24 de março de 2009

Exercícios de Língua Portuguesa: pronomes, formação de palavras e interpretação de texto

 

E. E.B. JOSÉ BOITEUX

Nome: ______________________________ Profa: Rosane Hart      Data: ___/___/2009      

 

Exame de Língua Portuguesa

 

01.Complete com “eu” ou “mim”:
- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;
a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.

 

02- Complete, usando o pronome demonstrativo adequado par a indicar a posição dos objetos em r elação às pessoas do discurso:

a) Traga-me _________________ camisa. (a camisa está longe de quem fala e do ouvinte)

b) Onde você comprou ______________ camisa? (a camisa está nas mãos do ouvinte)

c) ______________ camisa é um presente para você. (a camisa está nas mãos de quem fala)

d) O que é _______________ que está em suas mãos?

e) Quem jogou _________________ no lixo? (o objeto está na mão do falante)

 

03- A utilização do pronome possessivo de terceira pessoa (seu, sua) pode causar dúvida quanto a quem realmente se refere. Faça a correção.

a) O policial prendeu o ladrão em seu carro.

________________________________________

 

04. Assinale a alternativa que completa a frase:
“ O garoto ______ cobra picou, passa bem.”
a) a quem;              b) cuja;              c) o qual;
d) em quem;           e) cuja a;

 

05- Reescreva as frases, substituindo o termo em destaque por um pronome oblíquo:

a) Carlos trouxe os doces para nós.

________________________________________

b) Emprestei dinheiro ao vizinho.

________________________________________

d) Marta já entregou o trabalho para você?

________________________________________

d) Ela entregou a carta para mim.

________________________________________

 

06- Retire do fragmento abaixo seis pronomes.

“...você me disse que assiste na televisão à sés-são de filmes Première. Eu assisti aqui, também, na nossa televisão. Mas só achei uma coisa: são filmes para adultos e não par a crianças. Diga à sua mãe (....), que é melhor você não assistir es-tes filmes. “Eles são muito difíceis para crianças.”

________________________________________

 

07. A palavra "aguardente" formou-se por:              

a) aglutinação         b) hibridismo    c) justaposição       d) parassíntese       e) derivação regressiva
 
08. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) hibridismo         b) composição      c) prefixação        d) derivação           e) onomatopéia         

 

09. Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.       

b) Ora, vá plantar batatas!             

c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.               

e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

10. A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido                             b) cabisbaixo - pernalta - vaivém

c) pernilongo - pontiagudo - embora                                         d) leiteiro - histórico - desgraçado                                             e) planalto - aguardente - passatempo 


11. Assinale a alternativa correta quanto à formação das palavras: girassol; destampado; vinagre; irreal.                                                                         

a) justaposição; prefixação e sufixação; sufixação; parassíntese;
b) sufixação; parassíntese; derivação regressiva; sufixação;     

c) aglutinação; prefixação; aglutinação; justaposição;
d) sufixação; parassíntese; aglutinação; prefixação;   

e) justaposição; prefixação e sufixação; aglutinação; prefixação. 

Leia o texto abaixo

Como evitar espinhas

      Prevenir é melhor que remediar. Assim, mantenha a face tão limpa quanto possível.

      Use um sabonete especial para o rosto, caso tenha uma pele problemática.

Sabedoria Popular:

Comer chocolate e batatas fritas dá espinha?

Isso é verdadeiro e é falso ao mesmo tempo. Podemos culpar um hormônio chamado androgênio por causar espinhas. Ele está sempre presente, em doces variáveis. E, se houver muito androgênio no corpo, ele pode estimular a produção de óleo nas glândulas sebáceas, fazendo surgir espinhas. Porém, caso sua alimentação seja composta de muito açúcar e gordura, sua pele tende a sofrer, pois ela não está recebendo o coquetel adequado de vitaminas e nutrientes, o que a torna vulnerável às espinhas. Se você tocar sua pele após comer coisas desse tipo, ela pode ficar irritada, provocando espinha.

FORA, DROGA DE ESPINHA!

A única maneira de se livrar de um cravo (poro entupido) é removê-lo. As indicações a seguir podem parecer divertidas, mas devem ser encaradas com seriedade, se você quiser que essa tarefa seja bem-sucedida

1. Prenda o cabelo para trás.

2. Despeje água quente em uma bacia.

3. Posicione a cabeça sobre a bacia, cobrindo-a com uma toalha, para não deixar o vapor escapar.

4. Fique nessa posição por vários minutos, para abrir os poros.

5. Ao sair de sobre a bacia, cubra as pontas dos dedos com panos limpos.

6. Pressione suavemente a área ao redor do cravo, para que ele saia. Não enterre as unhas no rosto, pois se o cravo não sair, poderá provocar irritações e até cicatrizes.

7. Feche os poros passando água fria.

O ideal é repetir essa produção toda semana, de forma a manter a fisionomia limpa e reduzir as chances de espinhas se desenvolverem a partir de poros entupidos e inflamados. A maioria das espinhas some sozinha após cerca de uma semana, mas, se você nãoconsegue conviver com uma espinha grande e amarela, aja corretamente. Não esprema com os dedos, a menos que estejam limpos ou cobertos com pano. Dedos sujos só vão ajudá-las a se espalhar. E, sempre após remover cravos e espinhas de forma correta, passe um adstringente, que é uma loção contendo produtos químicos que fecham os poros e os mantêm livres de bactérias.

(Postado por: Mary e Tiemy (13/12/2002)

www.acne.blogger.com.br/)

 

12) Há um argumento no texto que é muito eficiente no convencimento do leitor. Identifique-

o.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13) Por que as autoras utilizaram esse tipo de argumento para convencer os leitores?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14) Na sua opinião, o texto será interessante ao leitor que apresenta problemas com a acne?

Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________

15) O texto fala de idéias do senso comum quando se refere às possíveis causas da acne. Por que esse argumento é importante no texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Observe a imagem e o texto abaixo:

 

Texto 2 è Os mitos da ACNE

Comida X ACNE

     Batata-frita, chocolate, açúcar, etc. Não tem nenhum efeito que foi comprovado sobre cravos e espínhas. Nenhum estudo científico até agora encontrou qualquer diferença significativa do grupo que ingere esses alimentos, e do grupo que não ingere.

      Porém, estudo recente, comprova que o alto consumo de leite pode provocar cravos e espinhas, estudo dizem que pode ser causada por homônios presentes no leite de vaca. Frutos do mar, também gera alguns problemas com acne, mas são mínimos.

 

16. Analisando a imagem e o texto crie dois argumentos relacionando a imagem e o texto.

 

17. Imagine que você tenha sido convidado para escrever um texto sobre os problemas da “Acne na Adolescência”. Para fazer o seu texto, você resolveu aproveitar como argumentos a imagem 1 e as informações do texto 2.

Em seguida, organize as idéias e escreva o seu texto argumentativo com o título “Como evitar Espinhas: Experiências e Dicas de Adolescentes”

Atenção! Faça o texto na folha anexa.

Não esqueça! Título, parágrafos, mínimo de 15 linhas e no máximo 30 linhas.

(Valor da redação: 2 pontos)

Boa Sorte !__!

Nenhum comentário:

Postar um comentário