13 de outubro de 2016

Medida Provisória 746/2016 - a maioria dos professores é contrária por entender os retrocessos, mas a maioria dos políticos são favoráveis.

A aprovação da Medida Provisória 746, publicada em 22 de setembro de 2016 estabelece mudanças drásticas.

A página do Senado Federal apresenta a MP e logo em seguida há um local para que as pessoas votem, favoráveis ou contra.

"MEDIDA PROVISÓRIA nº 746, de 2016

Ementa:
Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências.

Explicação da Ementa:
Promove alterações na estrutura do ensino médio, última etapa da educação básica, por meio da criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Amplia a carga horária mínima anual do ensino médio, progressivamente, para 1.400 horas. Determina que o ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. Restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental, tornando as facultativas no ensino médio. Torna obrigatório o ensino da língua inglesa a partir do sexto ano do ensino fundamental e nos currículos do ensino médio, facultando neste, o oferecimento de outros idiomas, preferencialmente o espanhol. Permite que conteúdos cursados no ensino médio sejam aproveitados no ensino superior. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC e por itinerários formativos específicos definidos em cada sistema de ensino e com ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC."
O resultado da votação é expressivo. Veja na imagem a seguir:

Os votos favoráveis a MP totalizaram 3169 votantes, já os que não aceitaram totalizaram 66733. Proporcionalmente, já é possível prever quais motivos levaram tantas pessoas a votar contrariamente a MP. Basta ler com cautela o documento na íntegra.

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