27 de julho de 2020

Gestão Escolar: Plano de Gestão - EEB José Boiteux 2020-2023

 Plano de Gestão apresentado à comunidade Escolar pela professora Rosane Hart, 

nas Eleições à Gestora da EEB José Boiteux no ano de 2019. 



PLANO DE GESTÃO:

2020-2023

 

EEB JOSÉ BOITEUX:

 

85 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIAS

 

Apresentação do Plano de Gestão Escolar (2020-2023) para a Escola José Boiteux 

pela candidata a gestora Rosane Hart à comunidade escolar.

Florianópolis, outubro de 2019.




ROSANE HART

* 43 anos

* Mora no Bairro Estreito há 18 anos.

* Tem dois filhos.

* Formada em Letras Português/Alemão (UNOESC) em 2001 e Inglês (UNISUL) em 2005.

* Leciona há 19 anos (concursada desde 2002).

* Professora de Português/Inglês na escola José Boiteux desde 30 de agosto de 2004.

* Assessora de Direção de 2007 a 2009.

* Participou da APP e Conselho Deliberativo.

* Mestrado em Literatura (UFSC), 2008.

* Doutorado em Literatura (UFSC) em 2019.

 

2. O papel da Escola de Educação Básica

A “Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global [...]. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades” (BNCC).

 

3. EEB José Boiteux: características

A escola localizada na Rua Marechal Câmara, 182, no Estreito, Florianópolis (SC), fundada em 15/02/1935, com uma área construída de 2.360 m². Atende aproximadamente 500 alunos, do 1º ao 9º ano, no período matutino e vespertino, sob a responsabilidade de cerca de 50 profissionais. O IDEB de 2017 foi de 5,7 para os Anos Iniciais e de 4,4 para os Anos Finais.

 

4. Metas:

* Aprimorar o processo de aprendizagem, visando elevar o IDEB;

* Preservar o patrimônio escolar (físico e cultural), fazendo a manutenção da parte física e equipamentos, modernizando-os e adequando-os às necessidades da comunidade escolar;

* Utilizar/aplicar recursos de acordo com as prioridades apontadas pela comunidade escolar;

* Diminuir a distorção idade/serie; Reduzir a taxa de repetência;

* Efetivar momentos de interação cultural, científica, esportiva e social;

* Garantir a política de inclusão e acessibilidade.

 

5. Ações

5.1. Ações na dimensão pedagógica

5.1.1. Adequação do PPP.

Objetivo: Tornar o PPP um documento acessível e norteador das atividades escolares.

5.1.2. Reorganização curricular.

Objetivo: Reestruturar o currículo escolar de acordo com a BNCC e a Base Curricular do Território Catarinense;

5.1.3. Práticas pedagógicas adequadas

Objetivos:

* Atingir a meta projetada pelo IDEB de 6,3 para o 5º ano e de 5,7 para o 9º ano em 2021;

* Proporcionar que alunos do 3º ano atinjam o Nível III em proficiência de leitura e em matemática em 2021.

* Utilizar a avaliação formativa;

* Recuperar conhecimentos;

* Desenvolver atividade extraclasse;

* Organizar grupos de monitoria/aulas de reforço no contra turno (Matemática e Português);

* Estimular e apoiar práticas pedagógicas inovadoras.

5.1.4. Projetos de leitura (Biblioteca)

Objetivos: Readequar a biblioteca escolar, tornando o ambiente mais agradável a acolhedor aos leitores e promover e incentivar projetos de leitura.

5.1.5. A importância da família

Objetivo: Promover reuniões com pais e/ou responsáveis sobre a importância da sua presença na vida escolar.

5.1.6. Eventos culturais e esportivos

Objetivos: Estimular a integração da comunidade escolar e Socializar os conhecimentos produzidos.

5.1.7. Palestras

Objetivo: Desenvolver atitudes de respeito, resiliência e de empatia nos alunos.

5.1.8. Horta escolar e jardinagem.

Objetivo: Fazer uma horta escolar/jardins em áreas ociosas na escola, envolvendo alunos e voluntários.

 

5.2. Ações na dimensão física

5.2.1. Reformas e infraestrutura.

Objetivos:

* Adaptar banheiros no ginásio;

* Instalação e manutenção de ventiladores/condicionadores de ar e bebedouros;

* Reparos da parte elétrica e hidráulica;

* Reformar e adequar o mobiliário;

* Adequar o pátio para recreação;

* Implantar a rádio escolar nos recreios;

* Ampliar o refeitório;

* Adquirir material para práticas esportivas.

5.2.2. Embelezamento da escola

Objetivos:

* Manter jardineiras e canteiros;

* Disponibilizar lixeiras para separar o lixo;

* Pintar e/ou fazer reparos em paredes, pisos e calçadas e a substituição de carteiras e cadeiras danificadas;

* Cuidar da escola.

 

5.3. Ações na dimensão administrativa

5.3.1. Executar programas existentes

Objetivos:

* Manter o Programa de Saúde na escola;

* Fiscalizar a merenda (terceirizada);

* Interação com Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar (PROERD/Ronda Escolar) de modo a mediar conflitos, APOIA e Sistema Presença (Bolsa-família);

* Reativar o Núcleo de Prevenção às Violências.

5.3.2. Promoção de reuniões setoriais.

Objetivos: Conscientizar sobre as atribuições, de direitos e deveres de cada indivíduo;

* Promover atendimento de qualidade à comunidade escolar.

5.3.3. Resgatar a História da escola.

Objetivos: Pesquisar a história da escola e produzir um memorial on-line.

 

5.4. Ações na dimensão financeira

5.4.1. Formar uma rede de apoio

Objetivo: Estabelecer através de projetos uma rede de apoio à escola.

5.4.2. Escola acessível.

 Objetivo: Garantir a acessibilidade a todos no ambiente escolar.

 

“Acredito que é através da Educação que temos a possibilidade de escolhas, de sermos melhores, mais críticos e conscientes de nosso papel na sociedade. Trabalho por uma Educação pública, gratuita e de qualidade. É isso que desejo para meus filhos e para meus alunos (as)”.

                                 Grata pelo vosso apoio!

                                       Professora Rosane Hart












Um comentário:

  1. eu lembro de como o José Boiteux ficou antes, durante e depois da professora Rosane apresentar o seus projetos, e eu fico muito feliz de ter participado das eleições do jb e de ter acompanhado de perto a gestão dela, agora eu acabo sabendo do que rola na escola por amigos que a ainda estudam lá, e fico feliz em saber que o jb continua com ótimos profissionais, que estão dando o seu melhor para formar bons alunos e ótimos profissionais, enfim Rosane fica aqui o eu obrigado por ter sido uma das melhores educadoras que eu já tive, e por ser tão excepcional.😊

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A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)