23 de setembro de 2016

"Aula de leitura: território de liberdade"




AULA DE LEITURA: TERRITÓRIO DE LIBERDADE

HART, Rosane. (Doutoranda PGL/UFSC – SED/SC)


Resumo


Há muitas teorias para explicar os processos que envolvem a aquisição da leitura e, consequentemente, a formação de leitores. No entanto, torna-se fundamental refletir e compartilhar práticas de mediação de leitura aplicadas e vivenciadas nas/com as turmas do Ensino Fundamental II por quase quinze anos, como professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Práticas nem sempre exitosas ou embasadas por aporte teórico, algumas apenas memórias de leitura significativas. Vivencias e experiências literárias - como aluna ou como leitora.  


Dentre as  experiências exitosas o destaque para a aula de leitura como um ambiente de múltiplas possibilidades. Toda a semana, já previamente agendado com a turma, uma das quatro aulas de Português destinava-se à leitura. A institucionalização de uma única regra às aulas – respeitar o outro -causou estranhamento e desconforto em alguns. Situações de confronto aos poucos se atenuaram. A não obrigatoriedade da leitura tornou o momento de encantamento e também de fuga. A literatura com seus poderes reparadores contribuiu para o bem-estar do(a)s aluno(a)s que vive(ra)m em situações de conflito – contextos de repetidas violências, de deslocamentos e/ou de recessão econômica. Esse poder de reconstrução proporcionado pela leitura afeta a representação que o leitor tem de si mesmo e o sentido que dá à vida, ordenando, assim, os desarranjos internos. Em “A arte de ler ou como resistir à adversidade” Michèle Petit afirma que a literatura – particularmente a arte da narrativa - contribui para a atividade psíquica do leitor, tal afirmação é lastreada pela experiência e por observações de diversos projetos de mediações de leitura. Do mesmo modo a observação da mudança de atitude dos alunos nas aulas de leitura se deve à leitura que os permite organizar a própria história e transformá-la. Assim, a aula de leitura torna-se também um território de renovação e de liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário