10 de agosto de 2016

Plano de Curso da disciplina "Literatura e Ensino" (2016/2), UFSC

Plano de Ensino da disciplina na qual farei o Estágio de Docência.


UFSC – Curso de Graduação em Letras/Português

PGL 7500 Literatura Brasileira – Literatura e Ensino
2016.2
Profa. Tânia Regina Oliveira Ramos
Doutoranda Rosane Hart
Estágio de Docência


A Literatura Ensinada

... será que a literatura  pode ser para nós algo que não seja uma lembrança de infância? Quero dizer: o que é que continua, o que persiste, o que é que fala da literatura depois do colégio?
                                                                               Roland Barthes.
                                                          
Nossa disciplina objetivará uma reflexão sobre a leitura e o ensino da Literatura a partir da idéia de que a literatura, por maior que seja a sua força de transgressão, transita sempre por corredores institucionais.  Com que “Literatura”, este lugar de onde falamos, nossos projetos, nossa aprendizagem, nossas leituras, enquanto estudantes de Letras, futuras professoras e professores, dialogam?  A literatura ensinada deve ser aprendida e apreendida por nós (os contemporâneos) em (e de) um esforço individual de leituras em (e de) um espaço mais crítico, mais criativo e não tão menos institucional. É deste esforço e deste espaço que poderão resultar novas práticas conscientes e criativas. A literatura e a leitura permanecerão, assim, mais do que uma disciplina. Uma prática prazerosa ou, como nos diria Roland Barthes, tudo aquilo que vai permanecer depois do colégio.



Primeiras leituras (08 aulas)


Memórias.
Infância, de Graciliano Ramos.

 

Sempre durante a disciplina (40 aulas)

  1. Literatura e ensino
  2. A literatura em sina
  3. As institucionalizações da literatura
  4. Relação literatura e ensino
  5. A liter atura na sala de aula (o poema, a narrativa, a Internet)
  6. Os livros didáticos - fragmentos e retalhos de (in)formação literária
  7. A literatura infantojuvenil
  8. Ilustração: palavras e imagens
  9. As adaptações de textos clássicos
  10. A literatura no ensino médio ou A literatura e a literatura para vestibular e para o ENEM
  11. O texto literário na escola: apontando caminhos

Embutidos nestas questões procuraremos sempre discutir/refletir:
(08 aulas)
O lugar dos cânones: a literatura (ainda) enquanto disciplina
A literatura e outras linguagens
A literatura sob medida: as listas, as antologias, as indicações, o mercado, as preferências, as escolhas, as leis, as exigências...
Lembranças da escola.
Pensando uma (futura) prática.
O que fazer?  Questões e leituras contemporâneas

A previsão do número de aulas está sujeita a alterações, dentro da margem prevista e do calendário oficial do Curso de Letras.

                                                          Deveres de casa
Leituras, Diálogos, Novas leituras, Textos criativos, Resenhas, Ensaio final

               

Nossa disciplina e parte da bibliografia também estarão no Moodle.


              
Estantes, bibliotecas, livrarias, cabeceiras, cópias, empréstimos...

ABREU, Márcia (Org.) Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2001
 ANDRADE, Claudete Amália Segalin de. Dez livros e uma vaga:  a leitura de literatura no vestibular.  Tese de doutorado. PUC/RS, 2001
 ANTELO, Raúl et alii. Declínio da Arte. Ascensão da Cultura. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1998
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da família.   Tradução de Dora Flaksman. RJ: Guanabara, 1986
AVERBUCK, Ligia (Org.). Literatura em Tempo de Cultura de Massa. SP: Nobel, 1984
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. SP: Martins Fontes, 1997
BARARTIN Marc e JACOB Christian.  O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente.  Tradução de Marcela Mortara. RJ: Editora da UFRJ, 2001
BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura. A Formação do Leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988
BARBOSA, João Alexandre. “Leituras: o intervalo da literatura”. . In Linha D´Água. Ensino de Língua e Literatura em Debate. USP: Revista da APLL no 5, julho de 1988, p. 22-32
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. Tradução de Mário Laranjeira. SP: Brasiliense, 1988
________________. O prazer do texto. SP: Perspectiva, 1993
BELLEI, Sérgio. O Cristal em Chamas: uma introdução à leitura do texto literário. Florianópolis: EDUFSC, 1986
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação.  SP: Summus, 1984

_________________. “ Livros infantis antigos e esquecidos”. In Magia e Técnica. Arte e Política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. SP: Brasiliense, 1985
BLOOM, Harold. O Cânone ocidental. Os Livros e a Escola do Tempo. Tradução de Marcos Santarrita. RJ: Objetiva, 1994
______________. Como e por que ler. Tradução de José Roberto O’Shea. RJ: Objetiva, 2000
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. SP: Cultrix, 1976
____________. Céu, inferno. Ensaios de Crítica Literária e ideologia. SP: Ática, 1988
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Tradução Sérgio Micelli et alii. SP: Perspectiva, 1999
________________. “Leitura, leitores, letrados, literatura”. In  Coisas Ditas. SP: Brasiliense,  1990, p. 134-146
_________________. “ O campo intelectual: um mundo à parte”. In BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. Tradução de Cássia Silveira e Denise Pegorim.  SP: Brasiliense, 1990, p. 169-180
_________________. “O mercados dos bens simbólicos”.  In As Regras da Arte. SP: Companhia das Letras, 1996, p. 162-169
BUTTOR, Michel. Repertório. Tradução Leyla Perrone Moyses. SP: Perspectiva, 1974
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Tradução de Nilson Moulin. SP: Companhia das Letras, 1993
CANDIDO, Antonio. A Educação pela noite & outros ensaios. SP: Editora Ática, 1987
_________________. “O Direito à Literatura”. In: Vários escritos. SP: Duas Cidades, 1982.
COMPAGNON,  Antoine. Os Cinco Paradoxos da Modernidade. Tradução Cleonice Mourão et alii. MG: Editora da UFMG, 1996
CUNHA, Maria Teresa Santos et alii. Refúgios do eu. Educação. História, escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000
DE MAN, Paul. A resistência à teoria. Tradução Tereza Louro Pérez. RJ; Edições 70, 1989
EAGLETON,  Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra.  SP: Martins Fontes, s/d
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução Hildegard Feist. SP: Companhia das Letras, 1994
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução Salma Muchail. SP: Martins Fontes, 1982
_________________. O que é um autor? Lisboa: Veja, Passagens, 1992
FREADMAN Richard e MILLER Seumas. Re-pensando a Teoria. Uma crítica da Teoria Literária Contemporânea. Tradução de Aguinaldo Gonçalves e Álvaro Hattnher. SP: UNESP, 1994
GARBUGLIO, José Carlos et alii. “ O ensino de Literatura Brasileira”. In  Seminários de literatura Brasileira. Ensaios. RJ: Fundação Nestlé de Cultura. UFRJ: 1990, p. 139-165
GATTO, Sonia M. Galvão. “Do texto ao hipertexto: a literatura na era eletrônico-digital”.  In Educação e Linguagem. Revista da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo, 2000, p. 179-193
JOBIM, José Luís. Poética do Fundamento. Niterói: EDUFF, 1992
_______________.). Palavras da Crítica. RJ: Imago, 1982
_______________(Org. ). Literatura e identidades. RJ: Editora da UERJ, 1999

LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola. RJ e Porto Alegre: Editora Globo, 1982
______________ e ZILBERMAN, Regina. Do mundo da leitura à leitura do mundo. SP: Ática, 1994
______________.  A formação da leitura no Brasil. SP: Ática, 1996
______________ . “Leitura, esta dama de tantas faces”. In  JOBIM, José Luís (Org. ). Literatura e identidades. RJ: Editora da UERJ, 1999, p. 179-190
LOBO, Luiza (Org.). Fronteiras da literatura. Volumes I e II. RJ: Relume Dumará, 1999
MARTINS, Maria Helena (org.). Outras Leituras. SP: Editora SENAC / Itaú Cultural, 2000
__________________________. Rumos da Crítica. SP: Editora SENAC / Itaú Cultural, 2000
MOSER, Walter. “ Estudos literários, estudos culturais” . In Literatura e Sociedade. São Paulo: USP/ FFLCH/ DTLLC, 1996, p. 62-82
OLINTO, Heidrun Krieger. “ Letras na página/palavras no mundo. Novos acentos sobre estudo da literatura”. In palavra n. 1. RJ: PUC.RJ. Departamento de Letras, 1993
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução Sebastião Uchoa Leite. SP: Perspectiva, 1990
PEDROSA, Célia et alii.  Poesia hoje. RJ: EDUFF, 1998
PERRONE-Moisés, Leyla. “ História Literária e Julgamento de Valor”. In Anais do 2o Congresso da ABRALIC, Belo Horizonte, 1990,  p. 141-150
_____________________. Altas Literaturas. SP: Companhia das Letras, 1998
_____________________. Inútil Poesia. SP: Companhia das Letras, 2000
RAMOS, Tânia Regina Oliveira Ramos. “Literatura Brasileira Contemporânea. Verdades no Plural”. In Anais do II° Congresso de Língua e Literatura, UNOESC, novembro de 1998, p. 31-40
____________________ .
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa. RJ: Paz e Terra, 1982
_________________. “ Poder e alegria. A Literatura Brasileira pós-64. Reflexões”. In  Nas Malhas da Letra. Ensaios. SP: Companhia das Letras, 1989, p. 11-23
_________________ . O Cosmopolitismo do Pobre. BH: Editora da UFMG, 2004.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Para uma teoria da interpretação.  RJ: Forense Universitária, 1989
SCHWARZ, Roberto. “19 princípios de crítica literária”. In O pai de família e outros ensaios. RJ: Paz e Terra, 1978
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986
________________________. “ Como se ensina o aluno a ler”. In Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986, p. 103-110
SOUZA, Eneida Maria. Crítica Cult. BH: Editora da UFMG, 2002.
STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da Literatura Brasileira. Tradução Pérola de carvalho e Alice Kyoko. RJ: Editora Nova Aguilar, 1997
ZILBERMAN, Regina.   A leitura e o ensino da literatura. SP: Contexto, 1988
__________________. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor.  Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986
__________________. A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990


                                                                                                                             
-                             

taniareginaoliveiraramos@gmail.com

Fone: 3223-2193 / 9982-8255
UFSC: Sala 229 (2o andar – CCE B)  
nuLIME 507

UFSC 37216589 (nuLIME)/37219293 (Departamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver diversos aspectos pessoais e sociais. Modelo de Kelly Braga (Canvas)