17 de outubro de 2014

Literatura do afeto: segredo do leitor-voraz

Literatura do afeto: segredo do leitor-voraz
Rosane Hart (UFSC)
Há muitas teorias para explicar os processos que envolvem a aquisição da leitura e, consequentemente, a formação de leitores. Não apenas leitor-decodificador, mas o leitor eficiente – aquele que ama a leitura/literatura – o leitor-voraz. Como se configura esse sujeito? Durante sete anos, acompanhamos uma turma do 1º ao 7º ano da E.E.B. José Boiteux, escola da rede estadual de ensino, localizada em Florianópolis (SC) em busca de evidências de como poderíamos formar um sujeito-leitor. Não bastava reconhecermos as práticas de leitura adotadas e, consequentemente, as analisar. Seria necessário perceber de que forma a escola realmente
contribuí – e se contribuí – para o aparecimento do sujeito-leitor. A construção das memórias de leitura desses alunos foi reveladora. Como se deu o processo de leitura desses jovens para que hoje tenhamos decifradores, leitores e leitores-vorazes em um grupo que trilhou os mesmos caminhos? Encontramos uma pista, há um pilar que sustenta o aparecimento do leitor-voraz – a literatura do afeto. 

Trabalho apresentado no Seminário de Literatura Infantil e Juvenil realizado nos dias 15, 16 e 17/10/2014 na UFSC em Florianópolis (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário