Até este momento, meu conhecimento sobre trombose limitava-se a saber de uma ou outra pessoa conhecida que tinha a doença. Informações essas rodeadas de incoerências.
Hoje, (infelizmente) sei muita coisa sobre a doença e sei também que muita gente tem e ainda terá a doença por pura falta de informação. Com cuidados simples que podem evitar uma trombose, como o cuidado que se deve ter ao fazer viagens longas (de carro ou de avião, principalmente). A chamada trombose de viagem.
Leia mais: Boa Saúde, Drauzio Varella entre outros
No meu caso, como já tenho TVP os cuidados devem ser redobrados.
O uso constante de meias de compressão
E, como estava com uma viagem marcada de Florianópolis a Portugal (de 15 dias) e depois na volta, mais uma viagem de carro de Florianópolis para o extremo oeste de Santa Catarina (cerca de 10 horas) procurei meu médico para saber de que forma poderia ter uma viagem mais tranquila.
Após uma longa conversa, o médico me receitou o uso do anticoagulante Xarelto.
Segundo ele um medicamento relativamente novo no mercado. Como o meu caso era mais para prevenção de uma nova trombose (ou até mesmo uma embolia pulmonar que é o mais comum a quem já tem ou teve trombose).
Durante 15 dias fiz a ingestão diária do medicamento. E, durante esse período não tive inchaços nem as dores corriqueiras na perna direita. E o bom é que este medicamento é estável, diferente do que tomava - MAREVAN - que havia a necessidade de fazer exames de sangue constantemente, pois o tempo de coagulação variava e, consequentemente, variava a dose de medicamento.
Logicamente essa "sensação de melhora" se deve também ao clima frio do Portugal (era inverno) e as longas caminhadas. Afinal, que turista não quer ver de tudo?
Com o uso do Xarelto e alguns cuidados, principalmente durante os voos (como caminhar sempre que fosse possível) fizeram com que a viagem fosse tranquila. Pois o medo de ter outra trombose era maior do que saber que o avião poderia cair. Fazer o quê?
Prevenir ainda é melhor remédio!
Caso faça viagens com frequência faz bem prevenir-se!
Veja os exercícios preventivos:
Veja os exercícios preventivos:
Existem também alguns exercícios que podem ser feitos no próprio assento, porém eles não devem ser feitos se eles causarem desconforto ou não terem sido indicados pelo médico:
• Círculos com o tornozelo: erguer os pés e usá-los para desenhar círculos no ar com os dedos apontados. Girar um pé durante 30 segundos, alternando posições. Repetir o movimento com o outro pé.
• Bombeamentos: com os calcanhares no chão, erguer as pontas dos pés e apontá-las para o alto o máximo que conseguir. Depois colocar todo o pé no chão e repetir o movimento, mas dessa vez deixando o peito do pé no chão e erguendo o calcanhar. Fazer o exercício durante 30 segundos.
• Erguer os joelhos: enquanto sentado marchar no lugar, contraindo os músculos das coxas. Repetir por 30 segundos.
• Joelho no peito: erguer o joelho esquerdo até o peito e puxá-lo contra si mesmo. Segurar a posição por 15 segundos e retornar a perna lentamente ao solo. Fazer o movimento com a outra perna e repetir o exercício dez vezes.
E boa viagem!
Tenho viagem marcada de Congonhas para Navegantes e tive trombose. Estou com receio de viajar. Uso meia todos os dias mas, não tomo mais xarelto (tratamento acabou a 1 mês). A senhora sentiu dores ou inchaço na viagem?. OBrigado.
ResponderExcluirCaro José Carlos, obrigada pela sua leitura atenciosa. Desculpe não respondê-lo em tempo. Em viagens longas de avião o uso do anticoagulante é importantíssimo, principalmente porque há mudança em nosso metabolismo. Para viagens curtas não há necessidade, mas é preciso movimentar as pernas, pois eles tendem a inchar durante o voo ou mesmo em viagens de carro. Espero ter ajudado!
ExcluirFui diagnoaticada com TVP a menos de 30 dias. O trombo ainda se encontra na perna. Tenho uma viagem em 15 dias ( 45 dias apos ser diagnoaticada com a doenca). Faço tratamento com xarelto. A duvida é... posso viajar de aviao tendo trombose? A pressao do aviao pode fazer o trombo descolar e subir para o pulmao ou coracao ?
ResponderExcluirOlá! Quanto a possibilidade do trombo se deslocar ou não devido à pressão, acredito que somente um médico poderá assegurar com precisão.
ResponderExcluirEstou com trambose a 3 messes e normal ainda as dor e inchado os pés
ResponderExcluir