15 de junho de 2009

PROJETO EDUCANVISA/2009 - Módulo I - Saúde e Educação


MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 1

Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS                                              UF: SANTA CATARINA

Planejamento da aula
Caro(a) Professor(a)
O item abaixo visa apresentar como os conteúdos trabalhados em sala de aula foram planejados.
Indique a série/ano na qual o conteúdo foi desenvolvido.

( X ) Ensino Fundamental      (   ) Ensino Médio

Série/ano: 7ª E 8ª SÉRIES

Descreva o planejamento detalhado do conteúdo “Saúde e Educação” proposto para ser trabalhado em sala aula, mencionando o tempo previsto para a realização de cada atividade.


Sequência Didática

Objetivo: Redefinir o conceito de saúde.
Conteúdo: Saúde e Educação
Tempo estimado: 4 aulas (45 minutos cada aula)

Atividades
1º Passo: Explanação do Projeto Educanvisa aos alunos das turmas 701 e 801.
2º Passo: Em círculo, questionar os alunos sobre o que entendem por saúde. Pedir que escrevam em seu caderno qual o conceito de saúde para eles.
3º Passo: Socializar as respostas dadas por cada aluno, salientando que as respostas dos mesmos partem do “censo comum”. Cada aluno colocará sua resposta em um cartaz.
4º Passo: Os alunos irão à sala de informática para efetivarem sua pesquisa sobre o conceito de saúde.
5º Passo: Sistematizar o conceito que o vocábulo saúde teve ao longo do tempo. Iniciando com a etimologia da palavra até o conceito utilizado pela Organização Mundial da Saúde. (Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária e Escola: parceiros na construção da cidadania/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2008, p. 08-21).

Avaliação
Através de explanação oral, perceber nos alunos a evolução do conceito de saúde (desde o conceito que partiu do censo comum até o com validação científica).



MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 2
Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS                      UF: SANTA CATARINA


Relato das atividades

Caro(a) Professor(a)
Os itens abaixo visam descrever quais as atividades relacionadas ao conteúdo “Saúde e Educação” que realmente foram desenvolvidas em sala de aula. Indique a série/ano na qual o conteúdo foi trabalhado.

( X ) Ensino Fundamental      (   ) Ensino Médio

Série/ano: 7ª E 8ª SÉRIES
Descreva as atividades do conteúdo “Saúde e Educação” que realmente foram trabalhadas em sala de aula e indique em qual ou quais disciplinas do currículo foram envolvidas.

Sequência Didática – Disciplina: Português

Objetivo: Redefinir o conceito de saúde.
Conteúdo: Saúde e Educação
Tempo estimado: 4 aulas (45 minutos cada aula)

Atividades
1º Passo: O Projeto Educanvisa foi apresentado aos alunos das turmas 701 e 801, ressaltando que nossa escola já participa do mesmo há dois anos.
2º Passo: Em círculo, questionei os alunos sobre o que entendiam por saúde. Pedi que escrevessem o conceito em seu caderno.
3º Passo: Socializamos as respostas dadas por cada aluno, salientando que as respostas dos mesmos partiram do “censo comum”. Cada aluno colocou sua resposta em um cartaz.
4º Passo: Os alunos foram à sala de informática e pesquisaram sobre o conceito de saúde.
5º Passo: Sistematizamos o conceito que “saúde” teve ao longo dos tempos. Iniciamos com a etimologia do vocábulo “saúde”... Utilizei o guia da Vigilância Nacional para promover a mudança que o conceito teve ao longo do tempo até chegarmos ao conceito utilizado pela Organização Mundial da Saúde.

(Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária e Escola: parceiros na construção da cidadania/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2008, p. 08-21).



Insira aqui no máximo duas fotos das atividades desenvolvidas.

Alunos escrevendo seus conceitos.


Pesquisa na sala de informática.

Mencione quais os materiais que foram produzidos pelos alunos (por exemplo, redações, charges, cartazes, dentre outros).

Os alunos produziram um cartaz com seus conceitos sobre saúde.


MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 3
Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS                                              UF: SANTA CATARINA

Resultados e impressões
Caro(a) Professor(a)
O item abaixo visa apresentar os resultados observados em sala de aula. Indique a série/ano na qual o conteúdo foi desenvolvido.

( X ) Ensino Fundamental      (   ) Ensino Médio

Série/ano: 7ª E 8ª SÉRIES


Descreva os resultados e suas impressões sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula sobre “Saúde e Educação”. Relatar sobre a avaliação do aprendizado, pontos positivos, dificuldades enfrentadas, mudanças de hábitos observadas pelos alunos, interação com a família e/ou comunidade, dentre outras considerações.


O objetivo era que os alunos percebessem a evolução do conceito de saúde e, paralelo a evolução do conceito, percebessem também diferentes formas de argumentação (a feita a partir do censo comum e a feita a partir de comprovação científica).

Os alunos perceberam que a evolução do conceito estava atrelada a própria modificação na qualidade de vida e nas condições que as pessoas têm trabalho, alimentação, etc. Perceberam ainda que o conceito de saúde é amplo e, se considerássemos o conceito adotado pela OMS grande parte da população não tem condições adequadas de saúde.























Nenhum comentário:

Postar um comentário