MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 1
Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS UF:
SANTA CATARINA
Planejamento
da aula
|
|
Caro(a)
Professor(a)
O
item abaixo visa apresentar como os conteúdos trabalhados em sala de aula foram
planejados.
Indique
a série/ano na qual o conteúdo foi desenvolvido.
(
X ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio
Série/ano:
7ª E 8ª SÉRIES
|
Descreva
o planejamento detalhado do conteúdo “Saúde e Educação” proposto para ser
trabalhado em sala aula, mencionando o tempo previsto para a realização de
cada atividade.
Sequência Didática
Objetivo: Redefinir o conceito de saúde.
Conteúdo: Saúde e Educação
Tempo estimado: 4 aulas (45 minutos cada aula)
Atividades
1º Passo: Explanação do Projeto Educanvisa
aos alunos das turmas 701 e 801.
2º Passo: Em círculo, questionar os alunos
sobre o que entendem por saúde. Pedir que escrevam em seu caderno qual o
conceito de saúde para eles.
3º Passo: Socializar as respostas dadas
por cada aluno, salientando que as respostas dos mesmos partem do “censo
comum”. Cada aluno colocará sua resposta em um cartaz.
4º
Passo: Os alunos
irão à sala de informática para efetivarem sua pesquisa sobre o conceito de
saúde.
5º
Passo: Sistematizar
o conceito que o vocábulo saúde teve ao longo do tempo. Iniciando com a
etimologia da palavra até o conceito utilizado pela Organização Mundial da
Saúde. (Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância
Sanitária e Escola: parceiros na construção da cidadania/ Agência Nacional de
Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2008, p. 08-21).
Avaliação
Através de explanação oral, perceber nos alunos a
evolução do conceito de saúde (desde o conceito que partiu do censo comum
até o com validação científica).
|
|
MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 2
Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS UF: SANTA CATARINA
|
Relato das atividades
|
|
|
Caro(a)
Professor(a)
Os
itens abaixo visam descrever quais as atividades relacionadas ao conteúdo “Saúde
e Educação” que realmente foram desenvolvidas em sala de aula. Indique a
série/ano na qual o conteúdo foi trabalhado.
(
X ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio
Série/ano: 7ª E 8ª SÉRIES
|
Descreva
as atividades do conteúdo “Saúde e Educação” que realmente foram trabalhadas
em sala de aula e indique em qual ou quais disciplinas do currículo foram
envolvidas.
Sequência Didática –
Disciplina: Português
Objetivo: Redefinir o conceito de saúde.
Conteúdo: Saúde e Educação
Tempo estimado: 4 aulas (45 minutos cada aula)
Atividades
1º Passo: O Projeto Educanvisa foi
apresentado aos alunos das turmas 701 e 801, ressaltando que nossa escola
já participa do mesmo há dois anos.
2º Passo: Em círculo, questionei os alunos
sobre o que entendiam por saúde. Pedi que escrevessem o conceito em seu
caderno.
3º Passo: Socializamos as respostas dadas
por cada aluno, salientando que as respostas dos mesmos partiram do “censo
comum”. Cada aluno colocou sua resposta em um cartaz.
4º
Passo: Os alunos foram
à sala de informática e pesquisaram sobre o conceito de saúde.
5º
Passo:
Sistematizamos o conceito que “saúde” teve ao longo dos tempos. Iniciamos
com a etimologia do vocábulo “saúde”... Utilizei o guia da Vigilância
Nacional para promover a mudança que o conceito teve ao longo do tempo até
chegarmos ao conceito utilizado pela Organização Mundial da Saúde.
(Fonte: Brasil. Agência Nacional
de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária e Escola: parceiros na
construção da cidadania/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. –
Brasília: Anvisa, 2008, p. 08-21).
|
|
Insira
aqui no máximo duas fotos das atividades desenvolvidas.
Alunos escrevendo seus
conceitos.
Pesquisa na sala de
informática.
|
|
Mencione
quais os materiais que foram produzidos pelos alunos (por exemplo, redações,
charges, cartazes, dentre outros).
Os alunos produziram um
cartaz com seus conceitos sobre saúde.
|
|
MÓDULO I – Saúde e Educação
Atividade 3
Nome do Professor: ROSANE HART
Escola: EEB JOSÉ BOITEUX
Cidade: FLORIANÓPOLIS UF:
SANTA CATARINA
Resultados e impressões
|
|
Caro(a)
Professor(a)
O
item abaixo visa apresentar os resultados observados em sala de aula. Indique
a série/ano na qual o conteúdo foi desenvolvido.
(
X ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio
Série/ano:
7ª E 8ª SÉRIES
|
|
Descreva
os resultados e suas impressões sobre as atividades desenvolvidas em sala de
aula sobre “Saúde e Educação”. Relatar sobre a avaliação do aprendizado,
pontos positivos, dificuldades enfrentadas, mudanças de hábitos observadas
pelos alunos, interação com a família e/ou comunidade, dentre outras
considerações.
O objetivo era que os alunos percebessem a evolução
do conceito de saúde e, paralelo a evolução do conceito, percebessem também
diferentes formas de argumentação (a feita a partir do censo comum e a
feita a partir de comprovação científica).
Os alunos perceberam que a evolução do conceito
estava atrelada a própria modificação na qualidade de vida e nas condições
que as pessoas têm trabalho, alimentação, etc. Perceberam ainda que o
conceito de saúde é amplo e, se considerássemos o conceito adotado pela OMS
grande parte da população não tem condições adequadas de saúde.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário