
"Visando homenagear os 150 anos de nascimento do patrono do ensino superior em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Academia Catarinense de Letras (ACL) e com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), promoveu, na EEB José Boiteux, um concurso de redação com o tema; “José Boiteux, um catarinense de valor”.
O concurso, que teve sua solenidade de premiação realizada nesta segunda-feira, 23, foi realizado com a intenção de instigar nos jovens o gosto pela História Regional. Além disso, o trabalho buscou incentivar a escrita e pesquisa sobre esta importante figura que dá nome à escola que frequentam.
Juntamente com a premiação, os alunos do grupo de teatro da escola apresentaram a peça;José Boiteux, uma viagem na história, onde encenaram uma série de passagens importantes da vida do homenageado. Segundo o diretor Almir Alves Junior, este tipo de ação é muito importante para os alunos. “Todo evento como este, que envolve e incentiva o teatro, leitura e história, quebra a rotina do aluno e gera um marco em sua memória. Estes jovens, na maioria de origem carente, precisam de dias assim para serem protagonistas e valorizados”, destacou.
Mas o mais importante é perceber que são esses alunos que naquele momento da homenagem e antes disso estudaram, pesquisaram como muitos o fizeram ao longo de mais de 80 anos.
Foram e são eles que fazem a história do antigo "grupo escolar" ou apenas "grupo" como é ainda chamado carinhosamente por seus ex-alunos e alunas e são eles - e o novos alunos - que também revivem a história e os feitos de José Boiteux. A cada aniversário da escola José Boiteux é rememorado, não como apenas um nome na história, mas por ter sido um homem que lutou para que a Educação catarinense tivesse realmente seu espaço.
.
Parabéns a comunidade escolar.






Nenhum comentário:
Postar um comentário