Plano de Gestão apresentado à comunidade Escolar pela professora Rosane Hart,
nas Eleições à Gestora da EEB José Boiteux no ano de 2019.
PLANO DE GESTÃO:
2020-2023
EEB JOSÉ BOITEUX:
85 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIAS
Apresentação do Plano de Gestão Escolar (2020-2023) para a Escola José Boiteux
pela candidata a gestora Rosane Hart à comunidade escolar.
Florianópolis, outubro de 2019.
ROSANE HART
* Mora no Bairro Estreito há 18 anos.
* Tem dois filhos.
* Formada em Letras Português/Alemão (UNOESC) em 2001 e Inglês (UNISUL) em 2005.
* Leciona há 19 anos (concursada desde 2002).
* Professora de Português/Inglês na escola José Boiteux desde 30 de agosto de 2004.
* Assessora de Direção de 2007 a 2009.
* Participou da APP e Conselho Deliberativo.
* Mestrado em Literatura (UFSC), 2008.
* Doutorado em Literatura (UFSC) em 2019.
2. O papel da Escola de Educação Básica
A “Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global [...]. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades” (BNCC).
3. EEB José Boiteux: características
A escola localizada na Rua Marechal Câmara, 182, no Estreito, Florianópolis (SC), fundada em 15/02/1935, com uma área construída de 2.360 m². Atende aproximadamente 500 alunos, do 1º ao 9º ano, no período matutino e vespertino, sob a responsabilidade de cerca de 50 profissionais. O IDEB de 2017 foi de 5,7 para os Anos Iniciais e de 4,4 para os Anos Finais.
4. Metas:
* Aprimorar o processo de aprendizagem, visando elevar o IDEB;
* Preservar o patrimônio escolar (físico e cultural), fazendo a manutenção da parte física e equipamentos, modernizando-os e adequando-os às necessidades da comunidade escolar;
* Utilizar/aplicar recursos de acordo com as prioridades apontadas pela comunidade escolar;
* Diminuir a distorção idade/serie; Reduzir a taxa de repetência;
* Efetivar momentos de interação cultural, científica, esportiva e social;
* Garantir a política de inclusão e acessibilidade.
5. Ações
5.1. Ações na dimensão pedagógica
5.1.1. Adequação do PPP.
Objetivo: Tornar o PPP um documento acessível e norteador das atividades escolares.
5.1.2. Reorganização curricular.
Objetivo: Reestruturar o currículo escolar de acordo com a BNCC e a Base Curricular do Território Catarinense;
5.1.3. Práticas pedagógicas adequadas
Objetivos:
* Atingir a meta projetada pelo IDEB de 6,3 para o 5º ano e de 5,7 para o 9º ano em 2021;
* Proporcionar que alunos do 3º ano atinjam o Nível III em proficiência de leitura e em matemática em 2021.
* Utilizar a avaliação formativa;
* Recuperar conhecimentos;
* Desenvolver atividade extraclasse;
* Organizar grupos de monitoria/aulas de reforço no contra turno (Matemática e Português);
* Estimular e apoiar práticas pedagógicas inovadoras.
5.1.4. Projetos de leitura (Biblioteca)
Objetivos: Readequar a biblioteca escolar, tornando o ambiente mais agradável a acolhedor aos leitores e promover e incentivar projetos de leitura.
5.1.5. A importância da família
Objetivo: Promover reuniões com pais e/ou responsáveis sobre a importância da sua presença na vida escolar.
5.1.6. Eventos culturais e esportivos
Objetivos: Estimular a integração da comunidade escolar e Socializar os conhecimentos produzidos.
5.1.7. Palestras
Objetivo: Desenvolver atitudes de respeito, resiliência e de empatia nos alunos.
5.1.8. Horta escolar e jardinagem.
Objetivo: Fazer uma horta escolar/jardins em áreas ociosas na escola, envolvendo alunos e voluntários.
5.2. Ações na dimensão física
5.2.1. Reformas e infraestrutura.
Objetivos:
* Adaptar banheiros no ginásio;
* Instalação e manutenção de ventiladores/condicionadores de ar e bebedouros;
* Reparos da parte elétrica e hidráulica;
* Reformar e adequar o mobiliário;
* Adequar o pátio para recreação;
* Implantar a rádio escolar nos recreios;
* Ampliar o refeitório;
* Adquirir material para práticas esportivas.
5.2.2. Embelezamento da escola
Objetivos:
* Manter jardineiras e canteiros;
* Disponibilizar lixeiras para separar o lixo;
* Pintar e/ou fazer reparos em paredes, pisos e calçadas e a substituição de carteiras e cadeiras danificadas;
* Cuidar da escola.
5.3. Ações na dimensão administrativa
5.3.1. Executar programas existentes
Objetivos:
* Manter o Programa de Saúde na escola;
* Fiscalizar a merenda (terceirizada);
* Interação com Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar (PROERD/Ronda Escolar) de modo a mediar conflitos, APOIA e Sistema Presença (Bolsa-família);
* Reativar o Núcleo de Prevenção às Violências.
5.3.2. Promoção de reuniões setoriais.
Objetivos: Conscientizar sobre as atribuições, de direitos e deveres de cada indivíduo;
* Promover atendimento de qualidade à comunidade escolar.
5.3.3. Resgatar a História da escola.
Objetivos: Pesquisar a história da escola e produzir um memorial on-line.
5.4. Ações na dimensão financeira
5.4.1. Formar uma rede de apoio
Objetivo: Estabelecer através de projetos uma rede de apoio à escola.
5.4.2. Escola acessível.
Objetivo: Garantir a acessibilidade a todos no ambiente escolar.
“Acredito que é através da Educação que temos a possibilidade de escolhas, de sermos melhores, mais críticos e conscientes de nosso papel na sociedade. Trabalho por uma Educação pública, gratuita e de qualidade. É isso que desejo para meus filhos e para meus alunos (as)”.
Grata pelo vosso apoio!
Professora Rosane Hart
eu lembro de como o José Boiteux ficou antes, durante e depois da professora Rosane apresentar o seus projetos, e eu fico muito feliz de ter participado das eleições do jb e de ter acompanhado de perto a gestão dela, agora eu acabo sabendo do que rola na escola por amigos que a ainda estudam lá, e fico feliz em saber que o jb continua com ótimos profissionais, que estão dando o seu melhor para formar bons alunos e ótimos profissionais, enfim Rosane fica aqui o eu obrigado por ter sido uma das melhores educadoras que eu já tive, e por ser tão excepcional.😊
ResponderExcluir