AULA DE LEITURA: TERRITÓRIO
DE LIBERDADE
HART, Rosane.
(Doutoranda PGL/UFSC – SED/SC)
Resumo
Há
muitas teorias para explicar os processos que envolvem a aquisição da leitura
e, consequentemente, a formação de leitores. No entanto, torna-se fundamental
refletir e compartilhar práticas de mediação de leitura aplicadas e vivenciadas
nas/com as turmas do Ensino Fundamental II por quase quinze anos, como
professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Práticas nem sempre exitosas
ou embasadas por aporte teórico, algumas apenas memórias de leitura
significativas. Vivencias e experiências literárias - como aluna ou como
leitora.
Dentre
as experiências exitosas o destaque para
a aula de leitura como um ambiente de múltiplas possibilidades. Toda a semana,
já previamente agendado com a turma, uma das quatro aulas de Português
destinava-se à leitura. A institucionalização de uma única regra às aulas –
respeitar o outro -causou estranhamento e desconforto em alguns. Situações de confronto
aos poucos se atenuaram. A não obrigatoriedade da leitura tornou o momento de
encantamento e também de fuga. A literatura com seus poderes reparadores
contribuiu para o bem-estar do(a)s aluno(a)s que vive(ra)m em situações de
conflito – contextos de repetidas violências, de deslocamentos e/ou de recessão
econômica. Esse poder de reconstrução proporcionado pela leitura afeta a
representação que o leitor tem de si mesmo e o sentido que dá à vida, ordenando,
assim, os desarranjos internos. Em “A arte de ler ou como resistir à
adversidade” Michèle Petit afirma que a literatura – particularmente a arte da
narrativa - contribui para a atividade psíquica do leitor, tal afirmação é
lastreada pela experiência e por observações de diversos projetos de mediações
de leitura. Do mesmo modo a observação da mudança de atitude dos alunos nas
aulas de leitura se deve à leitura que os permite organizar a própria história
e transformá-la. Assim, a aula de leitura torna-se também um território de renovação
e de liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário