graduando em Letras Português/
Alemão
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10h
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04
a 06.10.2000
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-
Breve
histórico da poesia, bem como, sua importância na vida escolar. Atividades
lúdicas utilizando-se da poesia, utilização de poesias de diversos autores e
formas, músicas.
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ANA ELISABETE ELESBÃO
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Graduando em Letras Português/
Alemão
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10h
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V – METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA: aulas expositivas
com produções orais e escritas, envolvendo vídeos, áudios, cartazes, textos,
diálogos, fotos, revistas, reportagens, livros, folhas fotocopiadas e
teatro.
AVALIAÇÃO: constante com base
no interesse e produções dos alunos no decorrer das atividades.
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VI – RECURSOS/MATERIAL/EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:
Vídeos,
Aparelho de som,
Folhas fotocopiadas,
Quadro-negro e giz,
Livros, revistas, fotos,
Folhas de papel almaço e
Cartazes,
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VII - RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS:
NOME
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FUNÇÃO
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FORMAÇÃO
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CARGA HORÁRIA
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ANA ELISABETE ELESBÃO
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DOCENTE
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GRADUADA EM LETRAS
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10h/aula
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ROSANE HART
|
DOCENTE
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GRADUADA EM LETRAS
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10h/aula
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ABELE MARCOS CASAROTTO
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ORIENTADORA
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ESPECIALISTA
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MARIA BERNADETE MUSTIFIGA
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PROFESSORA DE PRÁTICA DE ENSINO
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MESTRANDA
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CLAIR ZACHI
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COORDENADORA
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MESTRANDA
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10h aulas
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VIII - CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES
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PERÍODO/HORÁRIO
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Técnica de apresentação, histórico da Literatura Infantil no mundo e,
principalmente no Brasil, destacando autores e obras, bem como da sua
importância cultural. Análise psicológica de alguns contos de fada. Técnicas
para utilização de histórias na sala de aula, produções orais e escritas.
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Noturno dia 02 a 04.10.2000
MINISTRANTE: ROSANE HART
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Breve histórico
da poesia, bem como, sua importância na vida escolar. Atividades lúdicas
utilizando-se da poesia, utilização de poesias de diversos autores e formas,
músicas variadas.
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Noturno dia 04 a 06.10.2000
MINISTRANTE: ANA ELISABETE ELESBÃO
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IX - ORÇAMENTO:
9.1 - Material de Consumo:
ESPECIFICAÇÃO
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VALOR UNITÁRIO
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VALOR TOTAL
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Digitação
Vídeos
fotocópias
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0,10
8,00
0,06
|
30,00
8,00
19,80
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SUB – TOTAL
|
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R$ 57,80
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9.2 - Serviços de Terceiros:
DOCENTE/MINISTRANTE
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VALOR H/A
|
VALOR TOTAL
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SUB – TOTAL
|
|
R$
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9.3- Outros
Serviços e Encargos ( hospedagem, passagem, alimentação)
ESPECIFICAÇÃO
|
VALOR UNITÁRIO
|
VALOR TOTAL
|
alimentação
deslocamento de Guarujá do Sul e de São José do
Cedro a São Miguel do Oeste
Pagamento de taxa aos alunos para que recebam o
certificado do curso
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5,00
8,50
5,00
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30,00
102,00
25,00
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SUB - TOTAL:
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R$ 157,00
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TOTAL GERAL:
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|
R$ 214,80
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FONTE: recursos próprios da acadêmica Ana
Elisabete Elesbão e Rosane Hart
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OBSERVAÇÕES: São Miguel do
Oeste, 30 de outubro de 2000.
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