29 de abril de 2010

Primeiras crônicas - Olimpíada de Língua Portuguesa - 801 e 802

Crônica : O brincar de ontem e o brincar nos tempos atuais

      Há alguns anos atrás, quero dizer há 8 anos, as crianças com quem eu brincava gostavam de brincar de barbie, loucinha, corda, carrinhos, bolinha de gude entre outras.
      Mas infelizmente este tipo de brincar está perdendo seu espaço dando lugar as maquinas como computadores, celulares, MP3 que por sua vez já chegou ao MP15, jogos eletrônicos enfim a tecnologia avança e invade ao mesmo tempo as casas inventando um novo brincar : um brincar solitário, virtual, violento e sem emoção.
    Quando falo de emoção lembro de quando brincava na rua de esconde-esconde, pega - pega e ré de alturinha entre outras brincadeiras que faziam as crianças brincar com muita diversão e ficarem mais saudáveis, na minha opnião.
Tempos que me fazem lembrar com um sorriso no rosto, dos micos, deslizes e conflitos bobos que só faziam primos e amigos rirem de tudo isso.
          Devo a minha infância, a esses bons momentos e à algumas amizades que carrego até hoje.
                                                                                                     (Paula Honorato dos Passos)  turma 801 


A gente nunca se esquece.

Na minha infância eu gostava de ler o livro da cinderela e sempre assistia teletubes e bananas de pijamas, me lembro que uma vez ganhei do meu pai uma fita VHF os bananas de pijamas e sempre antes de dormir assistia. Uma vez a minha mãe chegou em casa com um urso dos bananas de pijamas, o B1, sempre brincava com ele. Tenho ate hoje o banana de pijama, deixo o B1 na minha prateleira, sempre olho pra ele e me lembro da minha infância.
                        (Eduarda Anita Faistel) Turma 801




Infância..


   Eu estava indo para o meu barraco quando eu vi uma luta do Pokemon e o Bem 10, foi uma luta incrível eu nuca vi nada parecido antes eu fiquei admirado, foi quando olhei para os dois lados e não via nada, foi quando eu olho para o céu e vejo o Goku  com sua nuvem voadora, pedir logo para ele para mim dar uma banda na nuvem dele eu sentir uma grande emoção , Goku me levou para a casa da pucca, foi a onde rolou um clima entre nos,
   Eu resolvi dar uma banda com o puf f e com o teletubbes , foi um grande bonde , depois nos fomos para a casa dos digimon de pois chegaram todos da caverna do dragão e foi uma longa festa
                                               SALVE, SALVE GOKU.

(AUTOR ????)






TURMA 802



Infância


            Eu, um dia,chegando em um bar, olhei mais adiante à esquina e vejo um senhor, com muita dificuldade para andar, e resolvo ir ajudá-lo. Eu perguntei a ele aonde ele estava indo, ele me olhou com um olhar serio e disse “para o bar da esquina”, eu muito curioso fui e perguntei  o que tanto ele fazia no bar. Ele respondeu:
            -Eu vou no bar para jogar poker, beber, fumar, jogar sinuca e, principalmente, ler os livros infantis  do meu tempo. Eu parei e comecei a pensar, bom jogos, cigarros até têm em um bar,  agora, livros infantis? Eu me peguei muito assustado e perguntei a ele “Mas como têm livros, e ainda por cima infantis”. Ele me disse que ali era a antiga biblioteca e me respondeu que não, e assim nós ficamos batendo papo sobre a biblioteca, no final da história eu pensei “Puxa que legal...uma biblioteca num bar, é muita criatividade”.

(Filipe Gabriel Mariano)
________________________________________________
                                             Desenhos e desenhos



       Os desenhos de  antigamente eram legais, só que não tinham tanta ação como os desenhos de hoje, os desenhos de hoje são desenhos que têm muita ação e as crianças assistem aos desenhos e acham  que pode fazer também eles andam por ai pulando, tentando atravessar as paredes, pulando as janelas dos apartamentos para voar  e os país não sabem  por que  as  fezes os país  não estão vendo televisão com seus filhos  e ai seus filhos cometem esses erros por que eles não sabem o perigo que é, eles não sabem que é ficção, mas alguns país assistam com seus filhos e já diz que é ficção e eles  entendam que não e verdade aquilo, e os país que assistam com seus filhos eles  não pensam em deixar a televisão  de babá   e alguns pensam e não é bom e acabam se machucando. 
(Guilherme Farias)

____________________________________________________________
Diferenças de Interpretação

            Quando nós somos menores, podemos e deixamos os desenhos nos induzir no que é certo e o que é errado. Eles nos induzem a sempre achar que os personagem principal é o “mocinho”. Hoje em dia eu penso bem diferente vem tudo que os personagens realmente são.
            Existem vários exemplos desses personagens citados anteriormente, alguns exemplos, poderiam ser o “Pica-pau”, a personagem Olívia do “Marinheiro Popeye”, o personagem Jerry no “Tom e Jerry”, etc.
            Mas nem todos os personagens são assim, felizmente a maioria é realmente o que apresenta. Vejamos alguns exemplos de personagens que podem nos induzir:
            o desenho “Tom e Jerry”, todos torcem para o rato Jerry, mas quem realmente é o “mocinho” é o gato Tom, ele apenas faz sua obrigação, casando o rato que incomoda a  sua dona.
            No desenho “Pica-pau” o Pica-pau infringi a lei, e na maioria das vezes se dá bem.

            Gustavo Rothstein Barbosa


_____________________________________________________



EU POSSO VIRAR O HOMEM ARANHA

      
         Voltando para casa me esbarei com o vingador não sabia o que fazer ai então q eu pensei em ligar prós power rangers,eles chegaram muito rápido,a batalha estava acontecendo não sabia o que fazer ai então que eu pensei em virar o homem aranha ai eu entrei na batalha fui muito massa eu lutando e apanhando claro que  só estava imaginando isso é claro NE a luta realmente acaba e eu o homem aranha vence todos.
       A minha historia e para mostras o pensamento de uma criança  e de outras. tem muitos desenhos hoje em dia que mostra só batalhas guerras e etc..as crianças adoram  eu acho que podia ser diferente por que  não uma batalha de amor ou etc..as crianças assistem essa guerras e batalhas tem crianças que nos dias de hoje já tao assim  brincando de arminha e porrada e etc..eu acho q nos dias de hoje tem mais  guerras batalhas e etc..
(Gustavo Farias)

______________________________________________________
O Verdadeiro lado do desenho.

       Indo para casa vi Goku jogando Beyblade com seu amigo bem 10, na verdade, não eram bem Goku e Ben10, mas sim dois garotos com fantasias baratas  dos seus heróis favoritos e Beyblades de um desenho famoso no Japão. Crianças dessa idade costumam ver o lado positivo do desenho e não o lado negativo. Isto é , nos desenhos de hoje os “heróis” usam armas e batem nas pessoas , as crianças acham isso maravilhoso tanto que depois saem fazendo as mesmas coisas de seus heróis ,em fim , eu quando pequeno também não conseguia fugir da tentação dos desenhos , mais não eram como os de hoje eram desenhos que incentivavam os jovens a fazer coisas como não jogar lixo em ruas e etc. Claro, também tinham aqueles que o Super-heŕoi batia na pessoa que tentava ou fazer o mal ou roubar a mulher do outro , um exemplo disso é o Popeye que usava espinafre para ter energia para acabar com brutos o seu rival. Então vejo que os desenhos de hoje não são os melhores desenhos para seu filho ou filha assistir pois eles podem cometer alguns delitos depois de vê-los.
( Jean Carlo Vargas Cabral, 8a Série )
__________________________________________


Teletubbies   


            Eu sentada em uma cadeira do governo imaginando, Teletubbies  como alguêm pode  criar um personagem como eles, tão fofinho, bonitinhos, meiguinhos.
            Eu, quando criança, adorava ver os Teletubbies, eles pulando do buraco no chão e se apresentando. Nossa!! Pra mim aquilo era tudo.O cata-vento então nem se fala

                                                                                                          (Leticia Gabriela Winkert)
            


_______________________________________________
Limite de idade
 
            Limite de idade é internacionalmente usado, acho completamente correto, mesmo que as pessoas não a cumprem, porque previne de as crianças crescerem e virarem criminosos. Por exemplo, quando as crianças veem um desenho, filme ou um seriado que não é para a idade delas, aquilo entra na cabeça da criança e faz ela pensar que fazer aquilo é correto, porque elas não tem uma noção do que realmente é, então ela acha que consegue atravessar uma parede, acha que consegue voar, que consegue levar tiros e não morrer, etc.
            Certo dia, eu estava navegando na internet, e comecei a ler uma história de um menino, que morava na china,  viu o filme “Transformers” e depois que ele viu o filme, ele começou a roubar gasolina da moto do pai dele e a tomar, pensando que ia virar um robô gigante como no filme. E todo dia de tarde, por um ano e meio, quando o pai dele saía, ele pegava gasolina da moto e tomava. Consequentemente, ele ficou com sérios problemas mentais, devido a gasolina ingerida no corpo, e teve que ficar internado num hospital, para tentar se recuperar daquele problema.
            Concluindo, isso faz com que as crianças fazem coisas inimagináveis. E não precisa necessariamente não deixar eles assistirem TV, mas pelo menos não deixar assistir programas inadequados para a idade deles.

(Marcel Fernandes, 802)
_________________________________________________________________________________________



Passados e modernos


            Teletubbies, Bananas de pijamas, Cocoricó, Caiu, Pooh, Dough... desenhos de quando eu tinha 7 ou 8 anos. jorge, Teen galaxy, 3 espiãs de mais, Bob Esponja, Dragon Ball z ...desenhos modernos que passam na TV hoje em dia, muito melhores do que os de antigamente. melhores porque tem mais sentido, lógica, sentimentos, e alguns ainda mostram valores como amizade, simplicidade e respeito pelo próximo...enfim são sérios ao mesmo tempo que  divertidos. Fora que a alguns anos atrás os desenhos não tinham luta nenhuma e particularmente, sem luta, eu fico com o Dragon Ball z, e dispenso os Telettubies.         


(Scheron Antunes)






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário